Dona de um vocabulário extenso, a língua portuguesa é estruturada a partir de regras variadas. Por isso, volta e meia é comum surgir uma dúvida, como a da escrita correta de pós-graduação (ou pós graduação?), por exemplo.
Ao longo deste texto, você descobrirá qual é a forma adequada de se referir a um curso de pós e encontrará detalhes sobre esse tipo de formação, o que é, para que serve, como escolher uma pós e como encontrar bolsas de estudo.
A forma correta de se escrever pós-graduação é com hífen. Isso acontece porque a nova ortografia une o prefixo pós à palavra seguinte com hífen. Entenda melhor abaixo.
Pós-graduação ou pós graduação: como se escreve?
Conforme explicado, a forma correta de se escrever pós-graduação é com hífen.Isso acontece porque a nova ortografia une o prefixo pós à palavra seguinte com hífen.
De acordo com novo Acordo Ortográfico, existente no Brasil desde 2009, o hífen deve ser utilizado quando o primeiro elemento da palavra é acentuado. Dessa forma, termos como pré, pós e pró vêm acompanhados de hífen.
Uma pós-graduação é uma formação voltada para quem já possui um diploma de graduação e busca se aperfeiçoar em uma área específica.
Existem diferentes programas de pós com finalidades distintas, como o mestrado e o doutorado, voltados para quem deseja seguir carreira acadêmica; assim como a especialização e o MBA, ideais para quem quer aprofundar conhecimentos técnicos.
Após a conclusão de alguns níveis de formação, é comum receber um título como, por exemplo, o de graduado para quem concluiu uma graduação. Na pós-graduação também existem títulos para os formados, como o de especialista. Porém, esse título não é voltado para todos os tipos de pós-graduações.
Para se tornar um especialista em uma área de conhecimento, é necessário ter feito uma especialização, que é um tipo de pós. Sendo assim, quem opta pelo mestrado, doutorado ou MBA, não recebem esse título.
Durante o processo de escolha de um curso de pós-graduação é preciso ter em mente quais são os seus objetivos profissionais. Mas se você não sabe por onde começar a sua busca, uma dica é fazer um teste vocacional.
O Qual pós fazer?, por exemplo, é gratuito e foi desenvolvido pelo Quero Bolsa com o objetivo de sugerir opções de cursos que atendam ao seu perfil, levando em consideração as suas respostas ao longo do teste.
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.