Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Idiomas

Saber qual é a língua mais próxima do português vai te surpreender

por Mathias Sallit em 03/12/21

Por ser um idioma falado em poucos países do mundo, é quase obrigatório aprender uma língua além do português. E isso pode ser um grande desafio para praticamente qualquer brasileiro. Por isso, saber qual é a língua mais próxima do português pode facilitar os estudos.

O idioma falado no Brasil e em alguns outros países que também tiveram influência histórica de Portugal tem em sua origem o latim. Esse simples fato faz com que o português seja parte de uma ramificação que deu origem a vários idiomas, desde os que são dos idiomas com mais falantes em todo o mundo, até dialetos em regiões específicas do planeta.

homem viajante língua mais próxima do português
O espanhol pode até ser parecido, mas saber qual é a língua mais próxima do português vai te deixar surpreso!

Agora, você conhece quais são as línguas mais próximas do português. Algumas podem não te surpreender, mas ao final do texto, sem dúvida, você vai se deparar com idiomas inesperados.

Veja também:
Quais são os idiomas mais falados no mundo?
9 países que possuem a Língua Portuguesa como idioma oficial

Espanhol

Muitos brasileiros conseguem “se virar” quando o assunto é falar espanhol. Com a cara e coragem, as pessoas praticamente inventaram um dialeto exclusivo para que os brasileiros possam se comunicar com seus vizinhos latino-americanos: o famoso portunhol. Com ele, é possível manter uma comunicação com nativos da língua espanhola.

O que nem todo mundo sabe é que a semelhança se dá por um fator principal, que é as raízes linguísticas do português e do espanhol. Os dois idiomas têm a mesma origem, o proto-romântico, que vem do latim falado na Península Ibérica, onde Portugal e Espanha estão localizados.

Saiba mais: Quais são as línguas mais fáceis de aprender para quem fala Português?

Castelhano

Com muitas semelhanças e muitas diferenças, o português e o espanhol ainda contam com outros idiomas em suas “linhagens” e transformações ao longo da história. Ao lado do espanhol, existe o castelhano. Mas há diferença entre as duas?

Na verdade, o castelhano é de onde surgiu o espanhol, mas a diferença é apenas a nomenclatura e a forma como alguns países chamam o seu idioma. A origem vem do Reino de Castela, que tomou o poder da região onde hoje fica a Espanha. Principalmente os países sul-americanos usam o termo castelhano para dar nome à sua língua, mas ela é a mesma do espanhol.

Italiano

Assim como o espanhol, o italiano tem muitas semelhanças ao português por causa das origens latinas do idioma. Apesar de ter algumas regras diferentes, a gramática e o vocabulário do italiano se parecem bastante com o português. Além de apresentarem palavras parecidas, a fonética é outro motivo que deixa o italiano muito próximo do português.

A grande quantidade de descendentes italianos no Brasil, principalmente em São Paulo por causa da grande imigração italiana para o local no século XX, também é um fator que aproxima as línguas. Há sotaques paulistanos, inclusive, que puxam para a língua da Itália. E, claro, a gesticulação com as mãos não pode faltar.

Romeno

Ao contrário das línguas anteriores, o romeno é um idioma que pode surpreender muita gente ao aparecer nessa lista. Muitos brasileiros têm algum contato com a língua espanhola e a italiana, mas poucas pessoas já ouviram alguém falar em romeno na vida.

No entanto, esse idioma também tem a sua origem do latim. Se um dia você ler e ouvir em romano, vai perceber que há muitas semelhanças gramaticais e de vocabulário com o português. Apesar de ser falado por cerca de 24 milhões de pessoas em uma região muito específica do mundo, no sudeste europeu, é possível notar como o romeno se parece com o português.

Veja também: 
9 Séries Para Aprender Inglês Sozinho
11 séries da Netflix para aprender um idioma, além do inglês

Galego

Quando se pergunta qual é a língua mais próxima do português, a resposta precisa ser essa: o galego! Esse idioma, na verdade, remete às origens diretas do português. A língua é falada na Galícia, ou Galiza, região da Espanha que faz divisa com o norte de Portugal. Se você pegar o mapa, vai perceber que a Galícia fica, literalmente, acima de Portugal, como se fosse uma continuação das terras portuguesas até o norte.

Esse idioma é falado por apenas cerca de 4 milhões de pessoas que vivem nessa parte Ocidental da Espanha. A semelhança entre as duas línguas vem da origem, que, vejam, é do galego-português. Suas pequenas diferenças fonéticas, fizeram os dois idiomas se tornarem diferentes, com o galego puxando um pouco mais para o espanhol.

Quer estudar um novo idioma?

Agora que você já sabe qual é a língua mais próxima do português, pode aproveitar para estudar o idioma mais fácil e aprender uma nova língua bem rápido. Com a Quero Bolsa Idiomas, você começa a falar um novo idioma para melhorar o seu currículo ou viajar pelo mundo e ainda paga menos nas mensalidades em todo o curso.

Bolsa de estudos para idiomas

Leia mais:
Saiba quais são os idiomas mais cobrados no mercado de trabalho, além do inglês
Como funciona o Quero Bolsa Idiomas?

E então, você esperava encontrar o galego e o romano nesta lista? Conte para a gente qual idioma você pretende estudar para se tornar fluente!

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54