logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

10 clássicos da literatura mais cobrados nos vestibulares

por Brida Rodrigues em 15/06/18 19 mil visualizações

Atualizado em: 06/09/23

Sabemos que gostar de ler é resultado de muito treino e persistência. Para muitas pessoas, ler os clássicos da literatura é trabalho em dobro, principalmente, por causa da linguagem rebuscada que as obras possuem.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Esses livros, no entanto, têm um valor imenso na formação de um indivíduo, por isso, são tão cobrados nos vestibulares. Apesar de terem sido escritos séculos atrás, eles permanecem com discussões muito contemporâneas, seja por representarem as emoções universais dos personagens ou os conflitos sociais, que ainda hoje existem.

Clássicos da literatura mais cobrados nos vestibulares - Revista Quero

Além disso, os clássicos serviram de inspiração para novas obras, como o filme do Rei Leão, baseado em Hamlet, de Shakespeare, como também o filme O diário de Bridget Jones, inspirado no livro Orgulho e preconceito, da Jane Austen, escrito há mais de 200 anos.

Muito mais do que aprimorar sua leitura e, consequentemente, a escrita, ler esses livros ajuda a refletir, filosofar, criar ou recriar novas histórias, filmes, peças teatrais e novelas, como Gabriela, inspirada no romance de Jorge Amado.

Ah, você que se considera de Exatas não está de fora dessa! Além da exigência nos vestibulares, a reflexão e o pensamento crítico são importantes para todos os seres pensantes.

Veja também:
Livro mais vendido do mundo: saiba qual é e veja os 10 mais populares
Os livros mais lidos em universidades ao redor do mundo

Sem delongas, confira a lista dos livros clássicos mais exigidos para os vestibulares em todo Brasil.    

Literaturas clássicas cobradas nos vestibulares

O Brasil tem uma contribuição inestimável para os clássicos da literatura mundial. As faculdades se aproveitam desse fato para enriquecer culturalmente os seus vestibulares.

O país conta com obras que não só definem a alma brasileira, mas também ressoam em escala global. Vamos nos aprofundar em alguns dos maiores clássicos da literatura brasileira e entender como eles são cobrados nos principais exames universitários.

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Machado de Assis, 1881.

Resumo: narrada em primeira pessoa por um "defunto-autor", a obra tem traços de humor misturados a filosofia, história, crítica social e rompe com a tradicional linearidade romântica. Brás Cubas dedica a obra ao primeiro verme que roeu seu cadáver. A obra é considerada pioneira na transição do Romantismo para o Realismo.

Saiba mais: Obras de Machado de Assis são disponibilizadas para download gratuito
8 obras de Machado de Assis que serão cobradas em vestibulares

Grande Sertão: Veredas

Guimarães Rosa, 1956.

Resumo: o escritor mineiro utiliza em todo o livro o idioma do próprio sertão para narrar as lembranças do jagunço Riobaldo e seu amor por Diadorim. O autor inova ao, praticamente, criar um dialeto próprio. Ele faz muito o uso do neologismo durante a obra. Com sua linguagem inovadora e estilo poético, Rosa desafia as convenções literárias e oferece uma visão única do universo sertanejo. A originalidade de estilo da obra é uma das maiores inspirações da literatura brasileira.

Uma epopeia do sertão brasileiro, este livro é tanto uma homenagem ao vasto interior do Brasil quanto uma profunda introspecção da alma humana. Através dos olhos de Riobaldo, somos transportados para um mundo de jagunços, amores proibidos e dilemas morais.

Capitães da Areia

Jorge Amado, 1937.

Resumo: publicado pouco depois de começar o Estado Novo, o livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública. Ele narra a vida de um grupo de jovens abandonados que aterrorizam Salvador, nomeados Capitães da Areia. O livro retrata a vida violenta e os sonhos das crianças marginalizadas. A narrativa é cheia de aventuras, romance, tristeza e realismo.

Iracema

José de Alencar, 1865.

Resumo: o autor cearense retrata uma lenda de sua própria terra natal. Um romance que se desenvolve entre Iracema, a índia virgem dos lábios de mel, e Martim, o primeiro colonizador português do Ceará. Na obra podemos notar traços da realidade da sociedade brasileira daquela época, e oposições como o branco e o índio, as cidades e o sertão.

Vidas Secas

Graciliano Ramos, 1938.

Resumo: o autor retrata sua própria infância e aborda temas como desonestidade, a frieza humana, a seca, as condições sub-humanas de sobrevivência, a dimensão social da exploração e da opressão política.


Os Lusíadas

Luís Vaz de Camões, 1572.

Um dos maiores clássicos, a epopéia portuguesa é composta por dez cantos. A história narra as expedições de Vasco da Gama e a descoberta da rota marítima para a Índia. O autor ressalta as qualidades e vitórias do povo português. Uma história de heroísmo inspirada em outra obra clássica, Odisséia, de Homero.

Dom Casmurro

Machado de Assis, 1899.

Resumo: a história é contada do ponto de vista do personagem principal, Bento Santiago, que é apaixonado por Capitu desde a infância. Dúvidas e os ciúmes são dois dos temas principais do livro. Considerado um dos maiores romancistas da literatura brasileira, Machado de Assis nos presenteia com uma obra intrigante e cheia de nuances.

