
Curso presencial, semipresencial ou ead: qual a melhor opção para você?
Juliana Gottardi | 17/04/25Não existe uma modalidade de ensino melhor que a outra — existe a mais adequada para seu perfil, rotina e objetivos
Todos os anos, desde 2012, o Center for World University Rankings (CWUR), organização líder em consultoria, divulga o ranking com as melhores universidades de todo o mundo. Atualmente, o ranking conta com 2.000 instituições avaliadas em milhares de países.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Para realizar o ranking, a empresa avalia a qualidade da educação, empregabilidade, qualidade do corpo docente e pesquisa, tudo isso sem depender de pesquisas e envios de dados das universidades.
No ranking de 2023 do CWUR, apenas 54 universidades brasileiras aparecem na lista de melhores do mundo. Confira a seguir quais são elas e em qual posição ficaram na classificação mundial.
Veja: 9 universidades que não participam mais do Sisu
+ Melhores faculdades particulares de São Paulo; veja quais são
Leia mais: Faculdades de Medicina que aceitam o Fies
+ Faculdades de Direito que aceitam o Fies
Confira a seguir quais são as 54 instituições de ensino superior brasileiras que estão presentes entre as melhores do mundo, consolidando a qualidade do ensino e da pesquisa realizados em solo nacional:
Confira: 5 faculdades que oferecem bolsa para quem fez Encceja
+ Guia da Faculdade 2022: veja as melhores faculdades públicas
Para construir o ranking, o CWUR usa sete indicadores objetivos agrupados em quatro áreas para classificar as universidades do mundo:
1) Educação: esta área leva em consideração o sucesso acadêmico dos ex-alunos de uma universidade e corresponde a 25% da pontuação. Neste caso, é medido o número de ex-alunos de uma universidade que obtiveram distinções acadêmicas de prestígio em relação ao tamanho da universidade.
Saiba mais: Engenharia de Software: veja as melhores faculdades na área
+ Faculdades brasileiras com maior empregabilidade, segundo ranking mundial
2) Empregabilidade: a empregabilidade tem base no sucesso profissional dos alunos
de uma universidade ex-alunos e também corresponde a 25% da pontuação. Esta área é medida pelo número de ex-alunos de uma universidade que ocuparam cargos de liderança em grandes empresas em relação ao tamanho da universidade.
3) Corpo docente: neste quesito, que corresponde a 10% da pontuação, é avaliado o número de membros do corpo docente que receberam distinções acadêmicas de prestígio.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
4) Pesquisa:
A pesquisa é uma área de avaliação que é subdividida em outras quatro áreas, cada uma representando 10% da pontuação.
Se você tem vontade de fazer faculdade e estudar uma área que gosta, saiba que é super possível entrar na faculdade sem a nota do Enem e ainda pagar mais barato durante todo o curso. Como? Pela Quero Bolsa!
A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 80% de desconto em diversos cursos de milhares de instituições espalhadas por todo o país. Clicando abaixo você confere todas as ofertas disponíveis:
Conheça algumas das faculdades parceiras da Quero Bolsa e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC):
Veja mais: 7 cursos para quem é de humanas
+ 7 cursos que as empresas mais pedem
+ Melhores cursos técnicos: conheça os mais promissores