Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Como estudar Língua Portuguesa para o Enem e outros vestibulares?

Gramática, literatura ou interpretação de texto? Veja o que precisa estudar para como conseguir uma boa nota na prova de Linguagens no Enem

A prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é conhecida por ser longa e densa. Afinal, as questões com textos extensos podem exigir mais tempo de leitura e interpretação do que nos outros cadernos de avaliação. 

 Encontre bolsas de estudo de até 80%

No Enem, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias contém 45 questões e é realizada no primeiro dia de exame, que, juntamente com Ciências Humanas, totalizam as 90 questões. A área de Linguagens concentra conhecimentos de várias matérias relacionadas, como português, literatura, língua estrangeira, e também outras matérias menos faladas, como Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação. 

“Apesar de abordar conhecimentos de várias disciplinas, as questões referentes à Língua Portuguesa são as mais recorrentes. No entanto, a prova é bem equilibrada por cobrar as diferentes vertentes do português e, ao longo dos anos, pode-se perceber o maior peso que a interpretação de texto tem no exame”, explica Mariana Bruno Chaves, coordenadora do setor pedagógico do Kumon.

Leia mais: 6 meses para o Enem: veja 10 dicas para melhorar seus estudos
Como se preparar para fazer o Enem pela primeira vez?

Um levantamento realizado pela SAS Plataforma de Educação apontou que os temas mais cobrados na prova de Português entre os anos de 2009 e 2018 foram “Leitura e Interpretação de textos”, sendo seguido por “Estrutura textual e análise do discurso”

      PORTUGUÊS

Assuntos que mais apareceram: Quantidade de vezes de 2009/2018:
Leitura e interpretação de texto 246
Estrutura textual e análise de discurso 149
Leitura e artes 101
Variação linguística 63
Gênero textual 71
Literatura 64
Relação intertextual 24
Funções de linguagem 28
Gramática 21
Semântica 18
Norma culta x Norma popular 16
Figuras de linguagem 9

Por isso, durante a rotina de estudos, pode ser um pouco confuso tentar administrar quais temáticas devem receber mais atenção. Para te ajudar, a Revista Quero conversou com a coordenadora pedagógica do Kumon, que listou dicas de como estudar a Língua Portuguesa para o Enem e outros vestibulares. Confira:

Leia também: 15 erros de português mais comuns: parte 3
Dicas de interpretação de texto para o Enem

Como estudar gramática para o Enem?

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

A gramática pode ser um assunto que assusta facilmente os estudantes. Afinal, com tantas regras, como “decorar” tudo a tempo da prova? 

Para Mariana, apesar da atenção nesse tópico, o importante é que o vestibulando esteja pronto para “ver a gramática além das regras e nomenclaturas”, já que o Enem dificilmente cobra conteúdos isolados de gramática, preferindo avaliar o conhecimento gramatical dos estudantes por meio de questões interpretativas. 

“Isso não significa que o candidato não deva se preparar estudando tópicos de gramática (já que esse conhecimento também será uma das competências exigidas na hora da redação). No entanto, é preciso que ele seja capaz de perceber, por exemplo, como a gramática pode ser utilizada na produção de sentido em diferentes tipos de textos”, explica. 

De acordo com a professora e coordenadora, vale a pena focar nos seguintes tópicos:  

  • Funções da Linguagem;
  • Figuras da Linguagem;
  • Verbos;
  • Pronomes;
  • Coesão Textual;
  • Classes Gramaticais.

“A melhor maneira de estudar gramática para o Enem é respondendo provas anteriores para perceber a forma como o assunto é abordado, e então aprofundar o estudo dos tópicos que ainda não domina. Vale recorrer a gramáticas tradicionais, livros didáticos da escola, videoaulas na internet, tirar dúvidas com seu professor, etc”, aconselha Mariana. 

Saiba mais: As vezes ou às vezes: como se escreve?
Tossindo ou tussindo: como se escreve?
Como se escreve? Faça o teste de português e veja quantas palavras você acerta

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações
Como estudar literatura para o Enem?

No caso da literatura, além de conhecer as escolas literárias, é importante que o estudante também conheça seus representantes, quais são as principais características de cada escola, assim como o contexto histórico em que estão inseridas, visto que Literatura e História sempre “caminham de mãos dadas“.

Para a coordenadora pedagógica do Kumon, as escolas literárias que devem ser priozadas são Romantismo, Realismo e Modernismo.

Veja também: Como estudar Literatura para o Enem e outros vestibulares?
Dia das mulheres: conheça 10 personalidades que marcaram a literatura

Como aprimorar a interpretação de texto?

Como foi citado anteriormente, a prova de Liguagens do Enem cobra prioritariamente a interpretação de texto para que, assim, possa avaliar outras competências do candidato. E, nesse caso, tudo pode ser questão de treino. 

Por isso, para aperfeiçoar a sua capacidade de interpretação de textos, leia! 

“E quando falamos de leitura, não estamos nos referindo a simplesmente decodificar letras. Esse é apenas um dos processos. Um leitor competente é aquele que é capaz de aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos, estabelecendo relações entre o texto que lê e outros textos já lidos, percebendo que a um texto podem ser atribuídos vários sentidos, além de ter uma visão crítica sobre o que lê”, reforça Mariana. 

Para a coordenadora, esse tipo de leitor competente só pode se formar por meio da prática de constante de leitura de textos diversificados. Por isso, ela indica que os estudantes tenham contato desde os clássicos literários à literatura contemporâna, incluindo sites de notícias, revistas, jornais impressos e tirinhas.

“Os anúncios publicitários, por exemplo, são ‘pedida certa’ para a análise linguística: tudo o que se oferece à leitura é um texto, logo, estamos sempre inferindo e interpretando, faz parte do cotidiano”, explica.

10 dicas para melhorar os estudos de Língua Portuguesa no dia a dia

Para conseguir desenvolver e aperfeiçoar a capacidade línguística, o candidato precisa estudar em um ambiente que estimule a concentração e ofereça os recursos necessários, tais como dicionários, livros de referência e acesso à internet. 

Saiba mais: 11 canais do Youtube para estudar Humanas para o Enem
Twitter, TikTok e Youtube: conheça 9 perfis com dicas de estudo para seguir

Foto: Divulgação
como estudar português para o enem
Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) 

e coordenadora do setor pedagógico do Kumon

Para otimizar ainda mais o tempo de estudo, a coordenadora dá as seguintes dicas:

  • Estude um pouco todos os dias;
  • Selecione um horário para o estudo e procure seguir o horário pré-definido;
  • Reserve um tempo do seu dia para ler devagar;
  • Leia em voz alta sempre que sentir dificuldade;

“Essa prática auxilia muito na compreensão textual, já que, quando lemos em voz alta, não apenas decodificamos as letras visualmente, mas também escutamos aquilo que está sendo decodificado, podendo, assim, verificar o sentido do que está escrito ao mesmo tempo em que aguçamos nossa percepção.”

  • Leia primeiro os enunciados para saber o que está sendo pedido;
  • Durante o estudo, faça anotações, paráfrases e comentários;

“Para conseguir compreender um texto, é recomendável fazer uma paráfrase, que nada mais é do que uma explicação ou uma nova apresentação do conteúdo, seguindo as ideias do autor.

Comece sublinhando as ideias principais, selecione as palavras-chave que identificar no texto, se precisar desenhe o esqueleto do texto em tópicos ou em pequenas frases. Você pode usar setinhas, canetas coloridas para diferenciar as palavras do seu esquema. Depois de encontrar as ideias ou palavras básicas, reescreva o texto de acordo com seu entendimento, expressando sua opinião sobre o tema.”

  • Procure informações extras sobre os textos, livros e matérias estudadas (todo tipo de conhecimento é válido!);
  • Ao ler, atente-se também às ilustrações;
  • Na leitura, comece lendo os livros sobre os seus assuntos preferidos.

“Quanto à questão da concentração, não é um dificultador apenas para leitura, mas para todo o processo de preparo para a prova. Estabelecer rotinas, horários e sequências de atividades contribui muito para a capacidade de concentração.

[…] Dar algumas pequenas pausas e intervalos para o descanso é tão importante quanto dedicar tempo e concentração suficientes para o estudo”, finaliza Mariana.

Guia de Redação do Enem

Caso a sua maior dor de cabeça no Enem seja a redação, a Revista Quero pode te ajudar! O Guia de Redação do Enem foi preparado com todas as dicas de quem realmente entende sobre o assunto. E sabe o melhor? O conteúdo é totalmente gratuito! 

Baixar Guia sobre Redação

Leia mais: Redação do Enem 2022: confira 5 possíveis temas
Como fazer uma redação dissertativa-argumentativa?

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações