Quais são as mudanças no vestibular da Fuvest?
A Fuvest, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação da USP, divulgou as alterações que serão implementadas nos próximos vestibulares.
As modificações, que dão continuidade às mudanças de 2024, incluem ajustes nas provas da 1ª e 2ª fases, além de inovações na redação. As alterações visam tornar o processo mais alinhado às necessidades pedagógicas e do mercado de trabalho.
Mudanças na 1ª fase do Vestibular 2027
A principal novidade para o Vestibular 2027 será a redução das questões de múltipla escolha. As 90 questões tradicionais serão diminuídas para 80, mantendo-se o tempo de prova.
Essa mudança permitirá mais tempo para o candidato refletir sobre as questões, que agora exigem integração de conhecimentos de diferentes áreas.
Alterações na 2ª fase do Vestibular 2028
O Vestibular 2028 trará mudanças para a 2ª fase:
- Primeiro dia: a prova passará a incluir Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Arte e Educação Física), com a interdisciplinaridade sendo incorporada à etapa. O número de questões será reduzido de 10 para 8, mantendo a redação.
- Segundo dia: as provas contarão com 10 questões (em vez das 12 atuais). Além disso, o número de tipos de provas será reduzido de 22 para 6, de acordo com o curso escolhido pelo candidato. As novas provas serão divididas da seguinte forma:
- Tipo 1: Matemática e suas Tecnologias (10 questões)
- Tipo 2: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões de Biologia, Física e Química)
- Tipo 3: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (10 questões de Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
- Tipo 4: Matemática (5 questões) e Ciências da Natureza (5 questões)
- Tipo 5: Matemática (5 questões) e Ciências Humanas (5 questões)
- Tipo 6: Ciências da Natureza (5 questões) e Ciências Humanas (5 questões)
Consultas e divulgação do modelo de prova
Durante 2026, a Pró-Reitoria de Graduação da USP consultará as unidades para definir quais modelos de prova serão aplicados em cada curso. A Fuvest promete divulgar os resultados de maneira rápida para que os candidatos saibam com antecedência o que será cobrado nas provas da 2ª fase do Vestibular 2027.