Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Redação

Gêneros Textuais

Davi Silva
Publicado por Davi Silva
Última atualização: 13/8/2018

Introdução

É possível classificar os textos em diferentes gêneros textuais, de acordo com as situações do discurso em que são empregados e a partir da análise de características comuns em sua estrutura e conteúdo.

Analisando seu contexto, finalidade e público-alvo, é possível classificá-los como conto, crônica, manifesto, receita, carta, entre outros gêneros.

Uma outra análise de características estruturais e gramaticais permite a classificação dos textos quanto à tipologia textual, podendo eles serem narrativos, injuntivos, dissertativos, expositivos ou descritivos.

Dessa forma, os gêneros textuais podem também ser divididos de acordo com a tipologia textual predominante em sua estrutura.

Gêneros narrativos

Textos narrativos contam uma história desenvolvida em torno de personagens, tempo e espaço bem definidos.

As ações seguem uma determinada ordem cronológica, e há preocupação em responder às seguintes perguntas relacionadas a elas: Como? Por quê? Para quê?

Confira alguns gêneros que se enquadram nesta tipologia:

Conto

Narrativa curta, com poucos personagens, poucas ações e tempo e espaço restritos.

Crônica

Texto curto (geralmente menor que um conto), que relata fatos cotidianos em ordem cronológica. As crônicas geralmente ocorrem em um único espaço, e têm tempo e personagens restritos.

Fábula

Texto narrativo curto em que os personagens são animais que apresentam características humanas (consciência, fala, cultura própria). Termina com uma lição de moral que sintetiza a história.

Relato

Texto narrativo de caráter subjetivo, com elementos de caráter descritivo, que apresenta acontecimentos importantes da vida do narrador, o qual se torna o protagonista da história.

Romance

Composição narrativa longa constituída por várias personagens, tempo e espaço diversos e bem definidos, e enredo complexo.

Gêneros injuntivos

Textos injuntivos são aqueles que fornecem instruções, seja em forma de pedido, seja em forma de ordem. São marcados pela presença de verbos no imperativo. Alguns gêneros injuntivos são:

Receita culinária

Fornece instruções de como realizar o preparo de um prato culinário. É dividida em: listagem de ingredientes, que apresenta características de um texto descritivo, e modo de preparo.

Bula de remédio

Instrui o usuário de um medicamento acerca de como consumi-lo de forma adequada, fornecendo informações importantes, como frequência de uso, faixa etária para o qual é recomendado, contraindicações e efeitos colaterais.

Edital de concurso

Fornece informações acerca de um concurso e inclui normas que os candidatos devem seguir para participar dele, referentes a aspectos como: processo de inscrição, local, data e horário de prova, documentos necessários e materiais permitidos na prova.

Manual de instruções

Instrui o dono de um produto (jogo, eletrodoméstico etc.) acerca de como utilizá-lo da forma correta.

Propaganda

Texto cujo objetivo é convencer o maior número de pessoas a comprar um produto ou usar um serviço. Muitas vezes utiliza características de textos injuntivos para alcançar esse objetivo, como o uso de verbos no imperativo em: “faça”, “compre”, “não perca”.

Gêneros dissertativos

Dissertações analisam e discorrem sobre determinado aspecto da realidade, destacando um ponto de vista sobre o tema abordado e defendendo-o com base em argumentos sólidos.

São estruturados em: introdução, desenvolvimento e conclusão. São exemplos de gêneros textuais dissertativos:

Resenha

É uma descrição de uma obra (um livro, um filme, um jogo...) ou de um evento cultural que apresenta, analisa e opina sobre o objeto em questão, convidando ou desencorajando o leitor a conhecê-lo.

Manifesto

Texto argumentativo, geralmente de cunho político, para denúncia pública de um problema social, destacando um ponto de vista sobre ele, e objetiva a convocação do governo ou da sociedade para solucioná-lo.

Texto editorial

Texto jornalístico que introduz as colunas de um jornal. Apresenta as opiniões da equipe de produção da editora, bem como os assuntos a serem discutidos em cada seção do jornal.

Monografia

Dissertação de cunho científico acerca de determinado tema relacionado às Artes, à Ciência, à História, entre outros.

Carta de opinião

Texto escrito por consumidores de um veículo comunicativo (jornal, TV, revista...) que permite que eles expressem sua opinião acerca de determinado artigo publicado ou aspecto do veículo.

Gêneros expositivos

Textos expositivos são aqueles que expõem e informam acerca de determinada ideia ou assunto, de forma totalmente imparcial, objetiva e impessoal.

São exemplos de gêneros expositivos:

Verbete de dicionário

Texto que fornece o significado de uma palavra pertencente a determinada língua, bem como algumas informações adicionais, tais quais: classe gramatical, formas derivadas (plural, flexão de gênero), separação silábica e etimologia.

Seminário

Apresentação na qual oradores expõem aspectos referentes a determinado tema e instigam, ou não, posterior debate acerca deles.

Entrevista

Troca de informações entre duas ou mais pessoas, na qual o entrevistador faz perguntas ao entrevistado para obter as respostas que dele necessita.

Palestra

Apresentação oral cujo objetivo é ensinar ou explanar informações acerca de determinado assunto.

Enciclopédia

Obra que expõe um conjunto de conhecimentos humanos organizados por tema ou pela ordem alfabética.

Gêneros descritivos

Textos descritivos estão muitas vezes presentes em conjunto com outras tipologias textuais.

São aqueles textos que caracterizam determinado objeto, cenário ou pessoa, de forma pessoal ou impessoal, com o uso frequente de adjetivos e substantivos.

Alguns exemplos de gêneros textuais de caráter descritivo são:

Currículo

Documento que apresenta as experiências e conquistas educacionais e profissionais de uma pessoa, geralmente com o objetivo de promover uma análise de cunho eliminatório para determinada vaga de emprego ou acadêmica.

Cardápio

Enumeração de pratos culinários disponíveis para escolha do cliente em um restaurante.

Lista de compras

Enumeração de itens que um cliente deseja comprar em determinado estabelecimento comercial.

Anúncio de classificados

Texto geralmente veiculado em jornais que descreve características de determinado produto, novo ou usado, disponível para venda. Dados como telefone para contato ou endereço do anunciante também se encontram disponíveis nesse texto.

Notícia

Texto objetivo e neutro que apresenta informações acerca de determinado acontecimento da realidade de interesse da sociedade.

Embora apresente muitas características de textos expositivos e narrativos, também traz elementos de um texto descritivo, especialmente no lead (primeiro parágrafo da notícia), parte do texto na qual descreve-se o acontecimento de forma geral, respondendo-se às principais perguntas associadas a ele (O quê? Onde? Quando? Como?).

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...

Veja também

LITERATURA
Denotação e Conotação
Denotação e Conotação
REDAÇÃO
Descrição
Descrição
PORTUGUÊS
Interpretação de Texto
Interpretação de Texto
LITERATURA
Intertextualidade
Intertextualidade
LITERATURA
Paráfrase
Paráfrase
LITERATURA
Paródia
Paródia