Sobre o curso de Engenharia de Alimentos
O curso de Engenharia de Alimentos forma profissionais que lidam com a industrialização do alimento. Eles estão presentes em todas as etapas produtivas, desde a escolha da matéria-prima até a comercialização.
Após a conclusão do curso, o profissional estará qualificado para desenvolver produtos alimentícios inovadores e seguros. Pode, também, projetar indústrias eficientes que supram as necessidades de alimentos da sociedade, preservando e desenvolvendo o patrimônio social, cultural e ambiental.
As atividades do engenheiro de alimentos incluem, entre outras, estudar métodos de conservação, transporte, armazenamento e fabricação dos alimentos industrializados.
No mercado de trabalho, o profissional de Engenharia de Alimentos se concentra na indústria alimentícia.
Como é a faculdade de Engenharia de Alimentos?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia de Alimentos deve incluir as seguintes matérias, entre outras:
Química;
Higiene de Alimentos e Legislação;
Anatomia e Fisiologia Animal;
Microbiologia dos Alimentos e Epidemiologia das Doenças Veiculadas por Alimentos;
Teoria Geral da Administração;
Biologia Celular
Física;
Sistemas de Informação, Banco de Dados e Inteligência para Ciências dos Alimentos;
O curso inclui, também, disciplinas associadas às tecnologias inovadoras e tradicionais de preservação e transformação de alimentos. Abrange, ainda, áreas que fazem parte do mundo dos negócios, como Informática, Economia, Administração e Meio Ambiente.
Qual a grade curricular de Engenharia de Alimentos?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia de Alimentos em uma de nossas faculdades parceiras:
Procure o curso de Engenharia de Alimentos ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia de Alimentos
O que faz o profissional de Engenharia de Alimentos?
O engenheiro de alimentos desenvolve produtos e processos da área de produção de alimentos, controlando sua qualidade.
Este profissional elabora e gerencia projetos de produção de alimentos e pode, também, coordenar equipes e prestar consultoria, assessoria e assistência técnica.
Onde o profissional de Engenharia de Alimentos pode trabalhar?
O profissional de Engenharia de Alimentos conta com um amplo campo de trabalho em indústrias tradicionais como alimentos e bebidas.
Normalmente, trabalha com carteira assinada, em equipes multidisciplinares, podendo supervisioná-las ou ser supervisionado.
Quanto ganha um profissional de Engenharia de Alimentos?
O salário médio de um Engenheiro de Alimentos no Brasil é de R$ 7.814,62 . Os estados onde a profissão de Engenheiro de Alimentos têm os melhores salários são .
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui
Como ingressar na profissão de Engenharia de Alimentos
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia de Alimentos?
Para atuar profissionalmente, o engenheiro de alimentos deve possuir nível superior completo na área e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Engenharia de Alimentos?
As principais características do profissional de Engenharia de Alimentos, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Engenharia de Alimentos
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Engenharia de Alimentos foram: