Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Como é o vestibular da Unesp?

por Isabela Giordan em 31/10/19 330 visualizações

Além de ser conhecida pelo 'O Inter', considerado o maior torneio universitário da América Latina, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) é a instituição com o maior número de estrelas no Guia da Faculdade, a mais abrangente e atualizada avaliação do Ensino Superior brasileiro.

Atualmente, a universidade possui 34 unidades espalhadas por 24 cidades no estado de São Paulo, com mais de 37 mil alunos inscritos nos 136 cursos de graduação oferecidos pela instituição. 

Você já pensou em estudar na Unesp? Realizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), o vestibular selecionará 7.725 novos alunos por meio do seu vestibular tradicional, que é a única forma de ingresso na universidade. Veja como é cada etapa e como usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para melhorar a sua colocação no resultado final. 

Vunesp: como funciona o vestibular da Unesp?

Assim como nos outros vestibulares de estaduais paulistas, a Unesp possui duas fases, sendo a primeira eliminatória e classificatória, que selecionam os estudantes com os melhores desempenhos para ingressar na faculdade.

1ª fase Unesp/Vunesp

A primeira etapa do processo seletivo possui 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área de estudo, sendo que os candidatos têm o total de cinco horas para completar o exame. A divisão das disciplinas é feita da seguinte forma:

  • 30 questões de linguagens e códigos: que abordam as matérias de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte. 
  • 30 questões de ciências humanas: que abordam as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • 30 questões de ciências da natureza e matemática: que abordam as matérias de Biologia, Química, Física e Matemática.

De acordo com o Manual do Candidato Unesp 2020, "as provas serão elaboradas em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e o Currículo do Estado de São Paulo."

Dica: diferentemente do Enem e do vestibular da Fuvest, a Unesp não utiliza da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na sua prova, ou seja, todas as questões têm o mesmo valor. 

2º fase Unesp/Vunesp

Como a primeira etapa do vestibular é de caráter eliminatório e classificatório, são convocados para a segunda fase os candidatos que obtêm as melhores notas."O número total de candidatos selecionados para a segunda fase será igual a até 10 vezes o número de vagas oferecidas", informa o Manual do Candidato.

Assim como em outros vestibulares, a segunda parte da prova é realizada em dois dias seguidos, com 4h30 de prova, seguindo a divisão:

  • 1º dia: são cobradas 24 questões discursivas, sendo 12 de Ciências Humanas (que abordam as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (que abordam as matérias de Biologia, Química, Física e Matemática).
  • 2º dia: são cobradas 12 questões de Linguagens e Códigos (que abordam as matérias de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e uma redação dissertativa-argumentativa.
Veja mais: Saiba quais são as diferenças entre as redações do Enem, Unesp, Usp e Unicamp

Para chegar ao resultado final, a metodologia utilizada é a média aritmética simples, somando a nota da primeira e segunda fase e dividindo o valor por dois. Lembrando que os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design possuem provas específicas, em que as notas são somadas ao cálculo final. 

Como usar a nota do Enem no vestibular da Unesp?

Apesar da universidade não utilizar o Enem como forma de ingresso, é possível utilizar a nota final como um complemento da primeira fase. Para utilizar esse recurso, é preciso indicar na ficha de inscrição se realizará esse exame. 

Saiba mais: Como funciona o sistema de cotas da Unesp?
Unesp divulga lista de cursos mais concorridos do vestibular 2020

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54