Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Numeral

Português - Manual do Enem
Alice Martins Publicado por Alice Martins
 -  Última atualização: 28/7/2022

Introdução

Numerais são palavras usadas para nomear quantidades ou indicar posição de algo em uma sequência. São as palavras que traduzem o que os números dizem dos seres, objetos ou coisas.

Exemplos:

  • Compramos vinte laranjas e apenas sete estavam maduras.
  • Ele é o segundo na lista de chamada.
  • Eu como o triplo de comida quando o cardápio é macarrão.
  • Meio copo de café é o suficiente para me manter acordada.         
  • Uma dúzia de ovos custa mais barato que um saco de arroz.

Índice

Classificação

Os numerais são classificados em cardinais, ordinais, multiplicativos, fracionários e coletivos da seguinte forma:

  • Numerais cardinais: são os números em sua forma básica (um, dois, três, quatro) e servem para indicar a quantidade de alguma coisa. Exemplo:
  • Suzy tem quatorze anos.
  • Numerais ordinais: são os numerais usados para indicar a posição exata de algo em uma sequência (como primeiro, segundo, terceiro, quarto). Exemplo:
  • Eu moro no vigésimo primeiro andar do prédio.
  • Numerais multiplicativos: são os que indicam o aumento proporcional de uma quantidade por meio de multiplicações (como dobro ou duplo, triplo, quádruplo, vinte vezes). Exemplos: 
  • Minha irmã tem o dobro da minha idade.
  • Ela recebe treze vezes o valor do meu salário.
  • Eu gostaria de um quarto duplo, por favor!
  • Numerais fracionários: indicam a diminuição proporcional de uma quantidade por meio de frações. Ou seja, indicam partes de um inteiro (como meio, um terço, um centésimo). Exemplos: 
  • Sempre guardo um quarto do meu salário na poupança.
  • Dois terços da minha turma estava presente na assembleia.
  • Numerais coletivos: numerais que indicam um conjunto de coisas, determinando o número de elementos desse conjunto (como dezena, dúzia, bimestre, semestre, quinzena). Exemplo:
  • Fim de semestre é sempre um período estressante.

Como usar os numerais

  • Para indicar os diasdomês, utilizamos os numerais cardinais, exceto para indicar o primeiro dia. Exemplo:
  • Temos uma prova marcada para o dia primeiro de junho e outra para o dia vinte de junho.
  •  Para indicar leis, portarias e decretos, utilizamos os ordinais até o nono e os cardinais a partir de dez. Exemplos:
  • O artigo quinto da constituição trata sobre igualdade.
  • Na aula de hoje tratamos do artigo vinte e três.

     3.   Para indicar séculos, papas, capítulos de obras e reis. Geralmente, essas indicações aparecem em algarismos romanos, que lemos como numerais ordinais até o décimo e como numerais cardinais a partir do onze. Exemplos:

  • O Papa João Paulo II (segundo) faleceu em 2005.
  • O século XX (vinte) foi marcado por guerras.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚 

Flexão

  • Numerais cardinais: podem variar em gênero (masculino/feminino) e em número (singular/plural) da seguinte forma:
  • Um/uma, dois/duas e as centenas a partir de duzentos/duzentas variam em gênero;
  • Unidades de milhão como milhão/milhões, bilhão/bilhões, trilhão/trilhões são cardinais que variam em número;
  • Todos os outros cardinais além desses são invariáveis.
  • Numerais ordinais: são variáveis em gênero e número. Exemplo:
  • primeiro/primeira, primeiros/primeiras.
  • Numerais multiplicativos: são invariáveis enquanto substantivos e variam em gênero e número enquanto adjetivos. Exemplo:
  •  Hoje ela se preocupa o dobro do que se preocupava antes de ter filhos. (substantivo)
  •  Hoje ela tem dupla preocupação: cuidar de si mesma e dos filhos. (adjetivo)
  • Fracionários: podem variar em gênero e número dependendo do cardinal que os antecedem. Exemplo:
  •   Guardei um terço do bolo para comer mais tarde.
  •   Comi duas terças partes da torta antes do almoço.
  • Numerais coletivos: variam somente em número. Exemplo:
  • Comi três dezenas de bombons.

📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝 

Outros exemplos de numerais

Ambos/ambas também são considerados numerais e significam “os dois/as duas”.

São numerais usados para retomar um par de algo que já foi mencionado no texto, por exemplo: “Mia Couto e Pepetela são autores de literatura africana. Ambos têm obras em listas de leitura de vestibulares”.

Tabela de numerais

Cardinais Ordinais Multiplicativos Fracionários
um primeiro

dois segundo dobro/duplo meio
três terceiro triplo terço
quatro quarto quádruplo quarto
cinco quinto quíntuplo quinto
dez décimo décuplo décimo
doze décimo segundo duodécuplo cardinal + “avos”
treze décimo terceiro cardinal + “vezes”
vinte vigésimo

trinta trigésimo

quarenta quadragésimo

cinquenta quinquagésimo

sessenta sexagésimo

setenta septuagésimo

oitenta octogésimo

noventa nonagésimo

cem centésimo cêntuplo centésimo
duzentos ducentésimo
ducentésimo
trezentos trecentésimo
trecentésimo
mil milésimo
milésimo
milhão milionésimo
milionésimo
bilhão bilionésimo
bilionésimo
Exercício de fixação
Passo 1 de 3
PUC-SP/2007

Textos para a próxima questão:

Em uma peça publicitária recentemente veiculada em jornais impressos, pode-se Ier o seguinte: "Se a prática leva à perfeição, então imagine o sabor de pratos elaborados bilhões e bilhões de vezes". A segunda oração que compõe a referida peça publicitária contém a expressão “pratos elaborados BILHÕES E BILHÕES de vezes”.

Em recente declaração à 'Revista Veja', a respeito de seu filho, o presidente Luís Inácio Lula da Silva fez a seguinte afirmação “Deve haver UM MILHÃO de pais reclamando: por que meu filho não é o Ronaldinho? Porque não pode todo mundo ser o Ronaldinho”. ('Revista Veja' Edição 1979 - 25 out. 2006).

A respeito das expressões destacadas nos trechos acima, é linguisticamente adequado afirmar que:

A apenas em BILHÕES E BILHÕES, em que "bilhões" é essencialmente advérbio, existe uma indicação precisa de quantidade.
B apenas em UM MILHÃO, em que é "milhão" é essencialmente adjetivo, existe uma indicação precisa de quantidade.
C em ambas as expressões, que são conjunções coordenativas aditivas, existe uma indicação precisa de quantidade.
D em ambas as expressões, que são essencialmente numerais, existe um uso figurado que expressa exagero intencional.
E apenas em BILHÕES E BILHÕES, em que "bilhões" é essencialmente pronome, existe um uso figurado que expressa exagero intencional.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail