
Unicamp 2026: inscrições são prorrogadas; veja nova data
Isabella Baliana | 01/09/25Prazo para se inscrever no vestibular da Unicamp 2026 foi prorrogado; confira nova data e calendário completo.
Ícone do rock, Ozzy Osbourne deixa um legado que ultrapassa os palcos — e pode até inspirar candidatos a conquistar uma redação nota 1000 no Enem
A morte de Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath e ícone do heavy metal, aos 76 anos, chocou fãs do rock e movimentou as redes sociais nesta terça-feira (22).
Conhecido como o “Príncipe das Trevas”, Ozzy não foi apenas um músico de atitude: suas letras, muitas vezes carregadas de crítica social, podem ter algo a ensinar para os estudantes que se preparam para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Mas será que usar frases de músicas de Ozzy Osbourne na redação do Enem é uma boa ideia? A resposta é: sim, desde que com critério. O uso de citações é opcional, mas pode valorizar bastante a argumentação — desde que contextualizada com o tema e bem integrada ao texto.
Leia mais: 15 melhores citações de Paulo Freire para usar na redação
+ 13 citações sobre meio ambiente para usar na redação
Apesar da imagem polêmica e do estilo pesado, muitas músicas de Ozzy trazem reflexões profundas sobre a condição humana, violência, saúde mental e até questões ambientais.
“Maybe it’s not too late to learn how to love and forget how to hate.”
(Talvez não seja tarde demais para aprender a amar e esquecer como odiar)
“When will all this anger, hate and bigotry be done?”
(Quando acabará toda essa raiva e fanatismo?)
“Gazing through the window at the world outside, wondering will mother Earth survive.”
(Contemplando pela janela o mundo afora, desejando saber se a mãe Terra sobreviverá)
“Mental wounds not healing, life’s a bitter shame.”
(Feridas mentais não têm cura, a vida é uma vergonha amarga)
“I’m going through changes, it took so long to realize and I can still hear her last goodbyes.”
(Estou passando por mudanças, levou um certo tempo para perceber, ainda ouço suas últimas despedidas)
“Crazy, but that’s how it goes, millions of people living as foes.”
(Louco, mas é assim que as coisas são, milhões de pessoas vivendo como tolos)
“If only we could all just find serenity, it would be nice if we could live as one.”
(Se ao menos pudéssemos encontrar serenidade, seria ótimo se pudéssemos viver como um só)
“There are no impossible dreams.”
(Não existem sonhos impossíveis)
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
A prova de redação do Enem exige que o candidato escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre um problema da sociedade brasileira. Para isso, é necessário apresentar uma tese clara, desenvolver argumentos consistentes, mobilizar repertórios produtivos e propor uma solução viável.
Embora a citação não seja obrigatória, ela pode somar pontos importantes na competência 2 da correção, a que avalia o repertório sociocultural do candidato. Segundo orientações do Inep, usar referências de forma produtiva e crítica mostra que o estudante tem bagagem e sabe aplicá-la em diferentes contextos.
Mas atenção: a citação precisa ter relação direta com o tema, estar corretamente atribuída e ser seguida de uma explicação que a conecte ao argumento central. Usar uma frase apenas por impacto pode soar forçado ou deslocado.
De jeito nenhum. Inventar uma frase e atribuí-la a um autor pode ser um erro grave, que compromete a credibilidade do texto.
O mais seguro é usar citações que o estudante conheça bem, ou, na dúvida, construir um argumento sólido sem recorrer a frases de efeito. Se lembrar de uma ideia, mas não da citação exata, vale parafrasear com cuidado, como no caso de letras marcantes de Ozzy.
Sim. A música é parte da cultura e pode ser usada como repertório sociocultural, assim como cinema, literatura, séries, filosofia e história. O que importa é a forma como esse repertório é mobilizado.
Trazer uma referência do rock, como Ozzy, pode ser inclusive um diferencial, especialmente em temas que pedem análise crítica da sociedade, da juventude ou da marginalização de grupos culturais.
Se você quer estar realmente pronto para encarar a redação do Enem e conquistar uma boa nota, o Preparadão Enem da Quero Bolsa é a escolha ideal.
Gratuito e 100% online, o curso oferece videoaulas, simulados, conteúdos atualizados e orientação de especialistas — tudo pensado para ajudar você a dominar os temas mais cobrados, aprender a usar citações de forma estratégica e montar uma redação nota 1000.
Acesse agora mesmo o site da Quero Bolsa e garanta sua inscrição no Preparadão.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.