Ainda durante o ensino médio, os estudantes vão descobrindo as matérias que eles têm mais afinidade. Assim, define-se quem é de qual área. Aqueles que gostam de história, geografia e português são considerados pessoas de humanas. Da mesma forma, os que se dão bem na matemática são de exatas e os que preferem biologia, de biológicas.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Delimitando essa área de interesse fica mais fácil decidir qual graduação fazer. Isso porque é possível restringir a um número bem menor de opções. Se você já sabe que é de humanas e quer ideias de cursos, continue lendo!
Leia mais: 5 cursos para quem quer ser cientista
+ 7 cursos para quem gosta de Biologia
Descubra 7 cursos para quem é de humanas
A expressão "quem é de humanas" é comumente utilizada para se referir a pessoas que têm afinidade ou preferência por áreas de conhecimento relacionadas às ciências humanas, como história, filosofia, literatura, linguística, ciências sociais, entre outras disciplinas.
Essas matérias são voltadas para o estudo do ser humano, suas relações sociais, culturais e históricas, suas criações artísticas e literárias, além de suas ideias e concepções sobre o mundo e a realidade.
Juntamente a isso, as pessoas que se identificam como "de humanas" também costumam ter uma inclinação para o pensamento crítico, a reflexão e a interpretação de textos e contextos sociais e culturais.
Se você se identificou com as características acima, saiba que existem muitos cursos que podem ser interessantes. Aqui estão algumas sugestões:
1. Ciências Sociais
Este curso explora a sociedade humana, incluindo estudos sobre comportamento, estruturas sociais e instituições.
Alguns dos temas vistos na graduação são: desigualdade social, diversidade cultural, mudanças sociais, processos de tomada de decisão e conflito, relações de poder e influência, bem como a influência da tecnologia e da globalização nas sociedades.
2. Jornalismo
Em Jornalismo, se explora a produção de notícias e informações, incluindo estudos sobre ética jornalística, técnicas de reportagem e mídia digital.
Entre as habilidades desenvolvidas no curso, destaca-se: escrita, apuração, edição de texto, fotografia, produção de vídeo e áudio, bem como conhecimentos em áreas como direito, política, economia e cultura.
Teste vocacional para Jornalismo
3. Letras
O curso de Letras trata sobre a língua e a literatura, incluindo estudos de gramática, linguística e análise de textos.
Os formados nessa graduação podem trabalhar em diversos lugares. Alguns exemplos são: empresas, instituições que demandam profissionais com habilidades avançadas de comunicação e escrita, instituições de ensino e pesquisa que buscam professores e pesquisadores qualificados em linguística e literatura, etc.
4. História
Essa formação é voltada para a história humana, desde as civilizações antigas até o presente, incluindo eventos importantes, figuras históricas e movimentos culturais.
Os historiadores se dedicam a pesquisar e analisar as fontes históricas, interpretar e relacionar os acontecimentos, bem como a produzir narrativas sobre o passado. Eles utilizam teorias e metodologias específicas para investigar os processos históricos e suas causas, consequências e impactos na sociedade.
Confira: História: Profissões para quem quer trabalhar na área
5. Direito
Este curso tem como foco a lei e a justiça, incluindo estudos sobre sistemas jurídicos, teoria do direito e direito internacional.
O papel dos profissionais do direito, como advogados, juízes, promotores e defensores públicos, é interpretar e aplicar as leis de acordo com o contexto em que são utilizadas. Eles atuam na resolução de conflitos, proteção de direitos e deveres, e promoção da justiça.
6. Relações Internacionais
Este curso aborda a política internacional e as relações entre países, incluindo estudos sobre economia global, segurança internacional e direitos humanos.
Os profissionais de Relações Internacionais trabalham em diferentes áreas, como organizações internacionais, governos, empresas, organizações não governamentais, instituições acadêmicas, entre outras. Eles atuam em funções como diplomacia, negociação, análise de políticas, pesquisa, consultoria e comunicação internacional.
Saiba também: Conheça 10 áreas de atuação de Relações Internacionais
7. Arqueologia
Este curso explora a história humana por meio da análise de artefatos e locais arqueológicos, incluindo estudos sobre antigas civilizações, cultura material e técnicas de escavação.
Assim, os arqueólogos trabalham em diferentes contextos, como museus, universidades, instituições governamentais e empresas privadas. Eles conduzem pesquisas de campo, realizam escavações arqueológicas, analisam os materiais recuperados em laboratório e publicam os resultados de suas pesquisas.
Teste vocacional
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Onde fazer faculdade?
Se você já escolheu seu curso, é hora de ir para faculdade. E a Quero Bolsa te ajuda com isso, oferecendo bolsas de estudo de até 80% para graduação. Não precisa comprovar renda, nem ter feito o Enem.
São mais de 1.000 instituições parceiras, confira algumas:
- Faculdades Anhanguera
- Estácio - Universidade Estácio de Sá
- Unopar - Universidade Norte do Paraná
- Anhembi Morumbi
- Centro Universitário UFBRA