9 obras da literatura brasileira que foram adaptadas para o cinema
Precisa de incentivo para começar a ler as obras obrigatórias do vestibular? Prepare a pipoca e veja 9 livros que foram adaptados para o cinema
Se você está estudando para o vestibular, sabe que diversos clássicos da literatura brasileira são cobrados em algumas provas, não é mesmo? Na Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, Quincas Borba, de Machado de Assis, Angústia, de Graciliano Ramos, são obras de leitura obrigatória.
Veja: Plano de estudo gratuito
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Para esses exames, nada substitui a ler a obra na íntegra. Porém, caso você precise de um empurrãozinho para começar a leitura ou queira mais detalhes sobre esses livros, uma boa indicação é procurar produções cinematográficas inspiradas nesses clássicos.
Leia também:
+ Tudo sobre a profissão de Dublê
Saiba mais: 7 livros mais cobrados nos vestibulares
+ Literatura e Artes Plásticas: confira a importância das ciências na sociedade
Para te ajudar, a Revista Quero listou 9 clássicos na literatura brasileira que foram adaptados para o cinema. Confira!
Veja também: Teste Vocacional de Letras
Confira 9 livros brasileiros que viraram filmes
Desde o surgimento do cinema, a adaptação de livros para as telas tem sido uma prática comum na indústria cinematográfica. Muitas obras literárias renomadas foram transformadas em grandes sucessos de bilheteria, proporcionando aos espectadores uma experiência única de ver os personagens e ambientes da história ganharem vida.
Baixar plano de estudo gratuito
Descubra abaixo 9 exemplos de filmes brasileiros baseados em livros!
1 – O Auto da Compadecida
O filme é uma adaptação da peça teatral “O Auto da Compadecida”, escrita por Ariano Suassuna, em 1955. O longa, lançado nos anos 2000, foi originalmente uma minissérie produzida pela Rede Globo, com a participação de outros personagens que não estão na trama original, assim como a adição de elementos de outras obras de Suassuna.
Sinopse: O filme mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvar esta dupla.
2 – Capitães da Areia
Inspirado no livro de mesmo nome, esse filme foi lançado em 2011 e dirigido por Cecília Amado, neta de Jorge Amado, autor da obra, como uma forma de homenagear o avô. “Capitães da Areia” foi escrito em 1937 por Amado e conta a história de meninos de rua da cidade de Salvador.
Sinopse: Pedro Bala, Professor, Gato, Sem Pernas e Boa Vida são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche. Eles praticam uma série de assaltos e são constantemente perseguidos pela polícia. Um dia, Professor conhece Dora e seu irmão Zé Fuinha e os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Aos poucos, nasce o afeto entre o líder do grupo e a jovem.
3 – Macunaíma
Publicado em 1928 por Mario de Andrade, “Macunaíma” é uma das adaptações cinematográficas brasileiras mais conhecidas. O filme, lançado em 1968 e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, entrou para a lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Sinopse: As aventuras de Macunaíma, o anti-herói preguiçoso e sem caráter. Ele nasce negro no sertão, mas vira branco, vai para a cidade com os irmãos e se envolve com prostitutas, guerrilheiras e enfrenta todo tipo de gente em sua jornada.
4 – Lisbela e o Prisioneiro
Lançado como uma peça de teatro em 1964, a obra foi escrita por Mário Jorge Mattos para mostrar a rebeldia contra o autoritarismo presente em algumas regiões no nordeste. Com algumas adaptações, o filme de “Lisbela e o Prisioneiro” foi lançado em 2008 e dirigido por Guel Arraes, o mesmo diretor de “O Autor da Compadecida”.
Sinopse: A jovem Lisbela adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade da moça. Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas Lisbela está de casamento marcado. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador que está atrás de Leléu, devido a ele ter se envolvido com sua esposa no passado.
Veja também: Como estudar Literatura para o Enem e outros vestibulares?
+ 10 personalidades que marcaram a literatura
5 – Memórias Póstumas
Inspirado em um dos livros mais famosos de Machado de Assis, o filme “Memórias Póstumas” foi lançado em 2001 conta com citações literais da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
Sinopse: O filme é uma adaptação da obra de Machado de Assis. O defunto-autor Brás Cubas decide escrever sobre as passagens mais importantes de sua vida. A ironia e inteligência do livro estão presentes no filme, assim como os costumes e a paisagem do Rio de Janeiro antigo.
