Os tipos de metonímia
Há diversos tipos de metonímia na língua portuguesa. A mais conhecida é “parte pelo todo”, na qual a parte que é dita na frase representa a figura/objeto como um todo. Entenda abaixo quando ocorre a metonímia e suas diversas possibilidades de uso a partir de exemplos.
Quando ocorre a metonímia?
A metonímia é uma figura de linguagem e ocorre sempre que a frase ou expressão indica que uma parte de algo está sendo usada como referência a ela de forma completa. Essa substituição de termos tem várias formas de acontecer, quando se troca o autor pela obra, a marca pelo produto, singular pelo plural, dentre outros. Conheça todos os tipos de metonímia abaixo:
Como usar a metonímia?
Além da sinédoque, já explicada anteriormente, há diversos usos da metonímia. Confira os principais com exemplos:
- Parte pelo todo: “Na sua fazenda havia inúmeras cabeças de gado.” (‘Gado’ por bois inteiros)
- Pessoa pela coisa/autor pela obra: “Você já viu o último Tarantino?” (‘Tarantino’ por filme do diretor Quentin Tarantino)
- Marca pelo produto: “Acabou o meu estoque de cotonete. Preciso comprar mais!” (‘Cotonete’ por hastes flexíveis de algodão)
- Singular pelo plural: “O britânico sempre chega na hora. Nunca atrasa.” (‘Britânico’ por pessoas que nasceram no Reino Unido)
- Matéria-prima pelo objeto: “Para passar uma boa impressão no jantar, Pedro pegou os cristais que estavam há anos sem uso.” (‘Cristais’ por copos de cristal)
- Gênero pela espécie: “Não há motivo para rechaçá-lo dessa forma, ele é apenas um reles mortal.” (‘Mortal’ por ser humano)
- Continente (recipiente) pelo conteúdo: “Ela estava com tanta fome que comeu o prato todo num piscar de olhos.” (‘Prato’ em vez de comida que estava no prato)
- Concreto pelo abstrato: “Eu tenho certeza que você consegue sair dessa situação. É só usar a cabeça.” (‘Cabeça’ por inteligência)
- Causa pelo efeito: “Eu mobiliei essa casa inteira com o meu suor.” (‘Suor’ por trabalho)
- Objeto pelo lugar de origem: “Você está com fome? Conheço um árabe aqui perto que é uma delícia.” (‘Árabe’ por restaurante de culinária árabe)
- Símbolo pela coisa simbolizada: “Se você estiver certo, a balança penderá para o seu lado.” (‘Balança’ por justiça)
Confira: Haja ou aja: como se escreve?
+ Confira 10 dicas de como escrever uma redação nota mil no Enem
Como diferenciar metáfora e metonímia?
Um erro muito comum de algumas pessoas é confundir a metonímia com a metáfora. A primeira é utilizada como uma substituição de termos que possuem relação entre si, já a segunda é utilizada para fazer a comparação entre dois ou mais elementos sem utilizar termos que indiquem que uma comparação está sendo feita, deixando de forma implícita. Veja os exemplos abaixo:
Metáfora: Luana é uma criança tão educada. Um doce de menina. (Aqui, a criança é tão agradável que é comparada a um doce)
Metonímia: Após anos de trabalho, Silvana tinha um teto para chamar de seu. (Nesse caso, o teto é um representação de uma casa)
*Manual do Enem
Se você precisa de ajuda nos estudos, o Manual do Enem é uma ótima alternativa. Essa plataforma de estudos oferece gratuitamente todos os conteúdos que podem ser cobrados no Enem. Acompanhados por vídeos, imagens, os textos também possuem exercícios para testar os seus conhecimentos.
Veja alguns dos conteúdos: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História Geral, História do Brasil, Inglês, Literatura, Matemática, Português, Química, Redação e Sociologia.
Saiba mais: Pessa ou peça: como se escreve
+ Saiba como escrever uma carta para o vestibular
+ Como se escreve? Veja as dúvidas de português mais comuns