logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

As vezes ou às vezes: como se escreve?

A língua portuguesa tem muitos detalhes. E, diversas vezes, um acento ou um ponto muda totalmente o sentido da frase. Veja nos exemplos abaixo a diferença que os sinais podem fazer.

  • Contem (verbo “contar”) x Contém (verbo “conter”);

  • Pôr (verbo) x Por (preposição);

  • Maio (mês) x Maiô (roupa).

Outros termos que geram dúvidas sobre como se escrevem são “as vezes” e “às vezes”. Isso porque a colocação da crase altera o significado da sentença. Confira a seguir quando usar cada uma das opções.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

as vezes ou às vezes

Leia mais:
Tossindo ou tussindo: como se escreve?
Haja ou aja: como se escreve?

Quando usar as vezes ou às vezes?

Como foi dito anteriormente, ambos os modos de escrita estão corretos. Porém, cada um deve ser empregado num determinado contexto, pois uma pequena mudança na grafia tem um grande impacto no sentido da frase. Entenda melhor as diferenças entre o “às vezes” e o “as vezes”.

Às vezes

Às vezes, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo. O significado do termo é similar a “de vez em quando”, “ocasionalmente” ou “por vezes”. Veja exemplos:

  • Eu gosto muito de viajar, mas, às vezes, é muito cansativo.

  • Às vezes fico muito ansiosa para as provas.

As vezes

Sem a crase, “as vezes” é a junção do artigo definido no plural 'as' com o substantivo feminino no plural 'vezes'. Desse modo, o termo é sinônimo de “os momentos” ou "as situações". Confira exemplos:

  • Todas as vezes que vou ao cinema me divirto.

  • Quais foram as vezes em que eu deveria ter estudado mais?


Tire outras dúvidas sobre como se escreve

Ter bons resultados nas redações dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) depende da escrita de acordo com a norma padrão. Para evitar erros gramaticais, vale a pena tirar dúvidas de como se escreve cada palavra. 

Na Revista Quero, há uma série de textos somente para desvendar qual termo deve ser usado em cada momento. Confira algumas questões que já foram respondidas:

Conheça o Manual do Enem

O Manual do Enem é uma uma plataforma de estudos com conteúdos de preparação para o Enem. Nela, há textos explicativos, indicações de vídeo-aulas no Youtube, além de exercícios com resolução completa. 

Todo esse conteúdo pode ser acessado gratuitamente. Clique no botão abaixo e comece a estudar agora!

Manual do Enem

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54