
Qual é a diferença entre o Pé-de-Meia e o Pé-de-Meia Licenciaturas?
João Marcondes | 02/04/25Apesar do nome semelhante, Pé-de-Meia e Pé-de-Meia Licenciaturas têm um público-alvo específico e regras distintas para concessão do benefício.
Você já passou por uma situação em que teve dúvidas sobre qual palavra usar: onde ou aonde? Fique tranquilo, porque isso é mais comum do que parece! Apesar de serem palavras muito parecidas, elas se encaixam em contextos distintos.
As palavras onde e aonde pertencem à classe de palavras dos advérbios, e servem para indicar as circunstâncias de uma ação. Ambas fazem parte da língua portuguesa e são utilizadas para referir-se a um lugar. Nesta matéria vamos explicar qual a diferença entre esses dois termos e como usar corretamente cada um. Confira abaixo!
Leia mais: As vezes ou às vezes: como se escreve?
+ Tossindo ou tussindo: como se escreve?
“Aonde” ou “Onde”: qual a diferença?
O uso correto dessas duas palavras vai depender do contexto da frase. “Aonde” indica destino e movimento, significando a que lugar a pessoa vai ou foi, por exemplo. Já “Onde” indica um local fixo, significando em que lugar. Veja a seguir quando utilizar cada um dos advérbios abaixo.
Confira também: Haja ou aja: como se escreve?
+ Pessa ou peça: como se escreve
Na língua portuguesa, a adição da preposição a à palavra onde, faz com o termo indique sempre a noção de movimento ou destino, de acordo com as regras de regência do verbo. Assim, “Aonde” pode ser substituído pela expressão “a que lugar”, “ao qual” ou “à qual”.
Ex: Aonde você vai?
Irei aonde você for.
Ex: O local aonde eu fui é muito longe daqui.
Ex: Você está levando isso aonde?
Além de ser um pronome relativo, o termo “Onde” também é um advérbio de lugar e faz referência a um lugar fixo, estático, isto é, sem movimento. Assim, “Onde” pode ser substituído pelas expressões na qual, no qual ou em que.
Ex: Onde você mora?
Ex: A escola é um espaço onde os alunos vão para aprender.
Ex: Onde você comprou esse tênis?
Ex: Você sabe onde está meu boné?
O certo é para onde ou para aonde?
Nesse caso, utiliza-se sempre para onde. Isso porque para é uma preposição, assim como o a de aonde e, portanto, deve-se optar por apenas uma.
Veja também: Entubar ou intubar: como se escreve?
+ Confira 10 dicas de como escrever uma redação nota mil no Enem
Agora que você já aprendeu qual palavra usar corretamente em cada contexto, vamos testar seus conhecimentos e já aproveitar pra treinar pro vestibular? Separamos alguns exercícios sobre o uso de “Onde” e “Aonde” abaixo para te ajudar nos estudos. Boa sorte!
1) Marque abaixo quais opções são as corretas:
Confira o gabarito das questões abaixo!
Não sei (onde/aonde/donde) você foi parar.
Fique sabendo hoje (onde/aonde/donde) irei fazer a prova.
Diga-me (onde/aonde/donde) você quer nos levar.
Você sabe muito bem (onde/aonde/donde) irei.
Veja também:
Sessão, seção, secção ou cessão: como se escreve?
+ Esse, essa, este e esta: como se escreve?
+ Tem ou têm: como se escreve?
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.