10 séries da Netflix que falam sobre Direito
As melhores séries da área de Direito, que ganharam destaques nos últimos anos, com casos incríveis.
Atualizado em: 18/09/2023.
Esse post é para os apaixonados por séries, para advogados e para quem quer estudar Direito. Se você se enquadra nesse perfil, já pode pegar o pote de pipoca e acessar a Netflix para começar a maratona.
Encontre bolsas de estudo para graduação
E, quando se trata de plataformas de streaming, a Netflix surge como uma potência. Ela não apenas ampliou o repertório de dramas jurídicos, mas também redefiniu o gênero, trazendo frescor e diversidade em cada episódio.
+ Teste Vocacional para Direito
Se você é um ávido fã desse mundo de litígios, tribunais e reviravoltas, prepare-se: A Revista Quero selecionou as 10 melhores séries da área de Direito, que ganharam destaques nos últimos anos, com casos incríveis e descobrir o que torna essas narrativas absolutamente irresistíveis.
Leia mais:
+ 9 séries para aprender inglês sozinho
+ 7 séries para quem estuda administração
1 – How to Get Away With Murder
Vamos falar de um clássico da Netflix, dentre as séries sobre Direito. No escritório da professora de Direito Penal (interpretado por Viola Davis), cinco alunos são mentorados por ela. Para impressionar a mestra, uma referência na resolução de casos que parecem perdidos, eles não medem esforços. A vida desses aprendizes é impactada com várias reviravoltas, já que se envolvem em uma trama de assassinatos e conspirações graves.
A cada episódio a professora ensina formas de encontrar uma solução para os problemas. Dentre tantas questões delicadas, ela mostra como tornar possível que um cliente acusado de assassinato não seja incriminado.
A série rendeu um Emmy para Viola Davis na categoria de melhor atriz em série dramática. A conquista fez com que Viola se tornasse a primeira mulher negra a receber a premiação.
2 – Making a Murderer
A série-documentário conta a história verídica de um crime. Steven Avery, um norte-americano, foi acusado de estuprar uma mulher. Após 18 anos preso ele realiza um exame de DNA que comprova sua inocência. Em liberdade, às vésperas de receber sua indenizado financeiramente, Steven é novamente acusado pela morte de uma mulher.
A história, muito instigante, prende o espectador ao mostrar como é o funcionamento do sistema judiciário dos Estados Unidos e as contradições do caso.
O engajamento dos telespectadores com a história foi tão grande que, aproximadamente, 300 mil pessoas enviaram um abaixo-assinado à Casa Branca pedindo o perdão de Steven Avery.
3 – Uma advogada extraordinária
O drama sul-coreano desembarcou na Netflix e rapidamente cativou os telespectadores. Ao longo dos 16 episódios, somos apresentados à advogada Woo Young-woo, que vive no espectro autista. Enquanto enfrenta desafios nas interações sociais, ela destaca-se por sua mente brilhante, graduando-se no topo de sua classe em Direito.
Em sua jornada profissional inicial, Young-woo confronta uma série de preconceitos. Rapidamente, sua memória impecável e aguçada inteligência a estabelecem como uma advogada notável, ganhando o respeito dos colegas. Em cada episódio, acompanhamos Woo lidando com dilemas jurídicos frequentemente carregados de nuances éticas, ao mesmo tempo em que testemunhamos sua evolução tanto na esfera profissional quanto na pessoal.
4 – Suits
A série que despertou curiosidade em muitas pessoas após descobrirem a participação da a atual duquesa, Meghan Markle!
Veja também: Faculdades da Família Real: descubra o que Meghan Markle estudou
A trama se desenvolve com a história de Mike Ross, um jovem inteligente e sagaz, que não concluiu a faculdade de Direito, mas que conseguiu um emprego, mesmo sem qualificação, para trabalhar ao lado de Harvey Specter, um dos principais advogados de Manhattan.
A série possibilita você entender como é a rotina de um escritório de advocacia, além de apresenta as estratégias de negociações e defesa usado por esses profissionais. Um diferencial da série é o empreendedorismo jurídico e suas formas de atuação.
5 – O Poder e a Lei
Lançado em 2011, o longa “O Poder e a Lei”, com Matthew McConaughey no papel principal, apresentou ao público a adaptação inicial da série literária “The Lincoln Lawyer” (conhecida no Brasil como “Advogado de Porta de Cadeia”). A versão em série de 2022 mantém o título do filme e do livro inaugural. No entanto, sua narrativa avança, baseando-se no segundo livro, “O Veredicto de Chumbo”.
