Como é o vestibular da Unesp?
Tem vontade de estudar na Unesp? Veja como é o vestibular tradicional que já selecionou mais de 37 mil alunos
Além de ser conhecida pelo ‘O Inter‘, considerado o maior torneio universitário da América Latina, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) é a instituição com o maior número de estrelas no Guia da Faculdade, a mais abrangente e atualizada avaliação do Ensino Superior brasileiro.
Atualmente, a universidade possui 34 unidades espalhadas por 24 cidades no estado de São Paulo, com mais de 37 mil alunos inscritos nos 136 cursos de graduação oferecidos pela instituição.
Você já pensou em estudar na Unesp? Realizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), o vestibular selecionará 7.725 novos alunos por meio do seu vestibular tradicional, que é a única forma de ingresso na universidade. Veja como é cada etapa e como usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para melhorar a sua colocação no resultado final.
Vunesp: como funciona o vestibular da Unesp?
Assim como nos outros vestibulares de estaduais paulistas, a Unesp possui duas fases, sendo a primeira eliminatória e classificatória, que selecionam os estudantes com os melhores desempenhos para ingressar na faculdade.
1ª fase Unesp/Vunesp
A primeira etapa do processo seletivo possui 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área de estudo, sendo que os candidatos têm o total de cinco horas para completar o exame. A divisão das disciplinas é feita da seguinte forma:
- 30 questões de linguagens e códigos: que abordam as matérias de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte.
- 30 questões de ciências humanas: que abordam as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
- 30 questões de ciências da natureza e matemática: que abordam as matérias de Biologia, Química, Física e Matemática.
De acordo com o Manual do Candidato Unesp 2020, “as provas serão elaboradas em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e o Currículo do Estado de São Paulo.”
Dica: diferentemente do Enem e do vestibular da Fuvest, a Unesp não utiliza da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na sua prova, ou seja, todas as questões têm o mesmo valor.
2º fase Unesp/Vunesp
Como a primeira etapa do vestibular é de caráter eliminatório e classificatório, são convocados para a segunda fase os candidatos que obtêm as melhores notas.”O número total de candidatos selecionados para a segunda faseserá igual a até 10 vezes o número de vagas oferecidas”, informa o Manual do Candidato.
Assim como em outros vestibulares, a segunda parte da prova é realizada em dois dias seguidos, com 4h30 de prova, seguindo a divisão:
- 1º dia: são cobradas 24 questões discursivas, sendo 12 de Ciências Humanas (que abordam as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (que abordam as matérias de Biologia, Química, Física e Matemática).
- 2º dia: são cobradas 12 questões de Linguagens e Códigos (que abordam as matérias de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, EducaçãoFísica e Arte) e uma redação dissertativa-argumentativa.
Veja mais: Saiba quais são as diferenças entre as redações do Enem, Unesp, Usp e Unicamp
Para chegar ao resultado final, a metodologia utilizada é a média aritmética simples, somando a nota da primeira e segunda fase e dividindo o valor por dois. Lembrando que os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design possuem provas específicas, em que as notas são somadas ao cálculo final.
Como usar a nota do Enem no vestibular da Unesp?
Apesar da universidade não utilizar o Enem como forma de ingresso, é possível utilizar a nota final como um complemento da primeira fase. Para utilizar esse recurso, é preciso indicar na ficha de inscrição se realizará esse exame.
Saiba mais: Como funciona o sistema de cotas da Unesp?
Unesp divulga lista de cursos mais concorridos do vestibular 2020