Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
034a0947f17da3b1ffa2cac77807e713a0c7595a Cad4289abdb7425ccae2f9b377a959eb7b84ac71
Vestibular e Enem

Dicas de interpretação de texto para o Enem

por Marcela Coelho em 26/04/19 1,5 mil visualizações

Saber interpretar textos é um grande diferencial para o candidato que está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), visto que questões envolvendo essa competência aparecem em todas as áreas do conhecimento.

Além disso, a interpretação de texto pode ser encarada como uma estratégia de prova, que ajuda a resolver as perguntas de um jeito melhor e mais rápido. Confira abaixo dicas valiosas para conseguir bons resultados nesse quesito e arrasar no Enem.




Leia com atenção

Uma leitura cuidadosa é o ponto de partida para uma boa interpretação. Para não precisar ler e reler o texto várias vezes, logo no primeiro contato é importante grifar as palavras-chave, de modo a tornar mais claro o conteúdo trabalhado pelo autor, e também checar a ideia central do texto.

Identifique o gênero textual

O vestibulando deve saber o gênero textual com o qual está trabalhando. Alguns exemplos comuns são matéria de jornal, poema, trecho de romance, publicidade, e-mail e manual de instrução.

Outro elemento para identificar, segundo o professor e autor do material de redação do Sistema de Ensino pH, Thiago Braga, é o modo de organização discursiva do texto: descritivo, narrativo, argumentativo, injuntivo ou expositivo. “A partir disso, é preciso entender a intenção do texto e o seu público-alvo”, falou.

Foque no enunciado

Tão importante quanto saber interpretar o texto é compreender bem o enunciado. Isso, porque, muitas perguntas do Enem podem induzir o estudante ao erro apresentando mais de uma alternativa que pareça correta. Para facilitar, uma estratégia é circular os termos-chave que indiquem o que a questão está pedindo. Focar no enunciado serve, inclusive, para fazer uma leitura mais intencionada e focada no que se deseja encontrar.

Leia mais: O que ler primeiro, enunciado ou texto de apoio das questões?

Conheça os níveis de interpretação

De acordo com o professor de português do Curso Anglo, Eduardo Calbucci, de maneira simplificada, existem dois níveis de interpretação. O primeiro consiste em uma análise interna do texto. “Nela, o candidato deve reconhecer as informações explícitas na superfície textual, identificando as correlações entre as partes do texto”, explicou.

Já o segundo nível envolve o contexto externo: “é necessário estabelecer relações entre o texto e dados do nosso conhecimento de mundo”.

Esses dois níveis se complementam, porém algumas questões de prova não exigem que se chegue ao segundo patamar de interpretação. É o caso das mais simples, na qual as alternativas corretas são uma paráfrase de trechos do texto, ou seja, uma explicação ou uma nova apresentação do conteúdo, sem fugir das ideias do autor. Em contrapartida, as questões mais difíceis são aquelas em que o estudante precisa relacionar a leitura com informações de seu repertório cultural

Fuja da leitura de “fora para dentro”

Conforme Eduardo, em uma questão de interpretação de texto, é sempre importante assimilar o que está se avaliando e evitar fazer uma leitura de “fora para dentro”, em que o candidato, em vez de identificar a tese do texto, projeta no conteúdo informações que não estão presentes nele.

“Isso é muito comum quando os textos tratam de temas polêmicos, e há uma tendência de o aluno interpretar com o que ele pensa do assunto, e não com os dados apresentados”, afirmou.

Leia mais: Como fazer uma boa interpretação de texto em Inglês?

Procure relacionar os textos

Se a questão cobrar a leitura de dois ou mais textos, a dica é buscar e marcar os itens em comum entre eles. Nesse caso, normalmente, a pergunta demanda o entendimento da relação existente entre as ideias de ambos. 

Invista na sua bagagem cultural


Para quem quer atingir uma boa nota, há outro tópico essencial a ser lembrado: a leitura de um texto não é uma ação independente. Não só na redação, mas em muitas questões do Enem são exigidos conhecimentos prévios sobre diversos assuntos.

“Por isso a bagagem cultural adquirida por meio da vivência e da leitura são fundamentais para uma maior amplitude de compreensão. O exercício constante de leitura e de interpretação é um auxílio fantástico para o desenvolvimento dessa habilidade” recomendou Thiago.

Um recurso que pode ajudar nesse ponto é tentar se manter informado e atualizado por meio de jornais e revistas.

Leia mais: 75 dicas de como estudar para o Enem: todas as disciplinas
Dicas Enem: você conhece a estratégia de prova pega-varetas?
Português Enem: 7 dicas para estudar para essa prova

034a0947f17da3b1ffa2cac77807e713a0c7595a Cad4289abdb7425ccae2f9b377a959eb7b84ac71

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE BOLSAS i-close
Já sabe qual curso fazer na faculdade e gostaria de uma bolsa de estudo?
ALERTA DE BOLSAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE BOLSAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 75% de desconto nas melhores faculdades do país.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE BOLSAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE BOLSAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores bolsas de estudo chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Já sabe qual curso fazer na faculdade e gostaria de uma bolsa de estudo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54