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As 10 classes gramaticais: veja quais são e exemplos 🧠📚

Português - Manual do Enem
Caroline Fazio Publicado por Caroline Fazio
 -  Última atualização: 29/10/2025

Introdução

As classes de palavras incluem substantivos , como "mesa"; adjetivos , como "azul"; verbos , como "correr"; advérbios , como "lentamente"; pronomes , como "ele"; preposições , como "em"; conjunções , como "e"; interjeições , como "ah"; artigos , como "o"; e numerais , como "dois".

Cada uma desempenha uma função única na construção de frases e no significado das expressões na língua. 

Em resumo:

  • A língua portuguesa possui 10 classes gramaticais, que se dividem em variáveis (substantivo, adjetivo, artigo, pronome, numeral e verbo) e invariáveis (advérbio, preposição, conjunção e interjeição).

  • As classes variáveis sofrem flexões de gênero, número e grau, enquanto as invariáveis mantêm sua forma independentemente do contexto.

  • Cada classe tem função específica na frase: substantivos nomeiam seres, verbos indicam ações, adjetivos qualificam, advérbios modificam, preposições e conjunções conectam termos, e interjeições expressam emoções.

  • Dominar o uso das classes gramaticais é essencial para interpretar textos, construir frases coerentes e se sair bem em provas como o Enem e vestibulares.

Continue na leitura para saber mais!

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Índice

O que são aulas gramaticais? 

As classes gramaticais são categorias que agrupam as palavras da língua portuguesa conforme sua função e características dentro da frase. Também chamadas de aulas de palavras, elas servem para organizar o estudo da gramática e facilitar a compreensão do papel de cada termo na construção do sentido das orações.

A gramática (do grego: γραμματική, trad. grammatiké, feminino substantivado de grammatikós) é um grande conjunto de regras e estudos , classificados em diversos tipos. A que designa o caráter prescritivo da língua , que impõe as regras e o padrão a ser seguido, nós a chamamos de Gramática Normativa.

Dentro da gramática normativa temos a Morfologia (morfo = forma, logia = estudo), parte que estuda as classes de palavras , ou seja, o estudo da forma da palavra.

Na morfologia, portanto, não estudamos as relações entre as palavras, o contexto de comunicação em que estão inseridos ou outros fatores que podem influenciá-las, mas somente a forma da palavra, o que de fato ela é.

No total, a língua portuguesa regular dez classes gramaticais e cada classe gramatical apresenta funções específicas. Por exemplo, os substantivos nomeiam seres e objetos, enquanto os verbos indicam ações ou estados.

Esse conhecimento é fundamental para quem está se preparando para o Enem e outros vestibulares, pois permite analisar e interpretar textos com mais segurança, além de melhorar a produção escrita.

aulas gramaticais

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Tipos de classes gramaticais

As classes gramaticais são divididas em dois tipos principais: variáveis ​​e invariáveis . Essa divisão está relacionada à possibilidade ou não de a palavra sofrer flexões, como de gênero, número, grau, tempo ou modo .

Classes varia

As classes variáveis ​​são aquelas cujas palavras podem mudar de forma para concordar com outras da frase. Nesse grupo estão:

  • Substantivo: nomeia seres, objetos, lugares, sentimentos, entre outros
  • Adjetivo: caracterizar o substantivo
  • Artigo: acompanha o substantivo, decrescente seu gênero e número
  • Pronome: substitui ou acompanha o substantivo, posição posição, posse, identidade
  • Numeral: expressa quantidade, ordem ou fração
  • Verbo: indica ação, estado ou especificidade, podendo variar em tempo, modo, número e pessoa

Classes invariáveis

Já as classes invariáveis ​​reúnem palavras que não sofrem flexões. São elas:

  • Advérbio: modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, indicativo
  • Preposição: conecta palavras, estabelecendo relações de sentido
  • Conjunção: liga orações ou termos semelhantes
  • Interjeição: expressar emoções, sentimentos ou reações imediatas

Cada uma dessas aulas desempenha um papel importante na estrutura da frase. Conhecer seus tipos e funções facilita a análise gramatical e a interpretação de textos, habilidades aplicadas em provas como o Enem e vestibulares.

Determinantes e Determinados

A oração é organizada em pequenos grupos e, em cada um deles, há sempre uma palavra que funciona como núcleo - o termo determinado. Este termo pode aparecer acompanhado de outras palavras, os determinantes, que o restringem, qualificam, modificam no contexto comunicacional.

Grupo Nominal

Em um grupo nominal, o núcleo/determinado é o nome (e entende-se por nome: substantivo, pronome, numeral substantivo ou palavra substantivada). 

Os determinantes do substantivo ou equivalente (artigo, adjetivo, locução adjetiva, pronomes adjetivos e numerais adjetivos) têm natureza adjetiva, pois agregam características e concordam com o substantivo a que se refere, impreterivelmente.

Grupo Verbal

Já no grupo verbal, o núcleo ou determinado é um verbo ou uma locução verbal . Há palavras ou expressões que determinam ou modificam o verbo e, como já vimos antes, são invariáveis , ou seja, não concordam com o determinado a que se refere.

Essas palavras apenas determinam o verbo, acrescentando-lhe uma circunstância ou intensificando-o . À essas palavras de natureza circunstancial, chamamos de advérbios e locuções adverbiais (duas ou mais palavras que num dado contexto de comunicação, exercem a função de advérbio).

Grupo Relacional

O grupo relacional é composto por preposições - e locuções prepositivas - e conjunções , cujas funções são conectar palavras e orações, respectivamente. 

É importante frisar que a conjunção liga orações sintaticamente equivalentes ou termos semelhantes numa mesma oração; enquanto uma preposição relaciona dois termos em que um deles precisa de explicação para que seu sentido seja completado. Uma dica preciosa para diferenciar a preposição da conjunção é que a preposição não liga/relaciona orações.

Confira as 10 aulas gramaticais

Ainda há discordância entre os gramáticos quanto a algumas definições ou características das classes gramaticais, mas podemos destacar como principais características de cada classe de palavras:

1. Substantivo

O substantivo é a palavra que nomeia seres, objetos, lugares, sentimentos, qualidades, entre outros. 

Classificações do substantivo:

  • Comum: nomeia seres de forma geral (exemplo: cidade )
  • Próprio: designa seres específicos, iniciados por letra privada (exemplo: Brasil )
  • Concreto: nomeia seres de existência própria (exemplo: cadeira )
  • Resumo: expressar sentimentos, ações ou qualidades (exemplo: alegria )
  • Simples: formado por uma palavra (exemplo: flor )
  • Composto: formado por mais de uma palavra (ex.: guarda-chuva )

Aplicações em frases:

  • A casa estava silenciosa.
  • Visite São Paulo nas férias.
  • Sentiu uma grande alegria naquele momento.
  • Uma cadeira quebrada.

2. Adjetivo

O adjetivo caracteriza ou qualifica o substantivo, diminui uma qualidade, origem ou aspecto. 

Classângulo do adjetivo:

  • Simples: possui apenas um radical (exemplo:  feliz )
  • Composto: possui mais de um radical (exemplo: luso-brasileiro )
  • Pátrio: indica origem geográfica (exemplo: francês )
  • Primitivo: não deriva de outra palavra (exemplo: bom )
  • Derivado: origina-se de outra palavra (exemplo: bondoso )

Aplicações em frases:

  • O dia estava nublado.
  • Comprei um carro vermelho.
  • Conheço um artista brasileiro.
  • Ele é um aluno dedicado.

3. Artigo

O artigo antecede o substantivo, determinando-o de forma definida ou indefinida. 

Classifique o artigo:

  • Definido: determina o substantivo de modo preciso (exemplo: o, a, os, as )
  • Indefinido: indica ou substantivo de forma genérica (exemplo: um, uma, uns, umas )

Aplicações em frases:

  • O professor explicou a matéria.
  • Ela trouxe uma bolsa nova.
  • As flores estavam lindas.
  • Compre alguns livros interessantes.

4. Pronome

O pronome substitui ou acompanha o substantivo, inferior identidade, posse, posição ou quantidade.

Classlete do pronome:

  • Pessoal: refere-se às pessoas do discurso (exemplo: eu, tu, ele)
  • Possessivo: indica posse (exemplo: meu)
  • Demonstrativo: indica posição no espaço ou tempo (exemplo: este caderno, aquele livro)
  • Relativo: retoma um termo anterior (exemplo: que)
  • Interrogativo: usado em perguntas (exemplo: quem, qual)
  • Indefinido: refere-se de modo vago a um ser (exemplo: alguém)

Aplicações em frases:

  • Ela saiu cedo.
  • Onde está meu caderno?
  • Gosto deste livro.
  • Não conheço quem ligou.
  • Alguém bateu à porta.

5. Numeral

O numeral é usado para citar quantidade, ordem , multiplicação ou fração. Pode acompanhar ou substituir substitutos.

Classlent faz numeral:

  • Cardinal: expressa quantidade exata (exemplo: dois)
  • Ordinal: indica uma ordem (exemplo: primeiro)
  • Multiplicativo: indica multiplicação (exemplo: dobro)
  • Fracionário: indica divisão (exemplo: meio)

Aplicações em frases:

  • Os três livros.
  • Ele foi o segundo a chegar.
  • Recebeu o dobro do salário.
  • Bebeu meio litro de água.

6. Verbo

O verbo é uma palavra que expressa ação, estado ou específico. 

Classângulo do verbo:

  • Regulares: seguem o padrão de conjugação (exemplo: vender. Eles vendem, eu vendo)
  • Irregulares: possuem alterações na conjugação (exemplo: ouvir. Eu ouço, ele ouve)
  • Defectivos: não se conjugam em todos os tempos (exemplo: demolir, que não tem conjugação em primeira pessoa)
  • Abundantes: apresentar formas equivalentes (exemplo:  aceito/aceitado)

Aplicações em frases:

  • Eles estudam para a prova.
  • O sol nasceu cedo hoje.
  • Eu sou estudante.
  • A chuva cai forte.

7. Advérbio

O advérbio modifica o verbo, adjetivo ou outro advérbio, indica situações como tempo, lugar, modo e intensidade.

Classificações do advérbio:

  • Tempo: sugere quando a ação ocorre (exemplo:  hoje)
  • Lugar: consulte-se ao local em que a ação ocorre (exemplo:  aqui)
  • Modo: expressar a maneira que algo acontece (exemplo:  rapidamente)
  • Intensidade: reforça ou atenua uma ação (exemplo: muito, pouco)
  • Negação: indica a ausência de algo ou uma negação (exemplo:  não)
  • Afirmação: confirma a ação (exemplo: sim)
  • Dúvida: expressa incerteza (exemplo: talvez)

Aplicações em frases:

  • Ele saiu.
  • Estamos aqui esperando.
  • Fez o trabalho rapidamente.
  • Estudou muito para a prova.
  • Não concordo com a decisão.

8. Preposição

A preposição liga dois termos da oração, estabelecendo relações como causa, posse, tempo ou lugar. 

Classificações de preposição:

  • Essenciais: sempre funcionam como preposições (exemplo: a, de, em )
  • Acidentais: desempenham papel de preposição em certos contextos (exemplo: como, conforme )

Aplicações em frases:

  • O presente é para você.
  • Saiu de casa cedo.
  • Está em viagem.
  • A decisão foi tomada em conformidade com o regulamento.

9. Conjunção

A conjunção liga orações ou termos semelhantes, estabelecendo relações de coordenação ou subordinação

Classificações da conjunção:

  • Coordenativas: conectam termos independentes, que são compreendidos isoladamente.

    • Aditivas: apresenta uma ideia de soma, calorosa de frases (exemplo: e )

    • Adversativas: indica oposição ou contraste (exemplo: mas )

    • Alternativas: apresenta possibilidades (exemplo:  ou isso ou aquilo )

    • Conclusivas: expõe uma relação de causa e consequência (exemplo: portanto )

    • Explicativas: introduzem justificativa ao que foi considerado (exemplo:  porque )

  • Subordinativas: conectam orações dependentes, que não apresentam uma linha de raciocínio completa sozinhas.

    • Causais: expressar a causa do fato expresso na oração principal (exemplo: visto que )

    • Comparativas: estabelecem comparação entre os elementos da oração principal e da oração subordinada (exemplo: assim como )

    • Concessivas: indicar uma concessão, ou seja, uma ideia fundamentada à oração principal, mas que não impeça sua realização (exemplo: embora )

    • Condicionais: expressam uma condição necessária para que a ação da oração principal ocorra (exemplo: se )

    • Consecutivas: referem-se à consequência de um fato apresentado na oração principal (exemplo: de modo que )

    • Finais: sugerem a finalidade ou o objetivo da ação mencionada na oração principal (exemplo: para que )

    • Proporcionais: indicam uma ação que se desenvolve ao mesmo tempo que outra, em proporção (exemplo: à medida que )

    • Temporais: indicar circunstância de tempo em relação ao fato da oração principal (exemplo:  quando )

Aplicações em frases:

  • Gosto de café e de chá.
  • Estudei muito, mas não passei.
  • Quer café ou suco?
  • Não foi à aula porque estava doente.

10. Interjeição

A interjeição expressa emoções, reações ou sentimentos de forma imediata. Geralmente vem isolado ou seguido de ponto de exclamação.

