
Enem 2025: quem pediu isenção precisa fazer a inscrição?
Isabella Baliana | 01/04/25Entenda se quem pediu isenção no Enem 2025 precisa também fazer a inscrição para participar
O vestibular da Fuvest é a forma mais tradicional para entrar na Universidade de São Paulo (USP), mas há outras maneiras de ingressar nessa, que é uma das mais cobiçadas instituições de Ensino Superior do Brasil.
A Universidade de São Paulo é a instituição com mais cursos que receberam a nota máxima máxima no Guia da Faculdade, feita pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo.
A boa reputação da USP faz com que a concorrência pelas vagas seja mais acirrada a cada ano, fazendo com que entrar na USP fique cada vez mais difícil.
Cursos como Psicologia e Relações Internacionais tiveram mais de 40 candidatos por vaga na Fuvest 2020. Já o curso de Medicina teve a relação de candidatos por vaga passando de 115,2 em 2019 para 129,46 em 2020.
Com tantos candidatos para poucas vagas, as seleções vão ficando cada vez mais detalhistas, e um pequeno deslize de 0,1 ponto pode significar a oportunidade de estudar na USP ou não.
Confira aqui na Revista Quero as formas de entrar na USP.
Essa é a forma mais conhecida para entrar na USP. A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) é a banca que aplica o vestibular da USP desde 1980. A prova mudou bastante desde então. Na época, o curso mais concorrido era o de Paramedicas, com 31,67 candidatos por vaga.
Hoje a Fuvest é um dos maiores vestibulares do Brasil. Na edição da Fuvest 2020, foram 117.019 inscritos para 8.317 vagas (outras 2.830 vagas foram disponibilizadas para seleção via Sisu). O vestibular da Fuvest acontece uma vez por ano. Para fazer a prova é preciso inscrever-se pelo site, no período determinado para inscrições, no segundo semestre de cada ano.
Veja mais: Como é o vestibular da USP?
+ 10 últimos temas de redação da Fuvest
Para 2020, 2.830 vagas na USP foram destinadas para entrada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A própria USP determinou quais cursos abririam essas vagas, tanto para ampla concorrência quanto para cotas. Para conseguir uma vaga na USP via Sisu, é preciso fazer a prova do Enem no ano anterior e, depois, inscrever-se no Sisu.
Mas antes é bom conferir se a USP oferece essa modalidade de seleção para o curso que você pretende fazer. Os ingressantes na USP em 2020 puderão usar o Sisu para mais de 172 cursos da USP, mas alguns cursos ofereceram vagas exclusivamente pela Fuvest. As informações sobre o edital USP Sisu das edições futuras devem ser divulgadas no site da Pró-Reitoria de Graduação da USP.
Entenda aqui: Como usar a nota do Enem na USP?
O Inclusp é o Programa de Inclusão Social da USP. Por meio desse programa, são ampliadas as chances de acesso à universidade a alunos de escolas da rede pública por um acréscimo na nota do vestibular.
Os candidatos que fizeram o Ensino Fundamental e o Médio em escolas públicas têm um bônus de 15% na nota da prova. Se tiverem cursado somente o Ensino Médio completo em escola pública, o acréscimo na nota é de 12%. Os candidatos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas (PPI têm um fator adicional de 5% acrescido ao bônus.
Nem sempre mudanças são previstas, não é mesmo? Pensando nisso, uma vez por ano a USP aplica também provas para admissão de alunos de outras instituições, desde que haja vagas.
As provas são aplicadas pela Fuvest ou pela própria unidade do curso de destino e acontecem no primeiro semestre. A concorrência costuma ser mais baixa do que a do vestibular e do Sisu. Então, essa pode ser uma oportunidade para quem já começou a estudar em outra instituição, mas ainda tem o sonho de se formar pela USP. As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site da Fuvest. A seleção para transferência para a USP no segundo semestre de 2019 abriu 699 vagas para cursos de graduação.
É importante lembrar que uma vaga na USP não será o fator determinante para alcançar sucesso em sua carreira. Pela relação de candidatos por vaga, é possível facilmente ver que é mais comum não conseguir uma vaga na USP do que conseguir. Muito mais importante do que o nome da faculdade em que um aluno se forma é a dedicação de cada um aos estudos.
Caso você não consiga ingressar na USP, não desista dos estudos! No Quero Bolsa você pode garantir uma vaga com desconto de até 75% em mais de mil faculdades em todo Brasil. Para conseguir a vaga não é precisa ter feito Enem, comprovar renda ou renovar o benefício.
Veja algumas das universidades abaixo:
No site ainda é possível visualizar informações sobre diversas instituições de ensino e cursos superiores. A plataforma também oferece um Teste Vocacional.a