Nesta terça-feira (11), comemora-se o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. A data surgiu em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas com o objetivo incentivar a participação igualitária de mulheres e meninas na ciência e ressaltar a importância do papel das mulheres na comunidade científica.
O Instituto de Pesquisas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) aponta que 28% dos pesquisadores do mundo são mulheres. No Brasil, o público feminino representa 60% das bolsas pagas pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes).
Embora a palavra ciência seja associada a área de biológicas ou de exatas, ela estende-se a todas as áreas do saber pois, segundo o dicionário Michaelis, o cientista é aquele especializado em uma ciência. O termo ciência, por sua vez, é definido como:
1 Conhecimento sistematizado como campo de estudo:“
[…] precisa também aprender a usar bem o lazer que um dia a ciência, ajudada pela técnica, lhe há de proporcionar”(EV).
2Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que o regem.
3O saber adquirido pela leitura e meditação.
Em homenagem à data, a Revista Quero selecionou 14 mulheres cientistas e suas respectivas áreas de atuação para você se inspirar.
1. Djamila Ribeiro Pesquisadora em teoria feminista e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Autora de livros como Quem tem medo do feminismo negro? e O que é lugar de fala, Djamila faz parte das 100 mulheres inspiradoras e influentes do mundo em 2019, pela BBC.
2. Aline Rochedo Pachamama Doutora em História Cultural pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atua na pesquisa sobre a cultura indígena. É idealizadora da Pachamama Editora e autora dos livros Herança indígena, Memória afetiva e História e Pachamama – A poesia é a alma de quem escreve.
3. Sônia Guimarães É doutora em Física pela University of Manchester Institute of Science and Technology. Atualmente dá aulas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde foi a primeira mulher negra a lecionar.
4. Marisa Fernandes Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Coletivo de Feministas Lésbicas (CFL). Foi pesquisadora responsável por pesquisas quantitativas e qualitativas voltadas para a população encarcerada do Estado de São Paulo.
5. Carolina Horta Andrade Doutora em Fármacos e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e líder do grupo de pesquisa LabMol – Laboratório de Planejamento de Fármacos e Modelagem Molecular e pesquisadora visitante no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
6. Marjorie Chaves Doutoranda em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB) e filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab-Ceam) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e de Gênero (Geppherg).
7. Rose Monnerat
Doutora em Agronomia pela Ecole Nationale Agronomique de Montpellier (França). É pesquisadora A da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, onde coordena o grupo de pesquisas em controle biológico e a Plataforma de Criação de insetos.
8. Dalva Maria da Silva Matos
Doutora em Ecologia pela University of East Anglia (Reino Unido), professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atua na preservação da biodiversidade e na análise dos impactos no meio ambiente causados por ações do ser humano.
9. Thaisa Storchi Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde dá aulasno Instituto de Física. Também é chefe do grupo de pesquisa em astrofísica e atua na pesquisa de buracos negros.
10. Tais Gratieri Doutora em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP) e é uma das coordenadoras do Laboratório de Tecnologia dos Medicamentos Alimentos e Cosméticos (LTMAC), onde, além das pesquisas acadêmicas, atua em projetos de desenvolvimento de produtos tecnológicos em colaborações com indústrias farmacêuticas e cosméticas.
11. Denise Fungaro Doutora em Química pela USP e pesquisadora Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Atua nos seguintes temas: desenvolvimento de materiais de valor agregado a partir de resíduos, otimização de telhado verde e adição de resíduo em matriz cimentícia.
12. Luísa Carvalheiro Doutora em Ecologia pela University of Bristol (Inglaterra), professora na Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisadora sobre o impacto das alterações ambientais no funcionamento do ecossistema.
13. Miriam Hubinger Doutora em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, onde também dá aulas. É pesquisadora na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e tem experiência em temas como novos materiais de parede,spray dryer, spray chilling, deposição eletrostática, coberturas comestíveis e recuperação/concentração por membranas. Faz parte da lista dos pesquisadores mais citados do mundo na área de ciência agricultural em 2018 e 2019, segundo a Web of Science and Clarivate Analytics.
14. Ana Maria Baptista Menezes Doutoranda em Pneumologia pela UFRGS, professora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pesquisadora na área da saúde, está no ranking dos cem primeiros autores mais citados sobre a Doença Obstrutiva Crônica, publicado no International Journal of Chronic Obstrutive Pulmonary Disease.
Você viu?
No Twitter, o tema engajou pesquisadoras de diversas áreas e regiões do País, após uma publicação de uma usuária com o objetivo de divulgar o trabalho de mulheres cientistas. Confira o tweet e algumas respostas:
Conhece alguma mulher que atua na área da ciência? Compartilhe com a nossa equipe nos comentários 🙂