A língua portuguesa é um idioma repleto de pegadinhas, que, se não nos mantivermos atentos, facilmente caímos nelas!
+ Confira bolsas de estudo de até 80% de desconto
Afinal, quantas você já escreveu uma palavra e decidiu dar uma espiadinha do Google para conferir se digitou corretamente? E isso pode se tornar algo comum na rotina quando perdemos o hábito da escrita e da leitura.
Pensando nisso, a Revista Quero criou o quadro "como se escreve" para tirar algumas dúvidas mais comuns de português. Veja algumas das que já foram desvendadas:
- Senão" ou "se não;
- "Réveillon", "reveillon" ou "reveion";
- "Há" ou "a";
- "Sessão", "seção", "secção" ou "cessão";
- "Mal" ou "mau"
-
"Faz" ou "fazem"
Desta vez, a questão é qual é a forma correta de se escrever essa expressão: de repente ou derrepente? Se essa é sua dúvida, confira a seguir o que diz o dicionário e não erre mais!
Dica: só uma delas existe!
Qual a diferença entre de repente ou derrepente?
De acordo com o dicionário Michaelis, a expressão correta para indicar uma situação que aconteceu de súbito é "de repente", que é uma locução adverbial.
Ou seja, a palavra "derrepente" não existe e seu uso é incorreto, isso acontece devido à preposição (de) anteceder o substantivo (repente), impedindo a junção das palavras, permitindo apenas a sua conexão.
Além do significado de algo repentino, a locução adverbial também pode ser utilizada de forma coloquial e ter o significado de possibilidade ou dúvida.
Agora que você já sabe como usar essa expressão, clique aqui para saber mais sobre língua portuguesa e aumentar as suas chances de arrasar na redação, seja para o vestibular ou outro processo seletivo.
Saiba mais:
+ Erros de Português: veja se você está cometendo alguma gafe no ambiente de trabalho
+ Cinco apps gratuitos para te ajudar a treinar o português
Guia completo: Redação do Enem
Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.
Vale destacar que o acesso ao material é totalmente gratuito. Basta clicar no botão abaixo e começar a estudar!