"Dom Casmurro" é uma exploração profunda da mente humana, centrada na vida de Bentinho e sua relação tumultuada com Capitu. Com seus olhos de "ressaca", Capitu tornou-se uma das personagens mais enigmáticas e debatidas da literatura. Através de um estilo narrativo inovador e temáticas universais de ciúmes, traição e memória, este clássico permanece como um estudo eterno da condição humana.

O Cortiço

Aluísio Azevedo, 1890.

Resumo: o livro narra a vida de João Romão, um imigrante português, comerciante e dono de um cortiço. A obra apresenta a vida humana e suas relações em seus aspectos mais torpes, como a sordidez, a exploração, a desonestidade e o crime.

Memórias de um Sargento de Milícias

Manuel Antônio de Almeida, 1854.

Resumo: o romance conta a história de Leonardo, um jovem travesso que vive dando trabalho ao padrinho. No decorrer da obra, Leonardo se apaixona por Luisinha, que é pedida em casamento por José Manuel. O romance destaca o interesse das pessoas por bens materiais e apresenta o cotidiano das classes média e baixa da época.

Viagens na Minha Terra

Almeida Garrett, 1846

Resumo: a obra é dividida em duas partes. Com muita digressão entre as histórias, o autor narra sua viagem de Lisboa até Santarém e, na segunda parte, vem o romance com os personagens Carlos, Joaninha e Frei Dinis. O plano de fundo é a Revolução Liberal, época em que o país se dividiu entre os que defendiam a monarquia e os que pediam o liberalismo.

Leia também: Confira 5 dicas de como estudar livros obrigatórios para o vestibular
9 livros para estudar para qualquer vestibular

Por que Ler Livros Clássicos?

Ao observarmos a presença constante e impactante dos livros clássicos na cultura popular, podemos nos perguntar: por que devemos investir nosso tempo na leitura dessas obras em sua forma original? Aqui estão algumas razões irresistíveis:

  • Benefícios educacionais: Além de serem fontes inestimáveis de conhecimento histórico e literário, os clássicos ampliam nosso vocabulário e melhoram nossas habilidades de leitura. Eles nos oferecem a oportunidade de compreender contextos, estilos e linguagens de épocas passadas, aguçando nossa capacidade de compreensão e interpretação.

  • Desenvolvimento de pensamento crítico: Ao nos depararmos com dilemas morais, sociais e filosóficos retratados nessas obras, somos instigados a refletir, questionar e analisar. Essa imersão nos leva a formular opiniões, comparar perspectivas e, assim, aprimorar nosso pensamento crítico e analítico.

  • Enriquecimento cultural: Os clássicos nos proporcionam uma viagem através do tempo e espaço. Ao explorar diferentes culturas, épocas e sociedades, nos tornamos mais empáticos, abertos e culturalmente enriquecidos.

Principais Características dos Livros Clássicos

Se os livros clássicos são capítulos na grandiosa narrativa da humanidade, o que exatamente faz deles tão especiais e imortais? A resposta está em suas características marcantes que os distinguem em meio a uma maré de literatura.

  • Atemporalidade: Assim como as estrelas continuam brilhando no céu século após século, os livros clássicos resistem ao teste do tempo. Suas mensagens e histórias são tão relevantes para o leitor contemporâneo quanto eram para o público original. Eles capturam emoções e conflitos que são, ao mesmo tempo, específicos de uma época e eternamente universais.

  • Universalidade: De Tóquio a Timbuktu, de São Paulo a São Petersburgo, os temas abordados pelos livros clássicos ressoam com leitores de todas as culturas. Amor, tragédia, aspiração, moralidade... essas obras abordam sentimentos e situações que todos nós, como seres humanos, podemos compreender e com os quais podemos nos identificar, independente de onde viemos ou como fomos criados.

  • Profundidade temática e estilística: A beleza dos livros clássicos não reside apenas em suas palavras, mas nas camadas de significado que elas encerram. A cada releitura, descobrimos nuances e interpretações diferentes. Seu estilo, seja através da elegância da prosa ou da cadência da poesia, eleva a experiência de leitura, tornando-a tão enriquecedora quanto introspectiva.

Saiba mais: 6 escritores que mais caem no vestibular

Dos clássicos até a faculdade

Os livros clássicos, como vimos, são janelas para mundos diversos e tempos passados. Eles nos oferecem lições atemporais, perspectivas universais e uma riqueza de conhecimento que transcende as eras. Seja um olhar sobre o Brasil com suas inestimáveis contribuições literárias ou uma viagem pela literatura mundial, há um mundo de descobertas esperando nas páginas desses clássicos.

À medida que você avança em sua jornada educacional, não se esqueça do poder transformador da leitura clássica. E falando em jornadas educacionais, lembre-se de que a Quero Bolsa está aqui para apoiá-lo em cada passo. Se você está buscando oportunidades para aprofundar seus estudos e expandir horizontes, explore as bolsas que temos a oferecer. Afinal, assim como os clássicos, a educação é um investimento que vale a pena.

Encontre bolsas de estudo

Você poderá aproveitar para ingressar em algumas das principais universidades do país. Veja algumas das faculdades parceiras da Quero Bolsa e garanta a sua vaga!

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54