Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Como entrar na USP: 4 formas de ingresso

por Adriana Nakamura em 07/06/17 56 mil visualizações

Atualizado em 28/02/2020.

O vestibular da Fuvest é a forma mais tradicional para entrar na Universidade de São Paulo (USP), mas há outras maneiras de ingressar nessa, que é uma das mais cobiçadas instituições de Ensino Superior do Brasil.

A Universidade de São Paulo é a instituição com mais cursos que receberam a nota máxima máxima no Guia da Faculdade, feita pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo.

como entrar na USP

A boa reputação da USP faz com que a concorrência pelas vagas seja mais acirrada a cada ano, fazendo com que entrar na USP fique cada vez mais difícil.

Cursos como Psicologia e Relações Internacionais tiveram mais de 40 candidatos por vaga na Fuvest 2020. Já o curso de Medicina teve a relação de candidatos por vaga passando de 115,2 em 2019 para 129,46 em 2020.

Com tantos candidatos para poucas vagas, as seleções vão ficando cada vez mais detalhistas, e um pequeno deslize de 0,1 ponto pode significar a oportunidade de estudar na USP ou não.

Confira aqui na Revista Quero as formas de entrar na USP.

Como entrar na USP

1. Fuvest

Essa é a forma mais conhecida para entrar na USP. A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) é a banca que aplica o vestibular da USP desde 1980. A prova mudou bastante desde então. Na época, o curso mais concorrido era o de Paramedicas, com 31,67 candidatos por vaga.

Hoje a Fuvest é um dos maiores vestibulares do Brasil. Na edição da Fuvest 2020, foram  117.019 inscritos para 8.317 vagas (outras 2.830 vagas foram disponibilizadas para seleção via Sisu). O vestibular da Fuvest acontece uma vez por ano. Para fazer a prova é preciso inscrever-se pelo site, no período determinado para inscrições, no segundo semestre de cada ano.

Veja mais: Como é o vestibular da USP?
10 últimos temas de redação da Fuvest

Sisu

Para 2020, 2.830 vagas na USP foram destinadas para entrada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A própria USP determinou quais cursos abririam essas vagas, tanto para ampla concorrência quanto para cotas. Para conseguir uma vaga na USP via Sisu, é preciso fazer a prova do Enem no ano anterior e, depois, inscrever-se no Sisu.

Mas antes é bom conferir se a USP oferece essa modalidade de seleção para o curso que você pretende fazer. Os ingressantes na USP em 2020 puderão usar o Sisu para mais de 172 cursos da USP, mas  alguns cursos ofereceram vagas exclusivamente pela Fuvest. As informações sobre o edital USP Sisu das edições futuras devem ser divulgadas no site da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Entenda aqui: Como usar a nota do Enem na USP?

Inclusp

O Inclusp é o Programa de Inclusão Social da USP. Por meio desse programa, são ampliadas as chances de acesso à universidade a alunos de escolas da rede pública por um acréscimo na nota do vestibular.

Os candidatos que fizeram o Ensino Fundamental e o Médio em escolas públicas têm um bônus de 15% na nota da prova. Se tiverem cursado somente o Ensino Médio completo em escola pública, o acréscimo na nota é de 12%. Os candidatos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas (PPI têm um fator adicional de 5% acrescido ao bônus.

Transferência externa

Nem sempre mudanças são previstas, não é mesmo? Pensando nisso, uma vez por ano a USP aplica também provas para admissão de alunos de outras instituições, desde que haja vagas.

As provas são aplicadas pela Fuvest ou pela própria unidade do curso de destino e acontecem no primeiro semestre. A concorrência costuma ser mais baixa do que a do vestibular e do Sisu. Então, essa pode ser uma oportunidade para quem já começou a estudar em outra instituição, mas ainda tem o sonho de se formar pela USP. As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site da Fuvest. A seleção para transferência para a USP no segundo semestre de 2019 abriu 699 vagas para cursos de graduação.

É importante lembrar que uma vaga na USP não será o fator determinante para alcançar sucesso em sua carreira. Pela relação de candidatos por vaga, é possível facilmente ver que é mais comum não conseguir uma vaga na USP do que conseguir. Muito mais importante do que o nome da faculdade em que um aluno se forma é a dedicação de cada um aos estudos.

Outras opções

Caso você não consiga ingressar na USP, não desista dos estudos! No Quero Bolsa você pode garantir uma vaga com desconto de até 75% em mais de mil faculdades em todo Brasil. Para conseguir a vaga não é precisa ter feito Enem, comprovar renda ou renovar o benefício.

Veja algumas das universidades abaixo:

No site ainda é possível visualizar informações sobre diversas instituições de ensino e cursos superioresA plataforma também oferece um Teste Vocacional.a

Faça o teste vocacional!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54