Sobre o curso de Ciência e Tecnologia
A Ciência e Tecnologia é uma área interdisciplinar que abrange as ciências Humanas, Biológicas e Exatas. Os estudantes têm a oportunidade de montar sua própria grade curricular, escolhendo as disciplinas que mais se identificam, além das matérias obrigatórias que contribuem para uma formação completa.
O curso de Ciência e Tecnologia forma profissionais com o conhecimento das Ciências Exatas, Humanas e Naturais, somados aos princípios básicos da Engenharia e Computação.
Ao final do curso, o estudante pode optar por seguir um outro ciclo de graduação complementar, como um bacharelado da área ou licenciatura, ou até mesmo uma pós-graduação.
Optando por um bacharelado complementar, em mais um ano o aluno pode se formar em alguma engenharia relacionada, como a química e a física, ou aprofundar em uma área específica dentro do curso, como biologia, por exemplo. Já os graduandos que optarem pela licenciatura poderão dar aulas de física e matemática no ensino básico.
No mercado de trabalho, o bacharel em Ciência e Tecnologia, por não ter uma formação específica, tem um grande leque de possibilidades. A área exata de atuação irá depender do enfoque e complementação escolhidos durante a graduação ou como especialização.
Trabalhar em indústrias dos mais variados segmentos, em empresas do setor financeiro ou lecionar para o ensino fundamental e médio são algumas das direções para o profissional.
Como é a faculdade de Ciência e Tecnologia?
O curso de Ciência e Tecnologia ainda não possui Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Por isso, as instituições de ensino que oferecem esse curso seguem seus próprios planos pedagógicos, baseando-se no perfil do profissional e nas diretrizes dos cursos relacionados, como Física, Matemática, Computação, Engenharia e outros.
O curso é totalmente multi e interdisciplinar, e o aluno pode, ao final, se especializar na área de sua escolha. As disciplinas mais comuns do curso de Ciência e Tecnologia são:
Cálculo;
Lógica de Programação;
Geometria Analítica;
Álgebra;
Estatística;
Informática Aplicada;
Filosofia da Ciência e Metodologia Científica;
Química Geral;
Química Aplicada à Engenharia;
Fundamentos de Biologia Moderna;
Ciência, Tecnologia e Sociedade;
Ciência, Tecnologia e Ambiente;
Fenômenos Mecânicos;
Eletricidade e Magnetismo;
Sociologia;
Sistema de Gestão e Segurança no Trabalho;
Administração e Empreendedorismo;
Ética e Legislação.
O aluno poderá optar por uma formação acadêmica em um Bacharelado Interdisciplinar (BI), que apresenta características de formação técnico-científica. O bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia é disponibilizado por algumas instituições de ensino no país.
A Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) já disponibilizam o curso para os alunos. Além disso, há possibilidade de cursos ainda mais específicos e presentes em Ciência e Tecnologia. Por exemplo, os cursos de Ciência e Tecnologia do Mar (Unifesp) e Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFSC).
Qual a grade curricular de Ciência e Tecnologia?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Ciência e Tecnologia em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Ciência e Tecnologia?
O estudante de Ciência e Tecnologia possui uma formação mais generalista, com sólida formação em Ciências Exatas, principalmente em cálculo e estatística, em computação e nos princípios básicos das engenharia. Além disso, o curso também desenvolve as competências humanas dos alunos, pois o profissional não atua sozinho, ele interage com colegas, usuários ou alunos, caso se torne professor.
A ciência e tecnologia estão intrinsecamente relacionadas, uma vez que a ciência fornece o conhecimento fundamental para compreender o mundo e a tecnologia utiliza esse conhecimento para desenvolver soluções práticas.
Em união, os conhecimentos propagados por ambas as áreas são de extrema importância, pois impulsionam o progresso da sociedade. Elas permitem a descoberta de novos conhecimentos, o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas complexos, avanços em áreas como medicina, energia, comunicação e contribuem para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar global.
A ciência e tecnologia podem ser resumidas como um conjunto de conhecimentos e ferramentas que visam compreender o mundo e desenvolver soluções inovadoras. Elas envolvem a investigação sistemática, a aplicação de métodos científicos e o uso de avanços tecnológicos para impulsionar o progresso, melhorar a qualidade de vida e enfrentar desafios globais.
Quanto custa uma faculdade de Ciência e Tecnologia?
O curso de Ciência e Tecnologia é ofertado, majoritariamente, por instituições de ensino públicas. Em outras palavras, não existem mensalidades referentes ao ingresso na formação.
Para participar do curso, o estudante deve realizar o vestibular como forma de ingresso. Nesse caso, a prova varia de acordo com a instituição de ensino. Também é possível aplicar a nota do Enem no Sisu, concorrendo às vagas nas principais universidades.
Procure o curso de Ciência e Tecnologia ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Ciência e Tecnologia
O que faz o profissional de Ciência e Tecnologia?
O bacharel em Ciência e Tecnologia desenvolve materiais, produtos, processos e métodos relacionados à engenharia e tecnologia, projetando, especificando e testando equipamentos, protótipos e parâmetros de operação.
Este profissional participa da qualificação, certificação e homologação de laboratórios e produtos. Planeja e executa pesquisas e gerencia informações de ciência e tecnologia.
Pode, também, prestar serviços de consultoria técnica, bem como dar aulas.
Onde o profissional de Ciência e Tecnologia pode trabalhar?
O profissional de Ciência e Tecnologia atua, principalmente, em universidades públicas ou em centros de pesquisas vinculados a grandes empresas públicas de diversas áreas.
Atua em pesquisa e desenvolvimento, ensino, administração pública, defesa e seguridade social, siderurgia, extração de petróleo, mineração e outras.
Costuma trabalhar em equipes interdisciplinares, com supervisão ocasional. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado registrado com carteira assinada.
Dependendo da área de atuação, o bacharel em Ciência e Tecnologia pode estar expostos a altas temperaturas e a materiais tóxicos.
Como ingressar na profissão de Ciência e Tecnologia
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Ciência e Tecnologia?
Para o exercício das funções do profissional de Ciência e Tecnologia, é exigido diploma em curso superior aprovado pelo MEC, sendo frequente profissionais com cursos de pós-graduação e especialização.
Além disso, é necessário registro no conselho profissional da área de atuação, como Conselho Regional de Química (CRQ) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Ciência e Tecnologia?
As principais características do profissional de Ciência e Tecnologia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Ciência e Tecnologia
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Ciência e Tecnologia foram: