E se eu não souber nada sobre o tema de Redação do Enem?
Nada de desesperos! Nesse post, você entende como fazer uma boa redação, mesmo sem dominar o tema, usando a estrutura correta e os textos de apoio
Primeiramente, calma! Respira fundo e vamos lá. Muitos vestibulandos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se preocupam com o tema da redação e os mais espertos treinam os possíveis temas do ano.
Veja possíveis temas: 8 temas de redação que podem cair no Enem 2019
Antes de tudo, saiba que o tema da redação do Enem nunca será um tema totalmente desconhecido. Sempre serão abordados problemas que afetam a sociedade em geral, com temas sobre educação, saúde, segurança ou transporte público. “A prova não cobra conhecimentos muito restritos e assuntos de rodapé”, tranquiliza Sérgio Paganim, coordenador de Linguagens do Anglo Vestibulares.
Entretanto, em algumas edições, a prova trouxe alguns temas que são importantes, mas menos abordados no cotidiano. Foi o caso dos temas “Publicidade infantil em questão no Brasil”, de 2014, e “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, de 2018, que pegaram alguns candidatos de surpresa.
Para esses casos, trazemos uma boa notícia: é possível fazer a redação mesmo sabendo pouco sobre o tema! Ufa! Isso porque o Enem exige uma estrutura de redação que é a mesma independentemente do tema e é possível ter uma boa nota somente seguindo essa estrutura à risca.
Estrutura de redação do Enem
A estrutura de redação exigida no Enem é a do texto dissertativo-argumentativo. De acordo com a Manual de Redação do Enem de 2018, você deve “defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão”.
O coordenador de Linguagens do Anglo Vestibulares, Sérgio, indica a estrutura ideal para seu texto ser organizado:
- Introdução: apresente a situação-problema e seu posicionamento, ou seja, a tese a ser defendida no texto.
- Desenvolvimento: dois parágrafos para explicar os argumentos, com fatos, exemplos e repertório sociocultural que darão validade à opinião expressa na introdução.
- Conclusão: descreva a proposta de intervenção detalhando as ações, os agentes e as as maneiras de se concretizarem as medidas.
Utilize os textos de apoio
Se você tem poucas informações sobre o tema, os textos de apoio estão ali pra te ajudar. “A coletânea de textos servem tanto para instigar a reflexão sobre o tema quanto para oferecer recursos a serem articulados aos pensamentos do autor”, explica Sérgio.
Argumentação
Os textos trazem informações e dados sobre o tema que podem ser usados como ponto de partida na hora da argumentação. Mas, cuidado para não copiar trechos da coletânea, pois isso não é permitido e você pode perder pontos.
Ao fazer referência a dados estatísticos, por exemplo, cite a fonte da pesquisa e o ano em que ela foi realizada. Se não for possível citar a fonte, Thiago Braga, professor de Redação do Sistema de Ensino pH, orienta que seja feito da seguinte forma: se no texto há “67% dos brasileiros possuem dívidas financeiras”, é possível citar algo como “a maioria dos brasileiros possuem dívidas financeiras”. “O ideal é se valer das ideias, jamais copiar trechos”, conclui o professor Thiago.
Proposta de intervenção
A proposta de solução para o problema apresentado exige mais criatividade, pois os textos de apoio até podem dar alguma pista para combater o problema, mas as intervenções devem ser resultado da análise feita no decorrer do texto. “Se o problema foi analisado sob a ótica da desigualdade de renda, por exemplo, espera-se que a intervenção aborde questões econômicas”, afirma Sérgio Paganim.
A também proposta deve respeitar os direitos humanos, conforme é indicado na proposta de redação. Dessa forma, opte por propostas que façam a manutenção dos direitos civis e liberdades já garantidas em lei.
Leia também: Redação: quais termos não usar na redação do Enem
Cuidado com redações prontas
Tome cautela com modelos de redação prontos disponíveis na internet. Por serem genéricos e se encaixarem em qualquer tema, podem ser utilizados por muitas pessoas, o que se configura em plágio e pode até zerar sua redação.
Por mais que você não conheça a fundo o tema, ele será sobre algo do cotidiano da nossa sociedade e com os textos de apoio é possível desenvolver alguma opinião acerca do tema. O Enem quer avaliar a sua capacidade de “mobilizar seus conhecimentos que moldaram sua formação, articulando-os ao tema e à sua visão de mundo no texto”, orienta o Sérgio Paganim.
Guia sobre a Redação do Enem
Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Confira dicas valiosas para você arrasar na redação no Guia sobre a Redação do Enem. Para baixar o e-book, é só clicar aqui.