
Carnaval 2026: 7 livros para quem quer fugir da folia
Juliana Gottardi | 11/02/26De clássicos exigidos em vestibulares a romances contemporâneos e livros de carreira, a seleção reúne leituras para aproveitar o feriado de forma tranquila
De clássicos exigidos em vestibulares a romances contemporâneos e livros de carreira, a seleção reúne leituras para aproveitar o feriado de forma tranquila
Em resumo:
Continue lendo e saiba mais!
O Carnaval 2026 está prestes a começar: as festas se iniciam na sexta-feira (13) e terminam somente na quarta-feira de cinzas (18). Nesse período, muitas pessoas preferem descansar e fugir da folia em vez de aproveitar os tradicionais bloquinhos ou outros eventos comemorativos.
Se você faz parte do time daqueles que querem passar um Carnaval tranquilo, um livro pode ser uma boa companhia, seja para se entreter, aprender algo novo ou adquirir mais repertório.

Leia mais: Como encontrar uma faculdade antes do Carnaval? Descubra
+ Quarta-feira de cinzas é feriado em 2026? Entenda!
Aproveitar o Carnaval para ler um livro pode ser um ótimo passatempo, principalmente porque é um hábito que vai te ajudar com os estudos e com o trabalho também.
No caso dos estudos, existem vários livros que caem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares. Já quando se fala em carreira, os livros ajudam a se aperfeiçoar na sua área de atuação ou até mesmo a trocar de profissão.
Pensando em te ajudar a escolher leituras para o Carnaval, a Revista Quero listou 7 obras. Confira:

A primeira sugestão de livro para ler no Carnaval é “O Alquimista”, de Paulo Coelho. Trata-se de um romance publicado em 1988, que mistura espiritualidade, aventura e metáforas para contar a jornada de autodescoberta de um jovem pastor andaluz.
O protagonista da história se chama Santiago, um pastor que vive na Andaluzia, na Espanha. Ele começa a ter um sonho recorrente: uma criança lhe mostra um tesouro escondido próximo às pirâmides do Egito.
Intrigado, ele decide procurar uma cigana e, depois, um misterioso rei chamado Melquisedeque, que o incentiva a seguir sua “Lenda Pessoal”, aquilo que cada pessoa nasceu para realizar.
Com 208 páginas, o livro é relativamente curto e pode ser lido ao longo desses quatro dias de folga.
Confira: 10 profissões para quem ama livros de suspense como Verity

A segunda opção é “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë, pensando que o livro foi adaptado para as telas do cinema e o filme sendo lançado nesta quinta-feira (12).
Publicado em 1847, esse é um dos romances mais conhecidos da literatura inglesa. Ambientado nos campos isolados de Yorkshire, o livro mistura paixão obsessiva, vingança e tragédia familiar.
A narrativa é contada por meio de um narrador intermediário, o sr. Lockwood, que aluga a propriedade vizinha ao Morro dos Ventos Uivantes. Aos poucos, ele conhece a história da família Earnshaw e do misterioso Heathcliff por meio dos relatos da governanta Nelly Dean.
Heathcliff é um órfão adotado pelo sr. Earnshaw e criado junto com os filhos da família, Catherine e Hindley. Enquanto Catherine desenvolve uma ligação intensa com Heathcliff, Hindley o trata com desprezo. Após a morte do patriarca, Hindley assume a casa e passa a humilhar Heathcliff.
Essa obra é um pouco mais longa: a versão da Editora Principis possui 403 páginas.
Veja: Séries da Netflix baseadas em livros – e que você precisa ver

“Memórias Póstumas de Brás Cubas“, de Machado de Assis, foi publicado em 1881 e marca o início do Realismo no Brasil. A obra é narrada por um “defunto autor”, que decide contar sua própria história depois de morto, com ironia, crítica social e análise psicológica.
O narrador, Brás Cubas, escreve suas memórias após a morte, livre das convenções sociais e do medo de julgamento. Logo no início, revela que morreu de uma pneumonia contraída ao tentar divulgar um projeto chamado “emplasto Brás Cubas”, que pretendia curar a melancolia da humanidade.
A partir daí, ele revisita sua trajetória: a infância mimada, a juventude inconsequente, os estudos em Coimbra, o romance com Marcela, que, segundo ele, o amou “durante quinze meses e onze contos de réis”, e a paixão frustrada por Virgília, que acaba se casando com outro homem.
Essa leitura é indicada especialmente aos estudantes interessados em ingressar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pois a obra integra a lista de leitura obrigatória do Vestibular 2027. Vale destacar que a versão da Editora Penguin-Companhia possui 368 páginas.
Veja também: Conheça 13 livros para quem gostou de Memórias Póstumas de Brás Cubas

“A Paixão Segundo G.H.”, de Clarice Lispector, foi publicado em 1964 e é um dos romances mais densos e filosóficos da literatura brasileira. A obra mergulha na experiência interior de uma mulher diante de um acontecimento aparentemente banal que se transforma em uma revelação existencial.
A protagonista, identificada apenas pelas iniciais G.H., é uma mulher da alta classe média do Rio de Janeiro que vive sozinha em um apartamento confortável. Após a demissão da empregada doméstica, ela decide limpar o quarto que a funcionária ocupava.
Para aqueles que pretendem entrar na Universidade de São Paulo (USP), essa é uma boa escolha, considerando que essa é uma das obras obrigatórias para o Vestibular Fuvest 2027. Caso você opte pela edição do livro da Rocco, serão 192 páginas para ler ao longo do Carnaval.
Saiba mais: Fuvest divulga listas de livros para leitura obrigatória de 2030 a 2033; confira

Agora se o seu foco é carreira, “Como falar em público e encantar as pessoas”, de Dale Carnegie, é um guia de comunicação e desenvolvimento pessoal. A obra reúne técnicas práticas para vencer o medo de falar em público, organizar ideias com clareza e criar conexão com a audiência.
O livro parte de uma ideia central: qualquer pessoa pode aprender a falar bem em público, desde que pratique e aplique métodos simples. Publicado pela Editora Sextante, a obra possui 230 páginas.
Entenda melhor: Esses são 7 livros de desenvolvimento pessoal para se destacar na carreira

Se você é fã de romances e gosta da autora Taylor Jenkins Reid, “Atmosfera” pode ser a escolha ideal para o seu Carnaval. Publicado no Brasil pela Editora Paralela, o livro possui 438 páginas e é o mais recente da autora
A obra traz a protagonista Joan Goodwin, professora de física e astronomia, fascinada pelo espaço desde a infância. Em 1980, quando a NASA abre seleção para novas astronautas, incluindo mulheres, Joan decide tentar uma vaga.
Leia já: 8 livros sobre design gráfico que todo estudante e profissional deve conhecer

“Em Agosto Nos Vemos“, de Gabriel García Márquez, foi publicado postumamente em 2024. O romance retoma temas clássicos do autor, como desejo, solidão e passagem do tempo, mas em uma narrativa mais intimista e concentrada.
Na obra, a protagonista é Ana Magdalena Bach, uma mulher casada que, todos os anos em agosto, viaja sozinha para uma ilha do Caribe para visitar o túmulo da mãe. O ritual anual começa como um gesto de memória e respeito, mas se transforma em algo inesperado.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando um valor mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino de todo o Brasil, pode ajudar você com isso!
Os descontos estão disponíveis em vários tipos de curso:
Ah! E outra coisa boa também é que dá para escolher a melhor modalidade que se adequa à sua realidade, porque ela oferece tanto cursos presenciais quanto cursos EaD.
Clique no botão abaixo e escolha um curso para chamar de seu!
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveite as ofertas disponíveis.