
Como arrumar um estágio?
João Marcondes | 03/04/25Em muitos cursos de graduação, o estágio é obrigatório e supervisionado, funcionando como um requisito para a conclusão da formação.
Grupo de pesquisadores da Universidade de Columbia, uma das mais importantes instituições dos Estados Unidos, mapearam dados de universidades ao redor do mundo para descobrir quais são os livros mais indicados para leitura nas salas de aula ao redor do mundo.
Os dados foram recolhidos pelos pesquisadores e podem ser acessados pelo portal Open Syllabus Project, lançado em 2016. Os acadêmicos foram a fundo em sete milhões de programas de estudos de disciplinas em cursos universitários de 79 países.
O livro “Pedagogia do Oprimido“, de Paulo Freire, aparece na lista como a 49ª obra mais indicada em planos de estudos em universidades, com 3.484 aparições. No entanto, apesar da presença da obra nacional, o Brasil não está entre os países que tiveram os livros das atividades levantados.
O motivo disso não é muito interessante para acadêmicos brasileiros: o país está presente em relatórios que apontam nações que trazem riscos para a comunidade acadêmica. A lista desses países foi baseada em documentos de projetos internacionais, principalmente pelo Academic Freedom Monitoring Project (tradução livre para Projeto de Monitoramento da Liberdade Acadêmica). O Brasil está nessa lista ao lado de países como Afeganistão, Congo e Venezuela.
Os livros podem ser pesquisados por filtros determinados por título, autor, instituição, área de estudo e países. A lista completa pode ser acessada no site do Open Syllabus Project.
Fonte: Open Syllabus Project; Nexo Jornal.