Caminhos para inclusão
Camilla Machuy vê que o combate ao machismo na academia passa por um maior investimento na Ciência: “A melhoria da qualidade de vida da mulher na pós-graduação está de mãos dadas com a valorização da Ciência no Brasil”.
Apesar de tudo, a jornalista, professora e doutoranda, demonstra esperança. “Se a gente sabe do machismo estrutural na nossa sociedade é porque pesquisadores, entre eles, inúmeras mulheres, tiveram suporte para se debruçar sobre o tema.
O Brasil precisa do olhar de suas cientistas. E, profundamente, eu acredito que nós poderemos nos reerguer enquanto país a partir da força delas. Eu preciso crer nisso para seguir em frente enquanto mulher, enquanto pesquisadora e enquanto cidadã”, avalia Camila.
Veja mais: Mulheres na ciência: 14 cientistas mulheres para você se inspirar
+ Dia das Mulheres: qual o perfil das professoras universitárias no Brasil
Como fazer uma pós-graduação?
As mulheres estão cada vez mais entrando na pós-graduação. Esse nível de ensino é ótimo para quem procura seguir carreira acadêmica, entender melhor algum conceito visto na graduação ou conseguir uma promoção no trabalho.
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.