logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Como funciona o sistema de cotas da Unesp?

por Isabela Giordan em 18/09/19 2 mil visualizações

Com faculdades e institutos em 24 cidades, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) é considerada uma das maiores universidades do Brasil. Ao total, a instituição oferece mais de nove mil vagas anualmente em 175 opções diferentes de cursos. 

Além de ser a universidade mais "espalhada" pelo estado, a instituição também foi a primeira estadual paulista a implementar o sistema de cotas aprovado pela Lei n° 12.711 de 29 de agosto de 2012, que visa reservar 50% das vagas em universidades federais para estudantes da rede pública de ensino, assim auxiliar alunos pretos, pardos e indígenas a ingressar no Ensino Superior.

como funciona o sistema de cotas da unesp

Inicialmente, a universidade decidiu reter apenas 15% das vagas para egressos da educação pública, porém, a partir de 2016, esse valor aumentou para 50% das vagas disponíveis. 

Atualmente, a divisão é feita da seguinte forma:

  •  

    50% das vagas reservadas para o público geral;
  • 50% das vagas reservadas para alunos que tenham cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública de ensino;
  • Dentro das vagas reservadas para alunos da rede pública, 35% é destinada para alunos que se autodeclaram pardos, pretos ou indígenas.

Diferentemente da Universidade de São Paulo (USP), a Unesp não oferece vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A seleção é feita exclusivamente pelo vestibular realizado pela Fundação Vunesp. 

SU, SRVEBP e PPI: qual é a diferença?

Veja a diferença entre cada sistema de seleção da Unesp:

  • Sistema Universal (SU)

    Em 2019, serão oferecidas 3.667 vagas nessa categoria. Para concorrer ao SU, não é necessário preencher qualquer pré-requisito, ou seja, são as vagas reservadas para o público geral.
  • Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP)

    Em 2019, serão oferecidas 3.698 vagas nessa categoria. Para concorrer pelo SRVEBP, é preciso que o candidato tenha estudado integralmente o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da rede pública de ensino brasileira.

    Para garantir o benefício, o candidato deverá apresentar o histórico escolar que comprove as informações durante a matrícula.
  • SRVEBP+PPI

Essa é uma sub-categoria dentro de "Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública", voltada para candidatos que são Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI). 

Para ter o direito a essas vagas, os candidatos precisam, além de ter estudado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas brasileiras, se autodeclarar preto, pardo ou indígena.

Para isso, será necessário apresentar declaração de etnia assinada pelo estudante ou pelo responsável do candidato menor de idade durante a matrícula. No caso dos indígenas ainda é necessário apresentar uma declaração de vínculo com comunidade indígena brasileira assinada por três lideranças da comunidade e certificada pela unidade local ou regional da Fundação Nacional do Índio (Funai). 

Além disso, conforme a Resolução Unesp n°53, de 3 de julho de 2017: "para a comprovação da veracidade das autodeclarações dos candidatos pretos e pardos poderá ser realizado a qualquer tempo, por provocação ou por iniciativa da própria administração, procedimento de averiguação à vista da autodeclaração firmada no ato de inscrição no concurso vestibular pelo candidato quanto à condição de pessoa preta ou parda e dos aspectos fenotípicos do candidato, verificados obrigatoriamente com sua presença em entrevista."

Veja também: Unesp desliga 27 alunos por fraude em sistema de cotas
                        Como saber se eu tenho direito a cotas raciais?

Em 2019, serão reservadas, 1.300 vagas para essa categoria, que correspondem a 35%* das vagas do SRVEBP.

Foto: Natália Clementin/G1
como funciona o sistema de cotas da unesp

Indicação deve ser feita no momento da inscrição no vestibular

O candidato que preencher os pré-requisitos e desejar concorrer pelas modalidades SRVEBP ou SRVEBP+PPI deve indicar durante a inscrição da prova.

Ainda durante o cadastro, ao indicar que deseja concorrer a uma das vagas reservadas, o candidato deverá declarar que está "ciente" da autodeclaração, assim como com a possibilidade da necessidade de comprovação da veracidade dessa autodeclaração.

Assim como a USP, o candidato que escolher concorrer por esse modalidade disputará as vagas reservadas apenas para esse tipo de sistema, seja ele de cotas sociais ou raciais, e entre aqueles que também indicação o desejo de concorrer naquela modalidade.

As inscrições para o vestibular 2020 da Unesp terminam no dia 07 de outubro. Clique aqui e veja como fazer a sua.

A porcentagem de 35% foi determinada com base na proporção na presença do grupo PPI no estado de São Paulo a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54