Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Como estudar Literatura para o Enem e outros vestibulares?

por Isabela Giordan em 29/04/21

Quando Machado de Assis descreveu os olhos de Capitu, uma das personagens principais do livro "Dom Casmurro", como orbes de cigana oblíqua e dissimulada, muito provavelmente o autor não imaginava o quanto a sua obra marcaria a literatura brasileira e, consequentemente, a vida de milhares de vestibulandos. 

Veja também: 10 clássicos da literatura mais cobrados nos vestibulares

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Mesmo após 110 anos da sua morte, o legado do escritor brasileiro ainda é celebrado e relembrado anualmente em provas. Afinal, se você está estudando para o Enem e qualquer outro vestibular, sabe que a literatura brasileira é muito importante e, além do mais, muito cobrada em processos seletivos de diversas universidades.

"A Universidade Estadual do Rio de Janeiro costuma cobrar bastante literatura na prova específica para quem vai fazer cursos que vão ter linguagens na área específica e, sem dúvidas a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp), que possuem uma lista extensa de livros que são obrigatórias para a leitura", explica Thiago Braga, gestor de Linguagens e de Convivência Ética do pH.

O também professor especialista em redação relembra que o Enem também exige conhecimentos em Literatura.

"O Enem costuma cobrar bastante literatura, principalmente a leitura e entendimento de poema e texto lírico, por isso é importante conhecer as características dessa modalidade textual. Tivemos recentemente algumas questões bastante direcionadas para o entendimento de escolas literárias e de textos específicos dessas escolas", aponta.

Um levantamento realizado pela SAS Plataforma de Educação apontou que o quinto tema mais cobrado na prova de Português entre os anos de 2009 e 2019 foi literatura.

      PORTUGUÊS

Assuntos que mais apareceram:Quantidade de vezes de 2009/2019:
Leitura e interpretação de texto280
Estrutura textual e análise de discurso169
Leitura e artes108
Variação linguística69
Gênero textual73
Literatura71
Relação intertextual25
Funções de linguagem29
Gramática23
Semântica18
Norma culta x Norma popular16
Figuras de linguagem9

Quer saber como estudar literatura para ir bem no vestibular? Veja as dicas abaixo!

como estudar literatura para o enem

Quais é a escola literária mais cobrada?

Se as suas apostas para a resposta dessa pergunta são Barroco, Romantismo ou até mesmo Simbolismo, você está errado. A escola literária mais cobrada é o Modernismo!

"O Modernismo é a escola literária que mais cai em provas. Então, o aluno precisa de fato entender os movimentos que conduziram até o modernismo. Por isso, o Pré-modernismo e o Modernismo são momentos importantes para ser estudado se você quer ir bem numa prova", indica Thiago. 

Saiba mais: 9 obras da literatura brasileira que foram adaptadas para o cinema

Quais são os principais autores do Modernismo?

Para cada fase, o professor e gestor de Linguagens também sugere que o estudante compreenda as características da época e conheça os autores mais importantes de cada fase, são eles:

Como otimizar os estudos sobre literatura?

Se você está na busca de algum macete que encurte o caminho para compreender a literatura brasileira, sinto muito, mas isso não é possível! 

O segredo para mandar bem nessa matéria é a antiga fórmula de compreender as características de cada escola literária e reconhecê-las dentro do texto. Como fazer isso? Estudando e resolvendo muitos muitos mesmo exercícios.

"O Enem, por exemplo, é uma prova que trabalha com o desenvolvimento de habilidades. Então, é muito mais que entender meramente a característica, é saber reconhecer como ela está localizada no texto porque, certamente, as alternativas virão buscando esse entendimento e compreensão por parte do aluno", reforça Thiago Braga.

Para o professor e gestor de Linguagens, o "macete" é estudar as características de determina época e focar em exercícios sobre o tema. Para isso, o indicado por ele é dedicar, no mínimo, duas horas semanais para o estudo da literatura

Dica extra: para entender melhor literatura, estude as funções de linguagem!

"As funções de linguagem são importantes para entender qualquer processo de comunicaçã, inclusive um processo literário, pois a função poética, que é aquela que garante o uso criativo na linguagem, é uma base para a construção literária", explica o professor de redação. 

A partir das funções de linguagem é possível compreende de forma mais exata qual intenção o autor teve a partir dos recursos utilizados no texto. "Ter o entendimento das funções de linguagem é basal para fazer qualquer tipo de interpretação mais complexa e de textos mais complexos, como são os poemas", finaliza Thiago.

Manual do Enem

Se você precisa de ajuda nos estudos, o Manual do Enem é uma ótima alternativa. Essa  plataforma de estudos oferece gratuitamente todos os conteúdos que podem ser cobrados no Enem. Acompanhados por vídeos, imagens, os textos também possuem exercícios para testar os seus conhecimentos. 

Saiba mais: Listão de matérias do Enem

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54