logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Figuras de linguagem: o que é metáfora?

por Isabela Giordan em 18/08/20

Atualizado em 28 de setembro de 2023

Toda vez que você deseja dar um toque especial ao seu discurso, seja ele escrito ou oralizado, as figuras de linguagem entram em ação. São elas as responsáveis por dar significado ou ênfase a ideias e opiniões, de forma que saia do convencional ou do sentido literal.

Baixe já: Plano de estudo grátis para o Enem
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Para enriquecer ainda mais o seu conhecimento sobre figuras de linguagem, veja o que é metáfora a como utilizá-la corretamente!

metáfora

Leia mais: Figuras de linguagem: o que é sinestesia?
Figuras de linguagem: o que é catacrase?

O que é figura de linguagem?

Figura de linguagem é um recurso utilizado na linguagem para tornar a comunicação mais expressiva, persuasiva, criativa ou poética. Elas são usadas para desviar do uso comum e literal das palavras e, assim, criar efeitos específicos no discurso. 

As figuras de linguagem podem ser encontradas em diversos tipos de textos, incluindo literatura, discursos, música e conversas do dia a dia.

O que é metáfora?

Uma das figuras de linguagem mais conhecidas é a metáfora. Ela é utilizada para fazer a comparação entre dois ou mais elementos sem utilizar termos que indiquem que uma comparação está sendo feita, deixando de forma implícita. Veja o exemplo abaixo:

Carolina é um doce de pessoa.

Na frase, Carolina é uma pessoa tão gentil que é comparada a um doce. Entretanto, não há nenhum tipo de termo ou palavra que aponte que é uma comparação, sendo ligada somente por um verbo (ser), configurando uma metáfora.

Costumeiramente utilizada no sentido conotativo, a metáfora pode ser pura (indireta) ou impura (direta). 

Baixar plano de estudo gratuito

Qual é a diferença entre metáfora e comparação?

Como foi dito anteriormente, a metáfora é utilizada comparar de forma implícita. Ou seja, não há o uso dos termos que apontam uma comparação, por exemplo: bem como, tal como, do que, tanto quanto, como, qual, que, assim como, parecer, entre outros. 

Já a comparação é algo explícito, em que há a intenção de confrontar dois ou mais componentes ou ideias. E, diferentemente da metáfora, utilizada os termos de comparação para indicar os paralelos. 

Exemplos de metáfora

Na literatura, a metáfora é um recurso de linguagem utilizado por muitos autores. Luís Vaz de Camões, considerado um dos maiores escritores da língua lusófona, fez o seu soneto mais famoso utilizando apenas metáforas:

Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se e contente;
É um cuidar que ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

"Perceba que, nas estrofes do poema de Camões, pode-se estabelecer uma série de definições para o amor. Todas essas definições, no entanto, estão baseadas em comparações implícitas, ou seja, em metáforas", explica o site Manual do Enem.

Classificação da metáfora

A metáfora é dividida de duas formas:

Metáfora Pura

As metáforas puras são indiretas. Na prática, esses casos não utilizam nenhum termo comparativo. Veja um exemplo: "chorei rios".

Metáfora Impura

São aquelas que não têm conjunções e locuções conjuntivas. Isto é, a metáfora imputa é ligada por outro elemento comparativo, como um verbo. O resultado é uma comparação mais evidente, tal como:  "ela é um anjo".

Confira: Saber qual é a língua mais próxima do português vai te surpreender
Como estudar Língua Portuguesa para o Enem e outros vestibulares?

Plano de estudo grátis

Se você está precisando de ajuda para arrasar no Enem, vale a pena conhecer o Plano de Estudo da Quero Bolsa. Ele é super completo, com videoaulas, resumos e exercícios. Baixe sem pagar nada:

Baixar plano de estudo gratuito

Manual do Enem

Se você precisa de ajuda nos estudos, o Manual do Enem é uma ótima alternativa. Essa  plataforma de estudos oferece gratuitamente todos os conteúdos que podem ser cobrados no Enem. Acompanhados por vídeos, imagens, os textos também possuem exercícios para testar os seus conhecimentos. 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54