A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma instituição de ensino superior privada, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Ela oferece cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento profissional nas áreas de Administração, Direito, Economia, Ciências Sociais, e Matemática Aplicada, nas modalidades presencial e a distância.
A instituição também realiza concursos e exames para vagas relacionadas a administração pública e do setor privado, por meio da FGV Conhecimento. Entre os processos realizados por intermédio da FGV Conhecimento, destacam-se cargos públicos de diferentes estados do país, abrangendo órgãos como o Tribunal de Contas, Secretaria Municipal de Educação, Procuradoria-Geral, entre outros.
Fundada em 1944, a instituição idealizava a formação de profissionais para cargos de administração pública e privada. Com o tempo, a FGV expandiu seu leque de cursos para incluir programas de ciências sociais, econômicas e informação, que tornou a instituição referência no desenvolvimento de pesquisas que ajudam a orientar a economia brasileira.
A FGV também realiza estudos em áreas como macro e microeconomia, finanças, direito, saúde, previdência social, pobreza e desenvolvimento sustentável. Seus programas são reconhecidos internacionalmente, por meio de acordos de cooperação acadêmica com instituições de renome mundial.
Ao todo, a FGV atende a mais de 5.000 alunos de graduação, além de e 101.057 participantes em programas de educação continuada.
mais de 90.000 alunos matriculados
mais de 700 docentes
12 cursos de graduação e 7 de pós-graduação
1 unidade no estado de Rio de Janeiro
A Fundação Getulio Vargas (FGV) se destaca no cenário educacional brasileiro e internacional por sua abrangência e inovação. Como membro da Open Education Global desde 2008, a FGV foi pioneira no Brasil ao oferecer conteúdos didáticos gratuitos online, ampliando o acesso à educação de qualidade.
Além disso, a FGV é reconhecida por sua produção acadêmica e contribuições à pesquisa, envolvendo mais de 3.200 trabalhos acadêmicos de professores, pesquisadores e técnicos, consolidando sua posição como um dos 10 melhores think tanks do mundo.
Internacionalmente, a FGV estabelece parcerias estratégicas com instituições renomadas, promovendo intercâmbios e projetos conjuntos que enriquecem a experiência acadêmica de seus alunos e docentes. A instituição também é responsável pela geração e divulgação de indicadores econômicos e sociais que orientam políticas públicas e empresariais no Brasil.
Em termos de inovação pedagógica, a FGV é proativa através do Hub de Inovação Pedagógica, que promove práticas de ensino avançadas entre suas unidades, contribuindo para o desenvolvimento de metodologias educacionais.
Programas das disciplinas desenvolvidos por professores especialistas, com base em biografia atual e de qualidade;
Atividades extraclasse, como visitas a órgãos governamentais e empresas, que enriquecem a experiência dos alunos;
Orientação individual para o planejamento de estudos e outros assuntos que envolvam a vida acadêmica dos alunos;
Parcerias para intercâmbios com mais de 200 instituições de ensino superior de vários países.
Muito boa
22 avaliações
Ivan Pistelli • Administração de Empresas (segunda Graduação)
A infraestrutura e localizacão são ótimas!
Roniele Silva • Gestão Estratégica de Pessoas
Ótima estrutura e excelente professores
Victor Clemente • Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação
Ótima plataforma de ensino, aulas gravadas e facil acesso aos materiais.
Miwa Kashiwagi • Relações Internacionais
Melhores Professores e renome no mercado!
Halana Rocha • MBA Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis
Custo.
Amanda Cardoso • Administração Pública - 500 Horas
Qualidade excepcional e alta empregabilidade.
A sede da FGV na cidade do Rio de Janeiro está localizada no bairro de Botafogo, próximo da estação Flamengo do metrô. A instituição se divide em várias escolas, de acordo com as áreas dos cursos, como a EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo), EESP (Escola de Economia de São Paulo), FGV EPGE (Escola Brasileira de Economia e Finanças), EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas), EMAP Escola de Matemática Aplicada e a Direito Rio.
Entre as instalações disponíveis, os alunos encontram salas de aula climatizadas e com equipamento multimídia, bibliotecas, cinco auditórios, laboratórios de informática e núcleo de prática jurídica.
A FGV oferece 195 cursos gratuitos online em parceria com a Open Education Global. Disponíveis desde 2008, esses programas cobrem áreas como: Administração Pública, Direito, Economia e Finanças, Educação e Humanidades, Estratégia e Negócios, Gestão de Setores Específicos, Liderança e Pessoas, Marketing e Vendas, Relações Internacionais, e Tecnologia e Ciência de Dados.
As mensalidades da FGV para os cursos de graduação variam entre R$ 1.980,00 e R$ 8.745,00. Os valores são definidos de acordo com o programa acadêmico.
A FGV é avaliada com nota máxima em todos os indicadores do MEC, como Índice Geral de Cursos (IGC), que mede o desempenho geral da instituição, Conceito Institucional (CI) e Conceito Institucional EaD (CI - EaD).