Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

9 livros para estudar para qualquer vestibular

por Isabela Giordan em 02/03/21

Quantos livros você leu no último ano? Manter o hábito de leitura é um grande desafio, não é mesmo? Afinal, as redes sociais costumam chamar muito mais atenção do que passar algumas horas focado em um livro. 

Porém, não é segredo que a leitura é um grande auxílio para ajudar a desenvolver o nosso cérebro. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que pessoas que costumam ler livros de ficção têm mais capacidade de encontrar alternativas para questões do dia a dia, ou seja, ler aumenta a criatividade! 

Além disso, se você está no ano de prestar vestibular ou Enem, os livros são os melhores amigos para aumentar o seu conhecimento em diversas áreas, além de aumentar o seu repertório sociocultural, que é essencial para desenvolver uma redação bem avaliada. 

Como escolher um livro para ler?

Apesar da leitura ser importante, manter esse hábito pode ser um trabalho árduo. Porém, é possível driblar essa "preguiça" escolhendo os livros corretos de acordo com aquilo que instiga a sua curiosidade. 

"Há uma série de livros, com temas e gêneros diversos, que podem contribuir para complementar a formação política, histórica e cultural do estudante. A minha recomendação é que o estudante busque por uma obra no formato e gênero que o agrade mais, seja ela uma obra de ficção ou não-ficção, um livro de poesia, contos, teatro, romance ou crônicas", indica Para Gabriel Onofre, autor de História e Sociologia do sistema pH.

Onofre reforça que é muito importante que a leitura seja prazerosa para que o estudante tenha vontade de direcionar o seu tempo para esse momento. 

"Para isso, o estudante deve buscar um tema que seja do seu interesse e que ele queira aprender nas horas vagas. Além de procurar um conteúdo que ele tenha vontade de saber mais e aprofundar o seu conhecimento", recomenda. 

9 livros para estudar para qualquer vestibular 

Para te ajudar a encontrar um livro para as horas de lazer e que de bônus pode te ajudar no vestibular, veja abaixo uma seleção de 9 livros que servem para aumentar o seu conhecimento sobre história, geografia, literatura, filosofia e política e que fogem das indicações tradicionais! 

A lista foi feita com base nas recomendações de Gabriel Onofre, autor do sistema pH, e Helio Marcos Moreti, professor e coordenador de História do Colégio Mater Amabilis. Confira:

1 - Brasil: uma biografia - Lilia Moritz Schwarcz, Heloisa Murgel Starling


"Manual de História do Brasil que conta com uma vasta bibliografia e pesquisa histórica de peso. Esse livro vem a sanar uma lacuna imperdoável no mercado editorial brasileiro e desponta como uma obra crítica, atualizada e ao mesmo tempo ampla sobre a História do Brasil, desde os primórdios até os dias atuais. Material de extrema importância para as provas de vestibular e Enem."

2 - Calibã e a bruxa: Mulheres, corpo e acumulação primitiva - Silvia Federici


"A professora de filosofia Silvia Federici analisa a passagem do feudalismo para a modernidade, estabelecendo relações entre o trabalho feminino e a acumulação de capitais na gênese do capitalismo, além de resgatar a perseguição às bruxas por parte de um Estado marcadamente patriarcal e opressor. Obra interessante para discutir o papel da mulher na sociedade moderna."

3 - Era dos Extremos: O breve século XX - Eric Hobsbawm


"Obra clássica do escritor egípcio Eric Hobsbawm, é parte da sequência de livros (Era das Revoluções, Era do Capital e Era dos Impérios) que traçaram um panorama denso e detalhado do mundo pós-Revolução Francesa, analisando aspectos políticos, sociais e econômicos da consolidação do capitalismo até o colapso do Comunismo Soviético."

4 - Uma autobiografia - Angela Davis


"Autobiografia comovente da ativista Angela Davis, o livro retrata o ambiente hostil do sul dos EUA em plena década de 1960 do século XX, apontando as consequências nefastas do racismo estrutural tão presentes na sociedade estadunidense. Texto relevante para entender o contexto histórico do surgimento do Partido dos Panteras Negras e do movimento Black Lives Matter."

5 - A guerra não tem rosto de mulher - Svetlana Aleksiévitch


"Esse é um livro sobre a participação das soviéticas na Segunda Guerra Mundial. Esse é um livro bom de se ler e que contribui para romper uma visão tradicional sobre a guerra que a associa apenas aos homens e ao universo masculino. A leitura do livro contribui para trabalhar temas como Segunda Guerra Mundial, feminismo, machismo, diversidade cultural, memória, entre outros."

6 - The Underground Railroad: Os caminhos para a Liberdade - Colson Whitehead


"Esse livro conta a história de uma mulher escravizada do sul dos Estados Unidos, durante o período da escravidão, que foge para o norte em busca de liberdade. Essa é uma ótima oportunidade de ler um bom livro e aprender um pouco sobre a história da escravidão nos Estados Unidos, racismo e intolerância."

7 - O perigo de uma história única - Chimamanda Ngozi Adiche


"Esse é um livro adaptado de uma palestra que ela fez para o programa Ted Talk. Esse livro ensina sobre história da África, etnocentrismo, alteridade, pluralidade cultural, entre outros."

8 -  Justiça: O que é fazer a coisa certa - Michael J. Sendel 


"Esse livro foi escrito por um dos professores mais prestigiados da história da Universidade de Harvard, Michael J. Sandel. Ele é baseado no seu curso de Filosofia e trabalha de forma fácil e completa grandes temas da filosofia como, por exemplo, política, ética e moral, utilizando temas da realidade cotidiana como casamento, imigração, impostos e mercado"

9 -  Por que as nações fracassam. As origens do poder, da prosperidade e da pobreza - James Acemoglu, Daron Robinson


"Esse livro é de dois dos dos maiores economistas da atualidade, James Robinson e Daron Acemoglu, que examinam de forma clara e detalhada o desenvolvimento político e econômico de diferentes nações do planeta, buscando explicar as razões para a riqueza e a pobreza desses países. Essa obra contribuí bastante para o estudo de diferentes temas da história e geografia, trabalhando assuntos como desenvolvimento econômico, transformações tecnológicas, aperfeiçoamentos políticos e institucionais, por exemplo."

Consultoria: Gabriel Onofre, autor de História e Sociologia do sistema pH, e Helio Marcos Moreti, professor e coordenador de história do Colégio Mater Amabilis.

Veja também: 
Saiba onde baixar livros de graça
Os livros mais lidos em universidades ao redor do mundo, segundo pesquisadores

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54