Classificações da interjeição:

  • Sentimentos gerais: expressam estados emocionais (exemplo: ah! , ufa! )
  • Chamamento: atraem atenção (exemplo: ei! )
  • Desejo: expressar votos (exemplo: tomara! )
  • Dor: demonstrar sofrimento (exemplo: ai! )
  • Alegria ou surpresa: reações positivas (exemplo: oba! )

Aplicações em frases:

  • Ah! Que susto!
  • Ei! Espere por mim.
  • Ufa! Terminamos o trabalho.
  • Tomara! Que dê tudo certo.
  • Ai! Machuquei o pé.

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Exemplos das 10 classes gramaticais

Entenda melhor cada classe gramatical a partir de mais exemplos:

  1. Substantivos:

    • Gato
    • Casa
    • Amor
  2. Pronomes:

    • Ele
    • Ela
    • Isso
  3. Verbos:

    • Correr
    • Comer
    • Estudar
  4. Adjetivos:

    • Feliz
    • Grande
    • Bonito
  5. Advérbios:

    • Rapidamente
    • Bem
    • Ágora
  6. Preposições:

    • Em
    • Pára
    • Com
  7. Conjunções:

    • E
    • Ou
    • Mas
  8. Interjeições:

    • Ah!
    • Uau!
    • Opa!
  9. Artigos:

    • O
    • Uma
    • Os
  10. Números:

    • Um
    • Dois
    • Terceiro

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Como identificar as classes gramaticais?

Existem diversas maneiras de identificar as classes gramaticais de uma palavra em uma frase. Aqui estão algumas dicas gerais:

  1. Verifique a função da palavra na frase: Uma palavra pode ser um substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, pronome, preposição, conjunção ou interjeição dependendo da função que desempenha na frase. Por exemplo, "cachorro" é um substantivo, "corre" é um verbo, "rápido" é um adjetivo, etc.
  2. Analise a terminação da palavra: Algumas classes gramaticais têm suas terminações características. Por exemplo, os substantivos costumam terminar em "-o", "-a", "-ão", "-ção", entre outros, enquanto os verbos costumam terminar em "-ar", "-er", "-ir". Adjetivos costumam terminar em "-o", "-a", "-ista", entre outros.
  3. Verifique a forma flexionada da palavra: Algumas palavras mudam de forma de acordo com o gênero ou número a que se referem. Por exemplo, o substantivo "cachorro" tem a forma feminina "cachorra", enquanto o adjetivo "rápido" tem a forma feminina "rápida".
  4. Consulte um dicionário: Se você ainda tiver dúvidas, consulte um dicionário que classifica as palavras de acordo com suas classes gramaticais.

Lembre-se de que, às vezes, uma mesma palavra pode pertencer a mais de uma classe gramatical, dependendo do contexto em que é usada. É importante sempre analisar a frase inteira para ter certeza da classificação correta de uma palavra.

Resumo sobre as aulas gramaticais

As classes de palavras, também conhecidas como classes gramaticais, são categorias que organizam as palavras da língua portuguesa de acordo com sua função dentro das frases.

No total, existem 10 classes gramaticais, divididas entre variáveis ​​(que admitem flexões em número, gênero e grau) e invariáveis ​​(que não se flexionam).

Cada classe possui características próprias e desempenha papéis específicos na construção do sentido das orações. Substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, numerais e verbos são classes variáveis, pois sofrem alterações de forma para concordar com outras palavras na frase.

Já os advérbios, preposições, conjunções e interjeições são considerados invariáveis, pois mantêm sua forma independentemente do contexto.

Dominar o uso das aulas gramaticais é fundamental para compreender a estrutura das frases, interpretar os textos corretamente e escrever de forma clara e consistente. Esse conhecimento é frequentemente cobrado em provas como o Enem e vestibulares, tanto em questões de interpretação quanto de análise gramatical.

 

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
Enem/2015

Disponível em: www.behance.net. Acesso em: 21 fev. 2013 (adaptado)

A rapidez é destacada como uma das qualidades do serviço anunciado, funcionando como estratégia de persuasão em relação ao consumidor do mercado gráfico. O recurso da linguagem verbal que contribui para esse destaque é o emprego: 

A do termo “fácil” no início do anúncio, com foco no processo.
B de adjetivos que valorizam a nitidez da impressão.
C das formas verbais no futuro e no pretérito, em sequência.
D da expressão intensificadora “menos do qu”‖ associada à qualidade.
E da locução “do mundo” associada a “melhor” , que quantifica a ação.
Conheça o autor
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Escrito por:
Caroline Fazio

Formada em Letras e mestranda em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é revisora voluntária na revista Maloca.

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