O que são homônimos na língua portuguesa?
Os homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia ou escrita, porém, carregam significados diferentes. Em meio a tantas regras e exceções do português, eles surgem como um desafio à nossa compreensão. Os termos “seção” e “sessão”, por exemplo, são exemplos de homônimos.
Qual a diferença entre sessão, seção, secção e cessão?
Um grande exemplo de como a língua portuguesa pode confundir são as palavras “sessão”, “seção”, “secção” e “cessão”. Apesar de terem sons semelhates, elas possuem significados diferentes e aprender a usar cada uma pode evitar vários transtornos.
Se você leu até aqui, com certeza você têm dúvida de quando usar cada uma delas, né? Então vem aprender!
Veja também: Haja ou aja: como se escreve?
+ Pessa ou peça: como se escreve
Quando usar sessão?
A palavra sessão é utilizada para indicar um intervalo de tempo em que algo acontece. Por isso, sempre que se fala sobre um filme, por exemplo, o correto é usar sessão. Grafia correta: sessão (ss).
Nesse contexto, falasse sobre aquele período específico em que um filme é exibido. As “sessões parlamentares”, que são as reuniões realizadas em assembleias legislativas ou câmaras para debater e decidir sobre assuntos políticos, são mais um exemplo do uso deste termo.
Exemplos:
- Que horas é a sessão daquele filme que queríamos ver?
- A sessão da Câmara terminou mais cedo do que o esperado.
- Queria também que passasse meu filme favorito na “Sessão da Tarde”
Quando usar seção/secção?
Seção e secção são escritas diferentes, mas possuem o mesmo sentido e significado: a palavra é utilizada para indicar a parte de um todo, uma divisão, um departamento. Além disso, também é usada para repartições públicas ou privadas.
Por exemplo, ao entrarmos em um supermercado, podemos visitar a seção de frutas, ou ler um jornal, dar uma olhada na seção de esportes.
A diferença na escrita que se dá por conta do C é que uma é utilizada no português do Brasil (seção) e a outra no português de Portugal (secção). Assim, em Portugal, ao referir-se a um capítulo de um livro, por exemplo, pode-se dizer que se leu uma interessante “secção” sobre história medieval.
Grafia: seção (ç) e secção (cç)
Exemplos:
- Onde fica a seção (secção) de carnes deste mercado?
- Decorei onde fica a minha seção (secção) eleitoral. E você?
- Você viu que o site está com uma nova seção (secção) para reportagens sobre política?
Confira: Volta às aulas ou volta as aulas: como se escreve?
+ Pós-graduação ou pós graduação: como se escreve?
Quando usar cessão?
A palavra “cessão” é utilizada para indicar o ator de ceder/transferir/renunciar um direito ou bem. Grafia correta: cessão (ss)
No contexto jurídico e cotidiano, “cessão” é frequentemente usada para designar a transferência de um direito ou de um objeto de uma pessoa para outra. Por exemplo, a “cessão de direitos” é quando alguém transfere seus direitos sobre algo (como um imóvel) para outrem.
Outra situação comum é a “cessão de contrato”, em que um indivíduo transfere suas responsabilidades e direitos de um contrato para outra pessoa.
Exemplos:
- Você pediu para ele assinar o documento de cessão de direitos de imagem?
- A universidade realizou a cessão de livros educativos para uma comunidade carente.
- Houve cessão entre as duas partes.
Decorou? Agora, é só caprichar e não errar mais a grafia dessas palavras! Ficou curioso para saber como se escreve outras palavras? Clique aqui e veja mais matérias como essa.
Seção e cessão: veja erros comuns
Um dos erros amis comuns, principalmente no meio corporativo, é escrever: “A seção dos direitos autorais desta obra criou polêmica”.
A grafia está errada porque, neste caso, a frase está falando do ato de ceder direitos autorais. Dessa forma, o correto seria: “A cessão dos direitos autorais desta obra criou polêmica”.
Outro erro bastante comum é escrever “A seção ou cessão do filme já vai começar”. Neste caso, por se tratar de uma indicação de intervalo de tempo (na qual o filme será assistido), o correto é escrever: “A sessão do filme já vai começar”.
Veja mais: 35 falsos cognatos em português
+ Teste de português: eu duvido que você gabarite este teste!
Dicas para não confundir com outros homônimos
Agora, para não misturar os termos, aqui vão algumas dicas: Lembre-se de que “sessão” tem a ver com tempo, como a “sessão de cinema”. Uma estratégia mnemônica consiste em pensar em “ss” de “sessão” como a abreviação de “super show” – algo que dura um certo tempo e nos entretém. Já “seção” e “secção” referem-se a partes ou divisões de algo maior.
Um truque infalível para não confundir “cessão” com suas homônimas: pense em “ceder”. Se o contexto envolve a ideia de transferir ou entregar algo, então “cessão” é a palavra certa. Mantenha em mente a imagem de alguém entregando a chave de uma casa ou passando um contrato adiante, e você sempre se lembrará do uso correto de “cessão”.