Você já pensou em estudar na Unesp? Realizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), o vestibular selecionará 7.725 novos alunos por meio do seu vestibular tradicional, que é a única forma de ingresso na universidade. Veja como é cada etapa e como usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para melhorar a sua colocação no resultado final.

Vunesp: como funciona o vestibular da Unesp?
Assim como nos outros vestibulares de estaduais paulistas, a Unesp possui duas fases, sendo a primeira eliminatória e classificatória, que selecionam os estudantes com os melhores desempenhos para ingressar na faculdade.
1ª fase Unesp/Vunesp
A primeira etapa do processo seletivo possui 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área de estudo, sendo que os candidatos têm o total de cinco horas para completar o exame. A divisão das disciplinas é feita da seguinte forma:
- 30 questões de linguagens e códigos: que abordam as matérias de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte.
- 30 questões de ciências humanas: que abordam as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
- 30 questões de ciências da natureza e matemática: que abordam as matérias de Biologia, Química, Física e Matemática.
De acordo com o Manual do Candidato Unesp 2020, “as provas serão elaboradas em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e o Currículo do Estado de São Paulo.”
Dica: diferentemente do Enem e do vestibular da Fuvest, a Unesp não utiliza da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na sua prova, ou seja, todas as questões têm o mesmo valor.
2º fase Unesp/Vunesp
Como a primeira etapa do vestibular é de caráter eliminatório e classificatório, são convocados para a segunda fase os candidatos que obtêm as melhores notas.”O número total de candidatos selecionados para a segunda faseserá igual a até 10 vezes o número de vagas oferecidas”, informa o Manual do Candidato.
Assim como em outros vestibulares, a segunda parte da prova é realizada em dois dias seguidos, com 4h30 de prova, seguindo a divisão:
- 1º dia: são cobradas 24 questões discursivas, sendo 12 de Ciências Humanas (que abordam as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (que abordam as matérias de Biologia, Química, Física e Matemática).
- 2º dia: são cobradas 12 questões de Linguagens e Códigos (que abordam as matérias de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, EducaçãoFísica e Arte) e uma redação dissertativa-argumentativa.
Veja mais: Saiba quais são as diferenças entre as redações do Enem, Unesp, Usp e Unicamp
Para chegar ao resultado final, a metodologia utilizada é a média aritmética simples, somando a nota da primeira e segunda fase e dividindo o valor por dois. Lembrando que os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design possuem provas específicas, em que as notas são somadas ao cálculo final.
Como usar a nota do Enem no vestibular da Unesp?
Apesar da universidade não utilizar o Enem como forma de ingresso, é possível utilizar a nota final como um complemento da primeira fase. Para utilizar esse recurso, é preciso indicar na ficha de inscrição se realizará esse exame.
Saiba mais: Como funciona o sistema de cotas da Unesp?
Unesp divulga lista de cursos mais concorridos do vestibular 2020