Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Engenheiro eletrônico: tudo sobre a profissão

Profissional que pode atuar em setores da indústria, no ramo da tecnologia da informação e atuação com equipamentos do ramo da saúde. Com um vasto campo de atuação, o Engenheiro Eletrônico tem conhecimento das diversas etapas do processo: desde a criação de equipamentos e sistemas até a sua execução.
engenheiro eletrônico

Sobre a profissão

O profissional de Engenharia Eletrônica está habilitado para desempenhar funções relacionadas aos serviços eletrônicos, de telecomunicações e elétricos. De acordo com a página do curso na Quero Bolsa, o Engenheiro Eletrônico analisa propostas técnicas, realiza instalações, atua com a configuração e inspeciona sistemas ou equipamentos. Além do mencionado, há possibilidade do Engenheiro Eletrônico executar testes e ensaios também com equipamentos ou sistemas.

O profissional pode atuar no desenvolvimento, na documentação técnica e na criação de sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações. Normalmente, a Engenharia Eletrônica remete aos circuitos elétricos de baixa tensão, portanto, o profissional pode ter um campo de atuação em âmbito doméstico ou industrial.

No setor industrial, o Engenheiro Eletrônico tem habilitação para conduzir pesquisas em sua área, liderar, supervisionar ou integrar equipes de engenharia. O profissional pode trabalhar em empresas do setor eletroeletrônico e telecomunicações. Em adição ao mencionado, o Engenheiro Eletrônico pode atuar diretamente com sistemas ou estudos de exequibilidade para determinadas implantações. Por fim, o profissional pode desenvolver componentes e equipamentos para seu campo de atuação. 

De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um Engenheiro Eletrônico é de R$9.615,00 por mês no Brasil.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Veja também: Quanto ganha um Técnico eletromecânico? Confira a página de salários no site da Quero Bolsa.

Vale reiterar que o profissional pode ter um campo de atuação em âmbito doméstico (reparos e manutenções de aparelhos remotos) ou no cenário industrial. Isso ocorre por causa de uma das possibilidades de atuação da Engenharia Eletrônica, que remete aos circuitos elétricos de baixa tensão. Além das áreas de eletrônica e telecomunicações, o profissional pode desempenhar funções no setor da tecnologia da informação, atuação com equipamentos do ramo da saúde e em diversos ramos industriais, por exemplo, automobilístico, agrícola, têxtil.


Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um engenheiro eletrônico.

Por que ser um Engenheiro eletrônico?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Engenheiro eletrônico?

    O Quero Bolsa disponibiliza opções de vagas para cursos de bacharelado e pós-graduação em Engenharia Eletrônica. A graduação tem duração média de cinco anos e trabalho de conclusão de curso (TCC) é obrigatório. Confira também a grade curricular do curso de Engenharia Eletrônica.

    Nos primeiros anos do curso de Engenharia Eletrônica, a ênfase é dada para disciplinas da área de Ciências Exatas, por exemplo, Matemática e Física. A Computação também está inserida entre as matérias relacionadas ao curso. Após os primeiros semestres em Engenharia, os estudantes iniciam uma trajetória com disciplinas voltadas ao conhecimento de Eletrônica.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?