Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Saiba quais são as diferenças entre as redações do Enem, Unesp, Usp e Unicamp

por Giovana Murça em 27/05/19 2,7 mil visualizações

Se você, assim como a maioria dos vestibulandos, está prestando todos os vestibulares possíveis para poder aumentar suas chances, deve se atentar ao estilo de redação que cada prova exige.

Os vestibulares mais conhecidos como Enem, Vunesp, Fuvest e Unicamp tem estilos de redações parecidos, mas cada um tem suas particularidades na proposta e avaliação. Então, na hora de estudar, não adianta treinar somente um tipo de texto, é preciso conhecer cada uma das propostas de redações.


A professora de Redação do Cursinho da Poli, Miriele Amorim, explica que todos esses vestibulares, exceto a Unicamp, pedem o mesmo estilo de texto, o dissertativo-argumentativo, e precisam ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Enem

Com a estrutura clássica do texto dissertativo-argumentativo, a professora MIriele explica que o Enem preza pela interpretação do candidato acerca do tema e dos textos de apoio.

De acordo com o Manual de Redação do Enem de 2018, os candidatos devem “defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão”.

O Enem, diferente dos outros vestibulares, espera que o candidato indique uma solução ao problema apresentado. A proposta de intervenção é avaliada em uma das competência e deve ser criativa, detalhada e respeitar os direitos humanos. Sem uma proposta, o critério avaliativo é zerado.

Leia também: 8 temas de redação que podem cair no Enem 2019
E se eu não souber nada sobre o tema de Redação do Enem?

Vunesp

O processo de entrada na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) é feito pela Fundação Vunesp e ela exige a redação do gênero dissertativo. A professora esclarece que, geralmente, o tema é uma pergunta, o que torna mais fácil a criação da tese, pois é só o candidato responder a essa pergunta com sua tese.

Assim como no Enem, a banca preza pela interpretação que o candidato faz da coletânea. "Jamais se deve copiar o que está no textos de apoio, porque seria plágio, mas o candidato pode colocar na sua redação o conhecimento que ele absorveu dos textos e parafrasear dados", ressalta Miriele.

Fuvest

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) é o órgão responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP), um dos mais concorridos do país. A prova também exige uma redação dissertativa-argumentativa, mas seus temas são mais subjetivos e filosóficos.

A banca valoriza o repertório sócio-cultural do candidato e sua interdisciplinaridade ao trazer assuntos distintos para incrementar a redação. "Ele precisa saber relacionar livros, músicas, novelas, filmes com o tema de redação", comenta Miriele.

Esteja preparado para filosofar na redação da Fuvest

No Manual do Candidato de 2019, a Fuvest afirma que espera que o candidato sustente seu ponto de vista sobre o tema, mostrando seus conhecimentos e opiniões de forma coerente e pertinente.

Unicamp

A redação do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), feito pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), foge ao padrão das outras provas. 

Até o ano passado, os candidatos deviam elaborar dois textos de gêneros discursivos diferentes, que não são informados previamente. A partir desse ano, os candidatos podem escolher apenas um dos gêneros para escrever. 


Os gêneros podem ser os mais variados possíveis, como carta, manifesto, resumo, apresentação, texto de blog, entre outros. A dica da professora Miriele é conhecer as estruturas desses gêneros textuais para conseguir dominar a proposta de redação.

De acordo com o edital do vestibular de 2019, a prova busca avaliar a capacidade dos estudantes de produzir e interpretar textos nos diferentes gêneros propostos, de fazer uma leitura crítica dos textos de apoio e se dirigir ao público correto.

Critérios avaliados em todas as redações 

Apesar das diferenças entre um vestibular e outro, alguns critérios são essenciais a toda boa redação e não mudam. Todas as redações devem seguir a norma culta, manter a ortografia correta, coerência e coesão.

Também é necessário tomar cuidado para não escrever menos que o exigido, fugir do formato ou tema proposto e ferir os direitos humanos. Lembrando que o título só é obrigatório quando informado na proposta de redação e conta como uma linha.

No caso das conclusões das redações dissertativas, somente no Enem é exigido uma proposta de intervenção. Nas provas da Vunesp e Fuvest, "o estudante deve concluir o texto resumindo as principais partes e reafirmando a tese", informa a professora.

Tudo anotado? Agora é treinar e arrasar nas provas!

Bora estudar?

Quer um lugar para estudar para o Enem de graça e sem sair da sua casa? Acesse a plataforma Manual do Enem! Lá você encontra conteúdos de redação e de todas as matérias com exercícios para treinar. Bons estudos ;)

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54