De repente ou derrepente: como se escreve?
Saiba a diferença entre de repente e derrepente, se escreve junto ou separado e saiba qual palavra está certa para não errar mais na hora de escrever
Atualizado em 27/09/2023
Com a facilidade de acesso à internet, é comum encontrarmos dúvidas na hora de escrever algumas palavras. Uma das palavras que gera bastante confusão é “de repente” ou “derrepente”. Mas afinal, como se escreve corretamente?
“De repente” é a forma correta de escrever, não “derrepente”. O termo “derrepente” não existe na língua portuguesa. O certo é “de repente” porque a locução adverbial é composta pela preposição “de” e o substantivo masculino “repente”, garantindo características ao verbo que acompanha.
A seguir, entenda melhor quais as diferenças entre essas duas formas de escrita e veja a resposta para outras dúvidas comuns do português, que sempre caem em vestibulares e principalmente no Enem.
Pensando na dificuldade da língua portuguesa e em ajudar os estudantes a tirarem suas dúvidas, a Revista Quero criou o quadro “como se escreve” para tirar algumas dúvidas mais comuns de português. Veja algumas das que já foram desvendadas:
De acordo com o dicionário Michaelis, a forma correta para indicar uma situação que aconteceu de súbito é “de repente”, que é uma locução adverbial.
Ou seja, a palavra “derrepente” não existe e seu uso é incorreto, isso acontece devido à preposição (de) anteceder o substantivo (repente), impedindo a junção das palavras, permitindo apenas a sua conexão.
O que significa a palavra “de repente”?
A expressão “de repente” é uma locução adverbial que significa “de forma inesperada” ou “subitamente”. Ela é usada para descrever eventos ou ações que ocorrem de forma súbita, sem aviso prévio ou sem que se espere que aconteçam.
Por exemplo:
- Eu estava caminhando tranquilamente quando, de repente, começou a chover.
- De repente, ele desmaiou durante a reunião.
- O telefone tocou de repente, assustando todos na sala.
Agora que você já sabe como usar essa expressão, clique aqui para saber mais sobre língua portuguesa e aumentar as suas chances de arrasar na redação, seja para o vestibular ou outro processo seletivo.
Veja mais: As vezes ou às vezes: como se escreve?
+ Tossindo ou tussindo: como se escreve?
+ Confira 10 dicas de como escrever uma redação nota mil no Enem
Saiba mais:
+ Erros de Português: veja se você está cometendo alguma gafe no ambiente de trabalho
+ Cinco apps gratuitos para te ajudar a treinar o português
Guia completo: Redação do Enem
Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.
Vale destacar que o acesso ao material é totalmente gratuito. Basta clicar no botão abaixo e começar a estudar!
Confira: Feliz ano novo a todos ou à todos: como se escreve?
+ Pessa ou peça: como se escreve
+ Volta às aulas ou volta as aulas: como se escreve?
Conheça o Manual do Enem
O Manual do Enem é uma uma plataforma de estudos com conteúdos de preparação para o Enem. Nela, há textos explicativos, indicações de vídeo-aulas no Youtube, além de exercícios com resolução completa.
Todo esse conteúdo pode ser acessado gratuitamente. Clique no botão abaixo e comece a estudar agora!
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Quer fazer faculdade com bolsa?
Se você sonha em fazer faculdade, precisa conhecer a Quero Bolsa. A Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas da América Latina e oferece bolsas de até 80% de desconto em diversos cursos em milhares de faculdades de todo o país.
Há bolsas para diversas modalidades: presencial, semipresencial e também a distância (EaD). Além disso, a bolsa vale para todo o curso, e não precisa ficar renovando. Para procurar por todas as vagas disponíveis no curso que você deseja, basta clicar no botão abaixo:
A Quero Bolsa possui parceria com mais de 1.000 instituições de ensino. Conheça a seguir algumas delas, que são bem avaliadas pelo MEC: