Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Figuras de linguagem: o que é metonímia?

por Isabela Giordan em 15/09/20

Você sabe o que são figuras de linguagem? Esse recurso da Língua Portuguesa é utilizado quando é preciso dar destaque para determinadas ideias e opiniões que ultrapassem o sentido literal. 

No total, existem mais de 50 figuras de linguagem que são utilizadas no dia a dia. Você conhece qual é a diferença entre cada uma delas? Para te ajudar, a Revista Quero vai explicar cada uma delas! E, agora que você já sabe qual é a diferença entre eufemismo e metáfora, veja o que é e como usar corretamente a metonímia

figuras de linguagem metonímia

O que é metonímia?

A metonímia é uma figura de linguagem em que há a substituição de um termo pelo outro, desde que haja uma relação de sentido entre elas. Veja o exemplo abaixo:

Michele estava com tanta sede que bebeu uma garrafa de refrigerante. 

Na situação, Michele bebeu o refrigerante da garrafa, visto que, considerando sentido literal, não é possível beber uma garrafa. Então, há a troca de "refrigerante" por "garrafa de refrigerante".

Além de estar presente do texto e na fala, esse recurso também é utilizado na linguagem visual, quando há a troca de placas e sinalizações.

O que é sinédoque

"Um tipo especial de metonímia chamada sinédoque, na qual a palavra que indica o ser como um todo é substituída por outra que indica somente parte dele", explica o Manual do Enem*.

Nessa aplicação da metonímia, o recurso não é utilizado em que há apenas uma substituição do termo, mas também quando há a relação de extensão. Por exemplo:

O Brasil ganhou pela quinta vez a Copa do Mundo de Futebol

Nesse caso, o Brasil representa o time brasileiro de futebol, sendo uma extensão daquilo que simboliza. 

Usos da metonímia

Além da sinédoque, há diversos usos da metonímia. Confira os principais:

  • Pessoa pela coisar/autor pela obra: "Você já viu o último Tarantino?" ('Tarantino' por filme do diretor Quentin Tarantino) 
  • Marca pelo produto: "Acabou o meu estoque de cotonete. Preciso comprar mais!" ('Cotonete' por hastes flexíveis de algodão)
  • Singular pelo plural: "O britânico sempre chega na hora. Nunca atrasa." ('Britânico' por pessoas que nasceram no Reino Unido)
  • Matéria-prima pelo objeto: "Para passar uma boa impressão no jantar, Pedro pegou os cristais que estavam há anos sem uso." ('Cristais' por copos de cristal)
  • Gênero pela espécie: "Não há motivo para rechaçá-lo dessa forma, ele é apenas um reles mortal." ('Mortal' por ser humano)
  • Continente (recipiente) pelo conteúdo: "Ela estava com tanta fome que comeu o prato todo num piscar de olhos." ('Prato' em vez de comida que estava no prato)
  • Concreto pelo abstrato: "Eu tenho certeza que você consegue sair dessa situação. É só usar a cabeça." ('Cabeça' por inteligência)
  • Causa pelo efeito: "Eu mobiliei essa casa inteira com o meu suor." ('Suor' por trabalho)
  • Objeto pelo lugar de origem: "Você está com fome? Conhece um árabe aqui perto que é uma delícia." ('Árabe' por restaurante de culinária árabe)
  • Símbolo pela coisa simbolizada: "Se você estiver certo, a balança penderá para o seu lado." ('Balança' por justiça)

Qual é a diferença entre metonímia e metáfora?

Um erro muito comum é confudir a metonímia com a metáfora. A primeira é utilizada como uma substituição de termos que possuem relação entre si, já a segunda é utilizada para fazer a comparação entre dois ou mais elementos sem utilizar termos que indiquem que uma comparação está sendo feita, deixando de forma implícita. Veja os exemplos abaixo:

Metáfora: Luana é uma criança tão educada. Um doce de menina. (Aqui, a criança é tão agradável que é comparada a um doce)
Metonímia: Após anos de trabalho, Silvana tinha um teto para chamar de seu. (Nesse caso, o teto é um representação de uma casa)

*Manual do Enem

Se você precisa de ajuda nos estudos, o Manual do Enem é uma ótima alternativa. Essa  plataforma de estudos oferece gratuitamente todos os conteúdos que podem ser cobrados no Enem. Acompanhados por vídeos, imagens, os textos também possuem exercícios para testar os seus conhecimentos. 

Saiba mais: Como se escreve? Veja as dúvidas de português mais comuns

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54