Índice
Introdução
Numerais são palavras usadas para nomear quantidades ou indicar a posição de algo em uma sequência. São as palavras que traduzem o que os números dizem dos seres, objetos ou coisas.
Exemplos:
- Compramos vinte laranjas e apenas sete estavam maduras.
- Ele é o segundo na lista de chamada.
- Eu como o triplo de comida quando o cardápio é macarrão.
- Meio copo de café é o suficiente para me manter acordada.
- Uma dúzia de ovos custa mais barato que um saco de arroz.
Classificação
Os numerais são classificados em cardinais, ordinais, multiplicativos, fracionários e coletivos da seguinte forma:
- Numerais cardinais: são os números em sua forma básica (um, dois, três, quatro) e servem para indicar a quantidade de alguma coisa. Exemplo:
- Suzy tem quatorze anos.
- Numerais ordinais: são os numerais usados para indicar a posição exata de algo em uma sequência (como primeiro, segundo, terceiro, quarto). Exemplo:
- Eu moro no vigésimo primeiro andar do prédio.
- Numerais multiplicativos: são os que indicam o aumento proporcional de uma quantidade por meio de multiplicações (como dobro ou duplo, triplo, quádruplo, vinte vezes). Exemplos:
- Minha irmã tem o dobro da minha idade.
- Ela recebe treze vezes o valor do meu salário.
- Eu gostaria de um quarto duplo, por favor!
- Numerais fracionários: indicam a diminuição proporcional de uma quantidade por meio de frações. Ou seja, indicam partes de um inteiro (como meio, um terço, um centésimo). Exemplos:
- Sempre guardo um quarto do meu salário na poupança.
- Dois terços da minha turma estava presente na assembleia.
- Numerais coletivos: numerais que indicam um conjunto de coisas, determinando o número de elementos desse conjunto (como dezena, dúzia, bimestre, semestre, quinzena). Exemplo:
- Fim de semestre é sempre um período estressante.
Como usar os numerais
- Para indicar os diasdomês, utilizamos os numerais cardinais, exceto para indicar o primeiro dia. Exemplo:
- Temos uma prova marcada para o dia primeiro de junho e outra para o dia vinte de junho.
- Para indicar leis, portarias e decretos, utilizamos os ordinais até o nono e os cardinais a partir de dez. Exemplos:
- O artigo quinto da constituição trata sobre igualdade.
- Na aula de hoje tratamos do artigo vinte e três.
3. Para indicar séculos, papas, capítulos de obras e reis. Geralmente, essas indicações aparecem em algarismos romanos, que lemos como numerais ordinais até o décimo e como numerais cardinais a partir do onze. Exemplos:
- O Papa João Paulo II (segundo) faleceu em 2005.
- O século XX (vinte) foi marcado por guerras.
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Flexão
- Numerais cardinais: podem variar em gênero (masculino/feminino) e em número (singular/plural) da seguinte forma:
- Um/uma, dois/duas e as centenas a partir de duzentos/duzentas variam em gênero;
- Unidades de milhão como milhão/milhões, bilhão/bilhões, trilhão/trilhões são cardinais que variam em número;
- Todos os outros cardinais além desses são invariáveis.
- Numerais ordinais: são variáveis em gênero e número. Exemplo:
- primeiro/primeira, primeiros/primeiras.
- Numerais multiplicativos: são invariáveis enquanto substantivos e variam em gênero e número enquanto adjetivos. Exemplo:
- Hoje ela se preocupa o dobro do que se preocupava antes de ter filhos. (substantivo)
- Hoje ela tem dupla preocupação: cuidar de si mesma e dos filhos. (adjetivo)
- Fracionários: podem variar em gênero e número dependendo do cardinal que os antecedem. Exemplo:
- Guardei um terço do bolo para comer mais tarde.
- Comi duas terças partes da torta antes do almoço.
- Numerais coletivos: variam somente em número. Exemplo:
- Comi três dezenas de bombons.
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Outros exemplos de numerais
Ambos/ambas também são considerados numerais e significam “os dois/as duas”.
São numerais usados para retomar um par de algo que já foi mencionado no texto, por exemplo: “Mia Couto e Pepetela são autores de literatura africana. Ambos têm obras em listas de leitura de vestibulares”.
Tabela de numerais
| Cardinais | Ordinais | Multiplicativos | Fracionários |
| um | primeiro | ||
| dois | segundo | dobro/duplo | meio |
| três | terceiro | triplo | terço |
| quatro | quarto | quádruplo | quarto |
| cinco | quinto | quíntuplo | quinto |
| dez | décimo | décuplo | décimo |
| doze | décimo segundo | duodécuplo | cardinal + “avos” |
| treze | décimo terceiro | cardinal + “vezes” | |
| vinte | vigésimo | ||
| trinta | trigésimo | ||
| quarenta | quadragésimo | ||
| cinquenta | quinquagésimo | ||
| sessenta | sexagésimo | ||
| setenta | septuagésimo | ||
| oitenta | octogésimo | ||
| noventa | nonagésimo | ||
| cem | centésimo | cêntuplo | centésimo |
| duzentos | ducentésimo | ducentésimo | |
| trezentos | trecentésimo | trecentésimo | |
| mil | milésimo | milésimo | |
| milhão | milionésimo | milionésimo | |
| bilhão | bilionésimo | bilionésimo |
Exercício de fixação
Exercícios sobre Numeral para vestibular
PUC-SP/2007
Textos para a próxima questão:
Em uma peça publicitária recentemente veiculada em jornais impressos, pode-se Ier o seguinte: "Se a prática leva à perfeição, então imagine o sabor de pratos elaborados bilhões e bilhões de vezes". A segunda oração que compõe a referida peça publicitária contém a expressão “pratos elaborados BILHÕES E BILHÕES de vezes”.
Em recente declaração à 'Revista Veja', a respeito de seu filho, o presidente Luís Inácio Lula da Silva fez a seguinte afirmação “Deve haver UM MILHÃO de pais reclamando: por que meu filho não é o Ronaldinho? Porque não pode todo mundo ser o Ronaldinho”. ('Revista Veja' Edição 1979 - 25 out. 2006).
A respeito das expressões destacadas nos trechos acima, é linguisticamente adequado afirmar que: