Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Confira 5 dicas de como estudar livros obrigatórios para o vestibular

por Thales Valeriani em 20/08/21

O segundo semestre do ano costuma ser um período de preparação intensa, por parte dos estudantes, para os diversos vestibulares que acontecem. E essa preparação costuma envolver a leitura de obras literárias, ainda mais porque alguns processos seletivos cobram livros de leitura obrigatória para a realização da prova, além dos conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Nesse contexto, a otimizar o tempo de estudo é algo fundamental para quem quer ter um bom desempenho nos exames. Pensando nisso, listamos 5 dicas de como estudar obras obrigatórias para o vestibular.


Leia mais:
+ Saiba como é o vestibular da Unesp
+ Veja como é o vestibular da Unicamp
+ Fuvest: o que é, vestibulares e USP

5 dicas de como estudar livros obrigatórios para o vestibular

As dicas de estudo foram passadas pela coordenadora pedagógica e de redação do Colégio Poliedro, unidade de São José dos Campos (SP), Maria Catarina Bozio. Segundo a coordenadora, os estudantes devem ter em mente que os livros de leitura obrigatória costumam ser cobrados nas duas fases dos vestibulares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

"Na primeira etapa, as questões tendem a ser mais simples e, às vezes, têm enunciados intuitivos. Já na segunda fase, em quase metade dos itens não é possível responder com segurança sem ter estudado as obras obrigatórias. Uma leitura atenta, com análise crítica, é essencial para garantir pontuação relevante", explica. Veja, então, as quais são as dicas de estudo:


1. Crie roteiros de leitura

Os roteiros de leitura ajudam o estudante na memorização do conteúdo. Isso porque o roteiro deve conter informações sobre o contexto histórico da obra e temas relevantes que ela aborda.

De acordo com Maria Bozio, nos roteiros "devem estar destacados o que deve ser observado, o contexto histórico e o movimento literário a que a obra pertence, assim como sugestões de abordagens críticas e outras questões relevantes para os vestibulares".

+ Confira a lista de livros obrigatórios da Fuvest 2022

2. Não deixe para a última hora: organize o tempo de leitura para cada obra

Manter os estudos organizados é um modo de evitar contratempos e de não precisar estudar em cima da hora. Segundo a coordenadora Maria Bozio, "não há um prazo ideal para começar as leituras, mas é importante que os estudantes se preparem com antecedência para não deixar tudo para a última hora. Organize-se para tentar finalizar um livro por mês, por exemplo".

+ Confira a lista de livros obrigatórios da Unicamp 2022


3. Exercite a análise crítica e a leitura atenta

Uma leitura atenta vai além de folhear páginas e de decorar os nomes de personagens e a ordem dos fatos. Para Maria Bozio, é necessário que o aluno "tenha uma postura ativa na hora da leitura". 

E o que é uma postura de leitura ativa? Segundo a coordenadora pedagógica e de redação, é quando o estudante "analisa os conteúdos com profundidade, retoma passagens importantes e anota tudo o que achar relevante para o contexto da produção".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

4. Tente adequar as leituras de acordo com o seu cronograma pedagógico

Os livros de leitura obrigatória do vestibular pertencem a movimentos literários que também são cobrados no processo seletivo. Então, uma dica é conciliar a leitura da obra com o tema que está sendo ensinado na disciplina de Literatura.

"Se o tema da semana for Classicismo, leia os Sonetos, de Camões. Se for Barroco, dedique-se ao Gregório de Matos. Assim, fica mais fácil desenvolver análises mais completas, entender os contextos de produção, estilos adotados, entre outros pontos relevantes", explica a coordenadora.

5. Saiba como organizar os materiais complementares

Atualmente, há diversas plataformas com conteúdos pedagógicos interessantes, sejam resumos na internet, canais de professores no Youtube, além de sites de pesquisa e de notícias, que podem ensinar sobre a obra, o autor e o contexto histórico do livro.

Desse modo, saber organizar esses materiais é importante para tirar o máximo proveito deles. No entanto, não se engane: nenhum material complementar substitui a leitura da própria obra.

"Acompanhar resumos da internet, vídeoaulas, pesquisas e reportagens sobre as obras obrigatórias é muito relevante, mas lembre-se: os materiais são ótimos quando utilizados como ferramentas complementares, não como substitutos da leitura na íntegra", alerta Maria Bozio.

Segundo a coordenadora, isso acontece porque eles "são um reforço a mais para que o estudante tenha perspectivas diferentes e compreenda passagens com maior profundidade". 

Leia mais
+ 10 canais no Youtube para quem ama livros
+ 17 canais no Youtube para estudar para o Enem de graça
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54