Baixar plano de estudo gratuito
6 – Morte e Vida Severina
Lançado em 1977, com um especial para a televisão em 1981, o filme “Morte e Vida Severina” é inspirado na obra de mesmo nome. Nela, é contada a vida e os sofrimentos de Severino, um retirante nordestino. Escrito por João Cabral de Melo Neto, o livro foi publicado originalmente em 1955.
Sinopse: Severino é um retirante nordestino que foge da miséria do sertão e atravessa o agreste e a Zona da Mata.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
7 – Vidas Secas
Um dos mais conhecidos do movimento Cinema Novo, “Vidas Secas” é inspirado no livro de nome homônimo de Graciliano Ramos. Assim como Macunaíma, esse filme também é considerado um dos 100 melhores produções cinematográficas brasileiras pela Abraccine.
Sinopse: A história de uma família pobre da região seca do Nordeste e sua luta diária por trabalho e comida para sobreviver e superar as dificuldades do ambiente árido em que vive. Baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos.
8 – A Hora da Estrela
Baseado em um clássico de Clarice Lispector, o filme “A Hora da Estrela” foi lançado em 1985 e dirigido por Suzana Amaral. Também é considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros e conquistou um Urso de Prata do concorrido Festival de Berlim.
Sinopse: Macabéa, uma nordestina de dezenove anos, orfã de pai, mãe e da tia que a criou, vai para São Paulo ser datilógrafa. Ela mora em uma pensão e tem uma vida sem muitas emoções, pois é indiferente a elas. Conhece Olímpico de Jesus e os dois começam a namorar. Porém, a relação não se sustenta e Olímpico acaba trocando Macabéa por Glória, colega de trabalho da ex-namorada, que, por recomendação de sua cartomante, rouba o namorado de Macabéa.
Saiba também: Todo Dia a Mesma Noite e outros 6 livros que viraram série
+ 7 podcasts brasileiros para estudar Literatura
9 – Orfeu Negro
O Orfeu Negro é uma produção cinematogrática inspirado na peça teatral “Orfeu da Conceição” de Vinícius de Morais. Filme ítalo-franco-brasileiro, “Orfeu Negro” foi o primeiro produzido em língua portuguesa a conquistar o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França, em 1960.
Sinopse: No Carnaval, Orfeu, condutor de bonde e sambista do morro, se apaixona por Eurídice, uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte. O belo amor de Orfeu por Eurídice, no entanto, desperta a ira da ex-noiva do galã, Mira e a Morte acompanha tudo de perto.
10 – Ainda Estou Aqui
“Ainda Estou Aqui” é um filme brasileiro de 2024, no gênero drama biográfico, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que interpretam Eunice Paiva em diferentes fases da vida, além de Selton Mello como Rubens Paiva.
O roteiro, escrito por Murilo Hauser e Heitor Lorega, é baseado no livro homônimo de 2015, de Marcelo Rubens Paiva. O filme é distribuído internacionalmente com o título “I’m Still Here”.
Sinopse: A trama narra a história autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva, focando na vida de sua mãe, Eunice Paiva, uma advogada que se torna ativista política após o sequestro de seu marido pela ditadura militar brasileira, que o levou de casa e nunca mais retornou.
Extra: Dom Casmurro
Apesar de existirem outras adaptações cinematográficas, em 2008, a Rede Globo produziu uma minissérie sobre Dom Casmurro. Com o nome de Capitu, a produção foi uma homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis, autor da obra.
Plano de estudo gratuito
Se você está precisando de uma ajuda nos estudos, vale a pena baixar o plano de estudo da Quero Bolsa. O plano é 100% gratuito e conta com resumos, exercícios e videoaulas. Baixe já:
Baixar plano de estudo gratuito
Guia de Redação gratuito
Se você ainda não está na faculdade, mas precisa de ajuda para melhorar a sua escrita, o Guia de Redação do Enem ensina tudo o que é necessário para ir bem redação.
Além de aprender a escrever um texto dissertativo-argumentativo, você ainda confere quais são os critérios de correção, exemplos de redação nota 1.000 e dicas de quem é especialista no assunto!
Leia mais: Um bom lugar pra ler um livro: veja como escolher o local ideal!
+ Alice Oseman: conheça 3 livros da autora de Heartstopper