Séries da Netflix baseadas em livros – e que você precisa ver
É um grande leitor ou aficionado por séries? É hora de unirmos o melhor dos dois mundos com ajuda da Netflix: conheça algumas das séries no catálogo que são baseadas em livros.
Nem precisamos falar sobre a importância da literatura no dia a dia, não é? Afinal, seja você um leitor dos clássicos, de romances, aventuras, mistérios ou mesmo títulos alternativos e até os voltados para o público juvenil, o importante é ler e aproveitar todos os benefícios de ser um leitor.
Mas, algo que há anos vem animando a mente criativa e curiosa de muitos leitores, é ver seus livros favoritos invadindo as telas do cinema e da TV. Qual não foi a animação dos fãs com títulos como Harry Potter, Jogos Vorazes e Crepúsculo, por exemplo, sendo divulgados como parte do mundo cinematográfico. Se lembram?
Mas, para expandir as oportunidades de retratar os universos literários de maneira mais fidedigna e mantendo o público por mais tempo, muitos livros têm se transformado em séries. Projetos mais elaborados e com diversos episódios e temporadas.
E claro que a gigante do streaming, a Netflix, minha amiga Netinha, não perde uma oportunidade de atrair os fãs literários para seu catálogo. Venha conferir algumas séries baseadas em livros que você encontra por lá.
Saiba mais: + Eu nunca e outras 6 séries que se passam na escola
+ 11 séries da Netflix para aprender um idioma, além do inglês
Existem diversas séries presentes na Netflix que começaram primeiramente no universo literário. Hoje a Revista Quero vai te mostrar algumas séries que são adaptações de livros já esperadas, e outras, nem tanto, surgindo de livros menos conhecidos.
Já adicione todas na sua lista para assistir mais tarde, tá?
Heartstopper
Uma das mais recentes séries queridinhas da Netflix, Heartstopper chegou em 2022 com sua primeira temporada e conquistou muitos fãs, especialmente o público LGBT, bastante representado no seriado.
A história de Nick e Charlie, dois colegas de colégio que se deparam nutrindo sentimentos um pelo o outro e passam a observar e tentar compreender melhor sua sexualidade e seu relacionamento, começou pela obra de Alice Oseman, uma escritora e ilustradora.
As cinco HQs com as aventuras do casal e seus amigos atraíram o público leitor e logo as ideias para uma adaptação se tornaram muito vívidas. E vejam só, deu super certo!
Veja mais: + Alice Oseman: conheça 3 livros da autora de Heartstopper
De volta aos 15
Dessa vez, é uma autora brasileira que nos entrega o enredo dessa série da Netflix, estrelada por Maísa Silva e Camila Queiroz, que representam a mesma personagem, em diferentes idades e momentos da vida.
A obra “De Volta aos 15”, da escritora Bruna Vieira é um sucesso na literatura nacional e se transformou em uma série muito divertida e com a terceira temporada cada dia mais aguardada pelos fãs.
A história de Anita, uma mulher de 30 anos que se sente infeliz com sua situação de vida, muda drasticamente quando ela descobre uma maneira de voltar a ter 15 anos por meio de um blog antigo. E, assim, buscar maneiras de modificar sua vida. Será que ela vai conseguir reescrever a sua história?
The Witcher
Esse é um caso interessante no catálogo da Netflix. Acredita que teve gente pensando que a série estrelada por Henry Cavill (em breve substituído por Liam Hemsworth), Anya Chalotra e Freya Allan, tratava-se de uma adaptação dos jogos de “The Witcher“?
Sim, certo. É compreensível, afinal, a franquia de jogos é um grande sucesso e conta com milhares de fãs em todo o mundo. Mas ela não surgiu do nada, não. Os jogos são inspirados na obra do autor polonês, Andrzej Sapkowski, que conta com nada menos que oito livros, sendo um deles um prelúdio.
A história segue a jornada do famoso bruxo Geralt de Rìvia, um dos últimos de seu clã. Com aventuras envolvendo guerras, monstros, romance e muitas intrigas, é certo que todo esse cenário de fantasia e diferentes realidades é capaz de nos prender sem muito esforço.
Já sabia que o princípio de The Witcher era uma série de livros?
Anne With an E
A história da querida Anne Shirley já teve diferentes adaptações, então sua mais recente versão para a TV foi anunciada, aguardada e após o cancelamento da série em sua terceira temporada, também foi sentida pelos fãs.
Ainda assim, vale a pena assistir e conhecer mais sobre as obras que inspiraram as diversas adaptações, incluindo “Anne With An E”, da Netflix. O livro predecessor, “Anne de Green Gables” foi escrito por Lucy Maud Montgomery.
Lançado no começo século XX, a obra retrata o cenário canadense como uma colônia britânica passando por diversos desenvolvimentos industriais, relações com o trabalho infantil e outros temas, tratados na série com mais delicadeza que nos livros.
Os livros de Lucy Montgomery trazem a jovem órfã Anne Shirley: questionada, curiosa e muito criativa, sua forma de se proteger de uma vida muitas vezes difícil e cheia de percalços. Mas, que também a faz conquistar as pessoas ao seu redor.
O Gambito da Rainha
Considerado um livro bem escrito e muito envolvente, “O Gambito da Rainha“, de Walter Tevis, acabou por se tornar mais famoso com o surgimento da série, estrelada por Anya Taylor-Joy. Na verdade, o sucesso da Netflix passou batido por muito como sendo uma adaptação.
Mas, a verdade é que a história do prodígio do xadrez, Elizabeth Harmon, surgiu nas páginas criadas por Tevis. A jovem Beth Harmon, órfã, aprende a jogar xadrez com o zelador do orfanato onde mora aos 8 anos. Logo, o homem percebe que ela é um talento nato para o jogo.
Assim, acompanhamos a vida de Beth e sua busca por se aperfeiçoar no xadrez, vencer as competições a sua frente – em especial, no cenário masculino onde se encontra -, e fugir de seus maus hábitos envolvendo o uso de medicamentos e bebidas alcoólicas.
Objetos Cortantes
Vamos fugir do catálogo da Netflix por um momento, pois esse título merece ser mencionado.
Afinal, Gyllian Flynn já tinha alcançado o renome com adaptações de livros com o longa “Garota Exemplar”, livro lançado em 2012 e adaptado para as telonas em 2014. Mas, seguindo com uma escrita envolvente com muito mistério, suspense, reviravoltas e cenas de tirar o fôlego, ela nos trouxe “Objetos Cortantes” – Sharp Objects, no original.
A história de seu livro de estreia, adaptada para uma série na HBO Max, se passa ao redor da jornalista Camille Preaker, que após um período em uma hospital psiquiátrico, volta ao trabalho e recebe uma missão delicada: voltar para sua cidade natal e desvendar o assassinato de uma garota e o desaparecimento de outra.
Novamente cheio de plot twists e descobertas emocionantes, a série lida com traumas, mistérios aterrorizantes e acontecimentos macabros – especialmente por serem bem reais.
Confira também: + 10 séries da Netflix que falam sobre Direito
+ Confira 15 dicas de filme infantil na netflix
Livros que logo mais viram série
Além das já citadas, temos mais séries previstas para entrarem no catálogo da Netflix e de outros streamings. E, por sinal, os títulos que estão prestes a chegar fazem parte das listas de livros que deveriam ir para as telas há muito tempo, segundo alguns bookstans.
Será que você esteve aguardando alguma delas?
Percy Jackson e Os Olimpianos
Os semideuses, como são conhecidos os fãs de Percy Jackson, merecem a chegada dessa série que em termos de adaptação de roteiro, aparenta estar muito fidedigna. Após os filmes da Fox, que adaptaram a obra inicial do autor Rick Riordan entre 2010 e 2013, terem sido pouco agraciadas pelos fãs dos livros e por isso cancelados após o segundo filme, muitos mutirões foram feitos em prol de uma série que fizesse jus aos livros de Riordan.
Felizmente, parece que a profecia grega foi concretizada. 10 anos depois, os fanáticos por Percy Jackson e os Olimpianos receberão uma adaptação na Disney +. A série estreia no dia 20 de dezembro, e nós da Revista Quero não vamos fingir costume: estamos ansiosos!
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo
Um título muito querido por leitores de romance, a obra de Taylor Jenkins Reid foi publicada em 2017, lançada no Brasil em 2019. Na história de “Os Sete maridos de Evelyn Hugo”, a famosa atriz dos anos 50, Evelyn Hugo, decide aos 79 anos contar sua história para uma jornalista iniciante. E ela decide revelar tudo – até aquilo que menos se podia imaginar sobre sua vida.
Tem muita gente pedindo pelo cast ideal para esse filme – pois é, ainda que muitos tenham solicitado uma série, teremos um longa – que ainda não tem uma data para estrear na Netflix. Mas nomes como Jessica Chastain e Sofia Vergara já foram citados para a interpretação das personagens da obra. O que acham?
Torto Arado
Voltamos para um cenário brasileiro, com uma obra nacional. “Torto Arado” de Itamar Vieira Junior logo deve virar série na HBO Max, com direção de Heitor Dhalia e roteiro de Luh Maza.
O livro vencedor do Prêmio Jabuti conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, que após um acidente durante a infância, se tornam unha e carne. Mas, o futuro e as decisões pessoais das irmãs, podem traçar caminhos distintos em suas vidas. No entanto, nem a distância deve separá-las de um objetivo comum.
Com temas como a conquista das terras quilombolas, direitos do trabalho, seca e a vida no nordeste, a história delicada, cheia de conciliações e reflexões é um perfeito reflexo de nosso país, com as marcas deixadas pelo período colonialista e escravista.
E aí? Ansiosos para algumas dessas séries?
Veja também: + 12 profissões para trabalhar na Netflix
+ Estude vendo Netflix: 75 séries e filmes para estudar História