
10 dias para o Encceja 2025: 10 regras do edital que você precisa saber antes da prova
Juliana Gottardi | 24/07/25Revise com calma cada uma dessas 10 etapas e assegure sua oportunidade de conquistar a certificação
A Unicamp é referência em qualidade acadêmica e atrai estudantes de todo o país
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou o edital do Vestibular 2026. Com 2.520 vagas distribuídas entre diversos cursos de graduação, o processo seletivo traz mudanças, novas datas e uma lista atualizada de obras obrigatórias que exigem atenção dos candidatos.
As inscrições estarão abertas de 1º de agosto a 1º de setembro e deverão ser feitas exclusivamente pelo site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). A taxa é de R$ 221. A lista dos candidatos isentos será divulgada em 30 de julho.
Leia mais: Enem 2025: 10 erros comuns de quem faz a prova pela primeira vez
+ Dá para usar frases do Ozzy Osbourne na redação do Enem?
O vestibular será aplicado em duas fases. A primeira ocorre em 26 de outubro e será composta por questões objetivas. A segunda fase será nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com questões discursivas e redação.
A principal novidade deste ano é a redução de 20 para 18 questões discursivas na segunda etapa, visando proporcionar mais tempo aos candidatos para leitura e elaboração das respostas.
As provas de Habilidades Específicas também seguem calendário próprio. Candidatos aos cursos de Música farão as provas virtualmente entre 15 e 30 de setembro. Já os de Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança farão entre 3 e 5 de dezembro.
A lista de obras exigidas combina clássicos da literatura brasileira com nomes contemporâneos e até músicas populares. Confira:
O conteúdo programático completo e todas as informações detalhadas estão disponíveis no site da Comvest.
O resultado da primeira chamada será divulgado em 23 de janeiro de 2026. Veja outras datas importantes:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.