A história gira em torno do advogado Michael “Mickey” Haller, que tem uma peculiaridade: atende seus clientes diretamente do banco traseiro de seu automóvel Lincoln. Durante a série, somos introduzidos ao caso de uma influente figura de Hollywood, suspeito de assassinar sua esposa e o amante dela.
Por trás da produção, encontramos o nome de David E. Kelley, responsável por sucessos como “Big Little Lies”, “The Undoing”, “Big Sky”, “Nove Desconhecidos” e “Anatomia de um Escândalo”. Completando a equipe de criação, Ted Humphrey, conhecido por “The Good Wife”, atuou como co-roteirista e showrunner.
6 – Better Call Saul
Better Call Saul é uma derivação de Breaking Bad, outra série excelente e que vale a pena assistir!
Essa série se passa antes dos acontecimentos de Breaking Bad, portanto, acompanhamos o início da carreira do advogado James, quando ele ainda era conhecido como “Jimmy” McGill, que posteriormente se torna um profissional infame, com atitudes negativas, chamado de Saul Goodman.
Após perder o emprego em um renomado escritório, ele se vê obrigado a procurar outras formas de se manter na carreira. A trama se desenvolve com as dificuldades que ele encontra para se tornar um profissional de destaque.
Veja também:
+ Quanto ganha um advogado
+ Saiba mais sobre o curso de Direito
7 – House of Cards
Uma produção original da Netflix, a série mostra as estratégias de poder, conspirações e política do sistema norte-americano.
Frank Underwood é um congressista que sofre uma traição do Presidente que ele trabalhou para eleger. Ressentido, ele consegue a ajuda da esposa, de uma jornalista e de outro político para começar um plano de vingança. Seu foco é conquistar a presidência dos Estados Unidos.
8 – Olhos que Condenam
Mais uma série inspirada em eventos reais!
Essa minissérie conta a trajetória de cinco jovens negros do Harlem, que foram erroneamente sentenciados pelo estupro de uma mulher branca. Composta por quatro segmentos, a obra detalha o caso desde as iniciais investigações.
O projeto foi idealizado, roteirizado e comandado por Ava DuVernay, a primeira cineasta negra a receber uma indicação ao Globo de Ouro e a ver sua produção, “Selma”, concorrer ao Oscar de Melhor Filme.
9 – Il Processo
A advogada Elena Guerra estava prestes a tirar uma pausa em sua carreira. No entanto, quando encontram o corpo da jovem Angelica Petroni nas águas da cidade de Mântua, na Itália, ela é designada para liderar o caso.
Logo no começo da apuração, Elena se depara com dois fatores surpreendentes. Primeiro, percebe que o crime tem relação com uma das famílias mais influentes da nação. Em segundo lugar, descobre uma conexão pessoal e inesperada entre ela e a vítima.
Uma excelente opção para quem ainda quer conhecer melhor a área!
10 – Juvenile Justice
Esta aclamada obra sul-coreana introduz Shim Eun-seok, uma magistrada marcada por sua postura fria e alheia, especialmente em relação aos jovens delinquentes. Essa resistência aos jovens se intensifica quando ela é designada para a corte juvenil do Distrito de Yeonhwa.
Enquanto busca conciliar seus preconceitos em relação aos jovens com sua dedicação à justiça, Eun-seok se depara com casos intrigantes que desafiam sua percepção sobre a juventude de sua nação. A produção foi amplamente reconhecida por destacar que a sociedade também é responsável pelas ações de sua juventude.
Da maratona jurídica na Netflix até a faculdade de Direito
Da inovação e representatividade na Netflix às joias escondidas em outras plataformas, as séries jurídicas continuam a cativar e educar. Elas não apenas entretêm, mas também refletem a sociedade e a evolução da justiça.
Essas séries sobre Direito despertaram você para essa profissão? E enquanto você planeja sua próxima maratona, lembre-se: assim como cada caso nas séries tem sua solução, o Quero Bolsa tem a bolsa de estudos perfeita esperando por você. Descubra agora e dê início a sua própria jornada de aprendizado!
Veja a lista abaixo com algumas universidades que oferecem esse curso em unidades espalhadas por todo o Brasil:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Essas instituições oferecem bolsas de estudo que reduzem os valores das mensalidades e ajudam os estudantes a ingressar na faculdade e, no futuro, no mercado de trabalho.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.