6 escritores que mais caem no vestibular
Você sabia que hoje é o Dia Nacional do Escritor? Veja quais são os escritores que mais caem no vestibular!
Nesta quinta-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Escritor. A data existe desde 1960 com o objetivo de homenagear todos os escritores brasileiros.
A inspiração para a comemoração veio do primeiro Festival do Escritor, um evento organizado pela União Brasileira de Escritores, na época presidida por João Peregrino Júnior e Jorge Amado.
Considerando a relevância da data e dos escritores para a literatura brasileira, a Revista Quero fez uma lista com os escritores mais citados nas leituras obrigatórias dos vestibulares de 2020.
Veja a seguir 6 escritores que mais caem no vestibular:
1. Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor e cronista brasileiro, fundador da Academia Brasileira de Letras e precursor do movimento literário realista.
O autor é o mais solicitado nas listas de leituras obrigatórias. Dentre as obras que caem nos vestibulares incluem-se:
- Quincas Borba – Cásper Líbero e Fuvest;
- Memórias Póstumas de Brás Cubas – Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
- Papeis avulsos – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
- Dom Casmurro – Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro);
- Esaú e Jacó – Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro);
- Crônicas Escolhidas – Universidade Federal de Lavras (UFLA);
- O Espelho – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
2. João Guimarães Rosa
Guimarães Rosa foi um médico e escritor do século XX. Recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras e é reconhecido por sua linguagem e estrutura narrativa inovadora.
O livro Sagarana é o mais exigido do autor em Vestibulares como Cásper, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fuvest, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
3. Graciliano Ramos
Graciliano foi um jornalista, político e romancista brasileiro, reconhecido por retratar e fazer uma crítica social ao sertão nordestino na obra Vidas Secas, que está nas listas de leituras obrigatórias da FGV, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Já o livro São Bernardo é solicitado nos vestibulares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Universidade Federal de Roraima (UFRR).
4. Carlos Drummond de Andrade
Drummond foi um jornalista e poeta brasileiro, participante do movimento literário modernista. Sua obra Claro Enigma é uma leitura obrigatória em vestibulares como FGV, Fuvest e Unicentro.
5. Carolina Maria de Jesus
Carolina Maria de Jesus foi uma catadora de papel que nas horas vagas dedicava-se à escrita em um diário. O resultado disso foi o seu primeiro livro, Quarto de despejo: diário de uma favelada, que se tornou um best seller vendido em 40 países.
Além disso, a obra é solicitada nos vestibulares da Unicamp, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), UFRGS e Unicentro.
6. José de Alencar
O político e escritor brasileiro José de Alencar é um dos maiores representantes do movimento literário romancista.
Dentre os livros exigidos de Alencar, incluem-se Iracema (FGV), Ubirajara (Unimontes) e Lucíola (Unicentro).
Veja também:
7 livros mais cobrados nos vestibulares de 2020
Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários. 🙂