
Fuvest divulga listas de livros para leitura obrigatória de 2030 a 2033; confira
Juliana Gottardi | 19/12/25Mudanças incluem autores indígenas e asiáticos; veja seleção completa
Mudanças incluem autores indígenas e asiáticos; veja seleção completa
Em resumo:
Continue lendo e saiba mais!
A Universidade de São Paulo (USP), por meio da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), divulgou as listas de livros obrigatórios para os vestibulares de 2030 a 2033.
A medida visa proporcionar tempo suficiente para escolas, docentes e alunos se prepararem de forma adequada, garantindo uma transição tranquila entre os ciclos de leitura, e mantendo a qualidade e diversidade das obras selecionadas.
O diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, destacou que as novidades foram definidas pela Seção Acadêmica da Fundação, com a colaboração de professores da banca de Literatura.
Entre as mudanças, destaca-se a introdução de autores indígenas e asiáticos, além do retorno de peças teatrais.

Leia mais: Fuvest anuncia mudanças para os Vestibulares 2027 e 2028; entenda
+ Cursos mais buscados na internet em 2025; saiba quais são
Pela primeira vez, a Fuvest incluirá obras de autoras indígenas, com destaque para Originárias: uma antologia feminina de literatura indígena, organizada por Trudruá Dorrico e Maurício Negro, além do livro Fantasmas, de Daniel Munduruku. Também entra na lista a Graphic Novel Beco do Rosário, de Ana Luiza Koehler.
O retorno das peças teatrais é outra novidade. A moratória, de Jorge Andrade, e Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, resgatam o teatro como forma de reflexão crítica e literária para os próximos vestibulares.
Outra novidade é a introdução da literatura asiática, com o livro O plantador de abóboras, do escritor timorense Luís Cardoso de Noronha. Este romance trará aos vestibulandos uma visão inédita da literatura de países da Ásia.
Confira os livros selecionados para os vestibulares de 2030 e 2031:
A seguir, veja as leituras que serão cobradas nos vestibulares de 2032 e 2033:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.