Como estudar literatura para o Enem?
No caso da literatura, além de conhecer as escolas literárias, é importante que o estudante também conheça seus representantes, quais são as principais características de cada escola, assim como o contexto histórico em que estão inseridas, visto que Literatura e História sempre “caminham de mãos dadas“.
Para a coordenadora pedagógica do Kumon, as escolas literárias que devem ser priozadas são Romantismo, Realismo e Modernismo.
Veja também: Como estudar Literatura para o Enem e outros vestibulares?
+ Dia das mulheres: conheça 10 personalidades que marcaram a literatura
Como aprimorar a interpretação de texto?
Como foi citado anteriormente, a prova de Liguagens do Enem cobra prioritariamente a interpretação de texto para que, assim, possa avaliar outras competências do candidato. E, nesse caso, tudo pode ser questão de treino.
Por isso, para aperfeiçoar a sua capacidade de interpretação de textos, leia!
“E quando falamos de leitura, não estamos nos referindo a simplesmente decodificar letras. Esse é apenas um dos processos. Um leitor competente é aquele que é capaz de aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos, estabelecendo relações entre o texto que lê e outros textos já lidos, percebendo que a um texto podem ser atribuídos vários sentidos, além de ter uma visão crítica sobre o que lê”, reforça Mariana.
Para a coordenadora, esse tipo de leitor competente só pode se formar por meio da prática de constante de leitura de textos diversificados. Por isso, ela indica que os estudantes tenham contato desde os clássicos literários à literatura contemporâna, incluindo sites de notícias, revistas, jornais impressos e tirinhas.
“Os anúncios publicitários, por exemplo, são ‘pedida certa’ para a análise linguística: tudo o que se oferece à leitura é um texto, logo, estamos sempre inferindo e interpretando, faz parte do cotidiano”, explica.