Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

9 obras da literatura brasileira que foram adaptadas para o cinema

por Isabela Giordan em 22/10/20

Se você está estudando para o vestibular, sabe que diversos clássicos da literatura brasileira são cobrados em algumas provas, não é mesmo? Na Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, Quincas Borba, de Machado de Assis, Angústia, de Graciliano Ramos, são obras de leitura obrigatória.

Para esses exames, nada substitui a ler a obra na íntegra. Porém, caso você precise de um empurrãozinho para começar a leitura ou queira mais detalhes sobre esses livros, uma boa indicação é procurar produções cinematográficas inspiradas nesses clássicos. 

filmes de livros brasileiros
Adaptação cinematográfica de "O Auto da Compadecida" completou 20 anos em 2020

Para te ajudar, a Revista Quero listou 9 clássicos na literatura brasileira que foram adaptados para o cinema. Confira:

Saiba mais: 7 livros mais cobrados nos vestibulares

1 - O Auto da Compadecida 

O filme é uma adaptação da peça teatral "O Auto da Compadecida", escrita por Ariano Suassuna, em 1955. O longa, lançado nos anos 2000, foi originalmente uma minissérie produzida pela Rede Globo, com a participação de outros personagens que não estão na trama original, assim como a adição de elementos de outras obras de Suassuna. 

Sinopse: O filme mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvar esta dupla.

2 - Capitães da Areia

Inspirado no livro de mesmo nome, esse filme foi lançado em 2011 e dirigido por Cecília Amado, neta de Jorge Amado, autor da obra, como uma forma de homenagear o avô. "Capitães da Areia" foi escrito em 1937 por Amado e conta a história de meninos de rua da cidade de Salvador. 

Sinopse: Pedro Bala, Professor, Gato, Sem Pernas e Boa Vida são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche. Eles praticam uma série de assaltos e são constantemente perseguidos pela polícia. Um dia, Professor conhece Dora e seu irmão Zé Fuinha e os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Aos poucos, nasce o afeto entre o líder do grupo e a jovem.

3 - Macunaíma

Publicado em 1928 por Mario de Andrade, "Macunaíma" é uma das adaptações cinematográficas brasileiras mais conhecidas. O filme, lançado em 1968 e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, entrou para a lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Sinopse: As aventuras de Macunaíma, o anti-herói preguiçoso e sem caráter. Ele nasce negro no sertão, mas vira branco, vai para a cidade com os irmãos e se envolve com prostitutas, guerrilheiras e enfrenta todo tipo de gente em sua jornada.

4 - Lisbela e o Prisioneiro 

Lançado como uma peça de teatro em 1964, a obra foi escrita por Mário Jorge Mattos para mostrar a rebeldia contra o autoritarismo presente em algumas regiões no nordeste. Com algumas adaptações, o filme de "Lisbela e o Prisioneiro" foi lançado em 2008 e dirigido por Guel Arraes, o mesmo diretor de "O Autor da Compadecida".

Sinopse: A jovem Lisbela adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade da moça. Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas Lisbela está de casamento marcado. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador que está atrás de Leléu, devido a ele ter se envolvido com sua esposa no passado.

5 - Memórias Póstumas

Inspirado em um dos livros mais famosos de Machado de Assis, o filme "Memórias Póstumas" foi lançado em 2001 conta com citações literais da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas". 

Sinopse: O filme é uma adaptação da obra de Machado de Assis. O defunto-autor Brás Cubas decide escrever sobre as passagens mais importantes de sua vida. A ironia e inteligência do livro estão presentes no filme, assim como os costumes e a paisagem do Rio de Janeiro antigo.

6 - Morte e Vida Severina 

Lançado em 1977, com um especial para a televisão em 1981, o filme "Morte e Vida Severina" é inspirado na obra de mesmo nome. Nela, é contada a vida e os sofrimentos de Severino, um retirante nordestino. Escrito por João Cabral de Melo Neto, o livro foi publicado originalmente em 1955.

Sinopse: Severino é um retirante nordestino que foge da miséria do sertão e atravessa o agreste e a Zona da Mata.

7 - Vidas Secas

Um dos mais conhecidos do movimento Cinema Novo, "Vidas Secas" é inspirado no livro de nome homônimo de Graciliano Ramos. Assim como Macunaíma, esse filme também é considerado um dos 100 melhores produções cinematográficas brasileiras pela Abraccine.

Sinopse: A história de uma família pobre da região seca do Nordeste e sua luta diária por trabalho e comida para sobreviver e superar as dificuldades do ambiente árido em que vive. Baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos.

8 - A Hora da Estrela

Baseado em um clássico de Clarice Lispector, o filme "A Hora da Estrela" foi lançado em 1985 e dirigido por Suzana Amaral. Também é considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros e conquistou um Urso de Prata do concorrido Festival de Berlim. 

Sinopse: Macabéa, uma nordestina de dezenove anos, orfã de pai, mãe e da tia que a criou, vai para São Paulo ser datilógrafa. Ela mora em uma pensão e tem uma vida sem muitas emoções, pois é indiferente a elas. Conhece Olímpico de Jesus e os dois começam a namorar. Porém, a relação não se sustenta e Olímpico acaba trocando Macabéa por Glória, colega de trabalho da ex-namorada, que, por recomendação de sua cartomante, rouba o namorado de Macabéa.

9 - Orfeu Negro

O Orfeu Negro é uma produção cinematogrática inspirado na peça teatral "Orfeu da Conceição" de Vinícius de Morais. Filme ítalo-franco-brasileiro, "Orfeu Negro" foi o primeiro produzido em língua portuguesa a conquistar o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França, em 1960. 

Sinopse: No Carnaval, Orfeu, condutor de bonde e sambista do morro, se apaixona por Eurídice, uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte. O belo amor de Orfeu por Eurídice, no entanto, desperta a ira da ex-noiva do galã, Mira e a Morte acompanha tudo de perto.

Extra: Dom Casmurro

Apesar de existirem outras adaptações cinematográficas, em 2008, a Rede Globo produziu uma minissérie sobre Dom Casmurro. Com o nome de Capitu, a produção foi uma homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis, autor da obra.  

Guia de Redação gratuito

Se você ainda não está na faculdade, mas precisa de ajuda para melhorar a sua escrita, o  Guia de Redação do Enem ensina tudo o que é necessário para ir bem redação. 

Além de aprender a escrever um texto dissertativo-argumentativo, você ainda confere quais são os critérios de correção, exemplos de redação nota 1.000 e dicas de quem é especialista no assunto!

Guia de Redação do Enem

Saiba mais: Listão de matérias do Enem

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54