logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Redação do Enem 2022: confira 5 possíveis temas

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um motivo de preocupação para os estudantes. Isso porque essa parte da prova, que equivale a 1.000 pontos, pode ser o diferencial para entrar numa faculdade. 

Nos últimas anos foram abordados os seguintes temas:

  • Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil;

  • Enem 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;

  • Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil;

  • Enem 2018: Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet.

O tema da redação do Enem 2022 ainda não dá para saber. Porém, já é possível fazer apostas de assuntos relevantes para a prova. A Revista Quero conversou com a professora de Redação do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Vanessa Bottasso,  para ver o que pode cair nesse ano.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

redação enem 2022

Leia mais:
Calendário do Enem 2022
Como se preparar para fazer o Enem pela primeira vez?

Confira 5 possíveis temas de redação para o Enem 2022

Estudar possíveis temas para a prova de redação do Enem é uma boa forma de se preparar para a prova, pois, assim, o aluno adquire repertório em diversas áreas do conhecimento. Além disso, o estudante treina mais e, por consequência, tem um resultado melhor no exame. 

A lista de temas abaixo foi elaborada pela professora de Redação do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Vanessa Bottasso. A ideia é acompanhar as tendências para a prova de redação.

1. Direitos da infância

Todas as crianças e adolescentes possuem direitos, os quais, em tese, são válidos para qualquer pessoa da faixa-etária. Tanto que o Brasil tem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), documento que estabelece diversas garantias para esse grupo da sociedade. 

Porém, mesmo com a existência do ECA - um instrumento legislativo que prevê que as crianças e os jovens devem crescer num ambiente de proteção integral que permita seus desenvolvimentos plenos - ainda se vê o descumprimento desses direitos.

Com a pandemia, a professora Vanessa afirma que a condição socioeconômica populacional piorou e a proteção aos direitos das crianças ficou mais evidente no debate público.

Veja também: + Redação do Enem: tudo o que você precisa saber

Tânia Rêgo/Agência Brasil
redação enem 2022

Entenda melhor: Atualidades Enem: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

2. Valorização do trabalho docente

O relatório “Education at a Glance 2021” da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em 2021, mostrou que o professor brasileiro recebe o pior salário entre os, aproximadamente, 40 países membros do órgão.

A professora de redação explica que, além da questão da baixa remuneração, comprovada pela pesquisa da OCDE, há muitos outros problemas, tais como: cortes de planos de carreira, hipervigilância e responsabilização individual, desvalorização da qualificação profissional, precariedade na estrutura escolar, conflitos no ambiente escolar, etc. 

Rovena Rosa/Agência Brasil
redação enem 2022

Confira: Piso salarial do professor: entenda como essa profissão é remunerada

3. Juventude, trabalho e projeto de vida

Em março, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, trouxe detalhes sobre o novo Enem, que deve ser aplicado a partir de 2024. Ele terá um formato diferente do atual, contando com questões objetivas e discursivas, além de outras alterações.

Mas, essa não é a única inovação. Segunda a professora Vanessa, a reforma do ensino médio e outras questões relacionadas à realidade socioeconômica do país “colocam em xeque as escolhas dos estudantes do ensino médio em relação à sua preparação para a atuação no meio social e, por isso, esse tema tem ganhado destaque no debate público”.

Rovena Rosa/Agência Brasil
redação enem 2022

Saiba mais: Novo Enem: tudo o que você precisa saber sobre a prova

4. Percepção sobre bem-estar e felicidade 

O “Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto”, pesquisa feita durante 76 anos por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o fator mais importante para determinar a felicidade de um indivíduo é a qualidade das suas relações com as outras pessoas.

Essa percepção sobre bem-estar e felicidade é um tema que também pode cair no Enem 2022. De acordo com Vanessa Bottasso: “Pesquisas recentes têm demonstrado uma queda na percepção dos brasileiros em relação ao bem-estar do país e à felicidade futura, apontando para um período de maior pessimismo que pode afetar as ações de retomada do desenvolvimento do país”.

redação enem 2022

Conheça também: Inspirada na Universidade de Harvard, Unicamp oferecerá a disciplina “Felicidade”

5. Insegurança alimentar

Durante a pandemia, um tema foi comum nos noticiários: a fome. Isso porque o aumento da inflação, somado a outras causas socioeconômicas, resultou na volta do Brasil ao  mapa da fome da Organização das Nações Unidas (ONU).

A professora Vanessa confirma que a gravidade da situação faz com que o tema da insegurança alimentar seja um forte candidato à redação do Enem 2022: “O aumento dos preços de alimentos que constituem a cesta básica, o desemprego em alta e a desvalorização do poder de consumo têm contribuído para o retorno da fome como um problema social cotidiano em todo o país”.

EBC
redação enem 2022

Estude mais: Atualidades Enem: Fome no Brasil

Como estudar para o Enem?

A redação é uma parte muito importante do Enem. Mas, além dela, há ainda 180 questões a serem resolvidas. E, para dar conta de estudar tudo que pode cair na prova, é preciso ter planejamento. O Plano de Estudos Enem de Boa 2022 tem exatamente esse propósito: organizar o conteúdo dos seus estudos.

Para tanto, o cronograma é diário, com indicações de vídeo-aulas e exercícios com resolução completa. O melhor de tudo: não é preciso pagar nada! Basta clicar no botão abaixo e começar a utilizar o plano.

Plano de Estudo Enem de Boa

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54