Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
034a0947f17da3b1ffa2cac77807e713a0c7595a Cad4289abdb7425ccae2f9b377a959eb7b84ac71
Vestibular e Enem

Português Enem: 7 dicas para estudar para essa prova

por Natália Plascak Jorge em 30/10/17 3,7 mil visualizações

Se você está estudando para a prova Português do Enem e ainda não sabe direito como se preparar, fique de olho nas dicas do professor Cesar Ceneme, do Curso Poliedro.

Dicas para estudar Português para o Enem

  1.  Estude funções de linguagem
    O primeiro tópico teórico recomendado pelo professor Cesar está relacionado a funções de linguagem. São elas: emotiva, referencial, apelativa, poética, metalinguística e fática. Essas funções evidenciam a forma e o motivo pelo qual iniciamos uma mensagem. Existem regras e estruturas que precisam ser observadas. É fundamental que o candidato leia as teorias relacionadas a funções de linguagem e procure resolver os exercícios que envolvem isso. Esse é um assunto que vem sendo bastante cobrado no Enem. 

  2. Dê atenção para a coesão textual
    Outro assunto teórico muito exigido na prova de Português do Enem está associado à coesão textual, principalmente, às relações coesivas criadas a partir de duas ou três conjunções. Geralmente, questiona-se o que essas conexões criam ou ainda quais substituições de igual valor são possíveis. Leia uma boa carga teórica relacionada à coordenação e à subordinação adverbial para se preparar para questões desse tipo.
  3. Conheça as variações linguísticas
    Outro tema frequente no Enem está associado às variações linguísticas, à informalidade e à coloquialidade do texto. É mais um assunto teórico. É fundamental que se conheça como a informalidade da língua é construída e as marcações que criam oralidade dentro de um texto. É importante também que se reconheçam as variedades que existem dentro de um idioma.
  4. Entenda as vanguardas europeias
    Nos últimos dois ou três anos, o Enem vem apresentando um volume razoável de questões que envolve História da Arte, dando destaque, principalmente, às Vanguardas Europeias. Trata-se de uma parte da Língua Portuguesa mais associada à Literatura, mas algo que cai nas provas de Linguagens, por isso é crucial saber mais. Das Vanguardas Europeias, as que mais chamam atenção são: Barroco, Modernismo e as principais escolas artísticas a partir do século XVI.
  5. Saiba como funcionam as ambiguidades
    As relações que criam ambiguidade dentro de um texto também aparecem bastante no Enem. Muitas vezes, ambiguidades propositais em gêneros como a charge e a tirinha, ou ambiguidades acidentais em gêneros como o texto jornalístico. A ambiguidade é criada basicamente pela homonímia, pela polissemia e por uma concessão imprecisa geralmente associada a pronomes e qualificadores oracionais.
  6. Não se esqueça da paráfrase e da inferência textual
    Do ponto de vista analítico, que é algo que não está associado à teoria e sim à interpretação de texto de fato, também é importante que se conheçam mecanismos que criam paráfrase textual e inferência textual. São dois processos de leitura diferentes: na paráfrase, basicamente são questões que pedem que se reafirme o que já foi citado no texto; na inferência, são questões que pedem que se concluam coisas subentendidas no texto. Eles exigem uma carga mais prática do candidato.
  7. Reconheça o conteúdo em provas anteriores
    Uma vez que se tenha contato com todos esses tópicos indicados é importante que, ao fazer uma prova anterior do Enem, o candidato reconheça o tipo de exercício que ele está fazendo. É possível perceber que das 40 questões pelo menos 30 tendem a envolver leitura e não conhecimento teórico. É importante que essas que envolvem leitura se consiga diferenciar entre o raciocínio da paráfrase e o raciocínio da inferência. Conseguindo isso, há um volume bom de questões de interpretação pura para treinar. O restante das questões teóricas pode representar duas ou três de cada um dos tópicos destacados.

Depois de tudo isso, percebe-se um bom mapeamento da prova e reconhecimento dos tipos de questões que ela exige. O treino com as provas anteriores prepara bem para enfrentar o exame. Em Língua Portuguesa, observa-se um certo tradicionalismo. As questões tendem a apresentar uma lógica de resolução e o mesmo tipo de texto sendo cobrado. De acordo com o professor Cesar, não são questões difíceis, mas sim questões cansativas e mais atreladas à interpretação.

É uma prova essencialmente de leitura com alguns tópicos teóricos. Tendo estudado bem isso e treinado as questões de interpretação pura é bem provável que o candidato se depare com uma prova de nível médio, consiga lidar bem com ela e tenha um desempenho bom.

Gostou das dicas? Qual é a sua maior dificuldade na prova de Português do Enem?



034a0947f17da3b1ffa2cac77807e713a0c7595a Cad4289abdb7425ccae2f9b377a959eb7b84ac71

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE BOLSAS i-close
Já sabe qual curso fazer na faculdade e gostaria de uma bolsa de estudo?
ALERTA DE BOLSAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE BOLSAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 75% de desconto nas melhores faculdades do país.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE BOLSAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE BOLSAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores bolsas de estudo chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Já sabe qual curso fazer na faculdade e gostaria de uma bolsa de estudo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54