Atualizado em 5 de março de 2024
Das nove leituras pedidas na Fuvest 2025, vestibular que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP), somente dois são de autoras mulheres. Já na prova da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2025, das nove obras exigidas, apenas duas são de escritoras femininas.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Muitos estudantes se dedicam às leituras pedidas pelos vestibulares e não conseguem, na correria das provas, procurar por outros livros. Assim, como a seleção de obras das provas é composta por mais escritores do que escritoras, os futuros universitários deixam de conhecer grandes mulheres que marcaram a literatura no Brasil e no mundo.
Leia mais: Mulheres na pós-graduação: perspectivas e desafios
+ 11 mulheres que mudaram a educação no mundo
Confira 10 mulheres que marcaram a literatura nacional e internacional
Nesse Dia Internacional da Mulher, listamos 10 autoras renomadas para ampliar seu conhecimento sobre a literatura feminina. Confira abaixo:
1. Clarice Lispector
A escritora, jornalista e diplomata Clarice Lispector nasceu em 1920, na Ucrânia, e se mudou para o Brasil ainda com dois anos de idade. Ela faleceu em 1977, aos 56 anos, por conta de um câncer de ovário.
Clarice escreveu contos, crônicas e romances, além de livros infantis. Entre as características mais marcantes de suas obras estão o caráter intimista e a temática cotidiana.
Algumas de suas produções de destaque são A hora da estrela, A Paixão Segundo G.H. e Felicidade Clandestina.
Leia também: 10 cursos na área de TI com menos mulheres: saiba quais são
+ O que aconteceu em 8 de março? Entenda origem do Dia da Mulher
2. Agatha Christie
Agatha Christie nasceu no Reino Unido, em 1890. A britânica viveu até 1976, quando faleceu aos 86 anos, em decorrência de uma pneumonia.
Seu reconhecimento veio, principalmente, pelas obras de mistério que escrevia. Até por conta disso, ela ganhou o apelido “Rainha do Crime”. Agatha Christie produziu contos, romances, além de sua própria biografia.
Os livros com maior destaque da autora foram E não sobrou nenhum, Assassinato no Expresso do Oriente e Morte no Nilo. O sucesso foi tão grande que as últimas duas obras mencionadas foram adaptadas para o cinema. Há, ainda, outros filmes que foram baseados no trabalho de Agatha Christie, como Punição para a Inocência e A Casa Torta.
Leia também: 8 autores estrangeiros que você precisa conhecer
+ Mulheres cientistas: veja 6 pioneiras que mudaram o mundo da ciência
3. Virginia Woolf
A escritora Virginia Woolf nasceu na Inglaterra, em 1882 e viveu até 1941, quando, aos 59 anos, ela se suicidou.
Virginia Woolf marcou sua época ao tratar de temas relacionados às mulheres, como a desigualdade de gênero. Por isso, é considerada uma das pioneiras do feminismo.
A autora produziu nove romances, além de mais de 30 livros de outros gêneros. Na lista de obras imperdíveis de Woolf constam: Um Teto Todo Seu, Mrs Dalloway e Ao Farol.
4. Jane Austen
Jane Austen nasceu em 1775, na Inglaterra. Seu falecimento aconteceu no ano de 1817. A autora, que começou a escrever ainda na infância, ficou conhecida pelos romances que incluíam ironia e críticas sociais.
Suas obras mais conhecidas são Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Persuasão, sendo que esses três títulos também originaram filmes.
Saiba também: 9 obras da literatura brasileira que foram adaptadas para o cinema
+ 9 citações sobre redes sociais para usar na redação
5. Cecília Meireles
Cecília Meireles nasceu no Brasil, em 1901 e viveu até 1964, quando faleceu vítima de câncer.
A autora ganhou reconhecimento por conta de suas poesias, mas também trabalhou como professora. Suas obras têm como característica às reflexões sobre amor, morte, solidão, etc.
Entre os livros que marcaram sua carreira estão Romanceiro da Inconfidência, Nunca Mais e Ou isto ou aquilo.
6. Margaret Atwood
Integrando uma geração mais contemporânea, Margaret Atwood nasceu no Canadá em 1939 e atualmente tem 82 anos.
Escrevendo em inglês, a autora conquistou a crítica e o público com seu livro de ficção O Conto da Aia, que também fez sucesso no formato de série.
Atwood já escreveu romances, contos, poesias e ensaios, mas as obras que mais se destacaram na sua carreira foram O Conto da Aia, Vulgo Grace e Oryx e Crake.
7. Maya Angelou
A autora nasceu em 1928, nos Estados Unidos e viveu até 2014, ano em que completou 86 anos. Maya Angelou construiu uma lista longa de profissões durante sua vida: ela foi poetisa, atriz, cantora, bailarina, escritora, ativista política, jornalista, etc. Ela deu destaque a questões raciais e de gênero e foi a primeira mulher negra a estampar uma moeda americana.
Entre suas obras mais importantes, estão: Eu Sei Porque o Pássaro Canta na Gaiola, Ainda assim eu me levanto e Mamãe & Eu & Mamãe.
8. Hilda Hilst
Nascida em 1930, no interior de São Paulo, mais especificamente em Jaú, Hilda Hilst se tornou uma grande escritora de poesias. Ela faleceu em 2004, por conta de uma deficiência crônica cardíaca e pulmonar.
A princípio, a poetisa se formou em Direito, mas logo descobriu sua vocação para a literatura. Então, nesse segmento, a autora produziu textos em prosa, poemas, peças de teatro e crônicas. Um tema comum em seus escritos era o erotismo, além das questões existenciais.
Pelas obras renomadas, Hilda Hilst ganhou muitos reconhecimentos; entre eles, dois prêmios Jabutis. Alguns de seus trabalhos mais famosos são: Presságio, Sete Cantos do Poeta para o Anjo e Ficções.
Confira mais: 10 clássicos da literatura mais cobrados nos vestibulares
+ 13 citações sobre meio ambiente para usar na redação
9. Chimamanda Ngozi Adichie
A nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie nasceu em 1977. Com 19 anos, a escritora foi para os Estados Unidos estudar e, aos 26, seu primeiro romance foi publicado.
Em suas produções, Chimamanda fala sobre feminismo, racismo, desigualdade social e questões relacionadas ao seu país natal.
A autora já ganhou vários reconhecimentos, como o Orange Prize e o o National Book Critics Circle Award. Além disso, a nigeriana fez sucesso com a palestra O perigo de uma história única.
Na lista de grandes obras da autoras, constam: Meio Sol Amarelo, No seu Pescoço e Hibisco Roxo.
10. Bell Hooks
Gloria Jean Watkins, mais conhecida como bell hooks, nasceu em 1952, nos Estados Unidos. Ela viveu até o final de 2021.
Uma curiosidade sobre essa mulher é que ela adotou o nome bell hooks com as iniciais minúsculas, pois, para ela, o que importava era o conteúdo de suas obras e não quem ela era.
A escritora norte-americana ficou conhecida pela escrita didática, de temas relacionados ao amor, ao feminismo e ao racismo.
Entre suas produções de destaque estão: Tudo Sobre o Amor: novas perspectivas, Ensinando a Transgredir: A educação como prática de liberdade e E eu não sou uma mulher? Mulheres negras e o feminismo.
Veja também: 7 cursos para quem gosta de escrever
+ 10 pós-graduações para quem gosta de escrever
Dicas para redação do Enem
Se você deseja estudar para a redação do Enem sem pagar nada, o Guia de Redação da Quero Bolsa é para você. Trata-se de um material gratuito e super completo, com tudo que é necessário saber para ir bem na prova. Baixe gratuitamente: