O salário médio de um Técnico eletromecânico no Brasil é de R$ 3.993,86.
Os estados onde a profissão de Técnico eletromecânico têm os melhores salários são Amapá, Pará e Amazonas.
As especialidades com os melhores salários são Tecnico em Eletromecanica.
Essas informações são baseadas nas 6266 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil.
Especialidade | Salário médio |
---|---|
Tecnico em Eletromecanica | R$ 5.071,33 |
O trabalho de um técnico eletromecânico envolve atividades que contribuem para o funcionamento de equipamentos e sistemas industriais. Ele é responsável por realizar a leitura e interpretação de diagramas, esquemas elétricos e manuais técnicos relacionados aos equipamentos sob sua responsabilidade. Além disso, utiliza uma ferramentas e instrumentos de medição para diagnosticar e identificar problemas em componentes elétricos e mecânicos.
O profissional também aplica a manutenção preventiva, que envolve a realização de inspeções periódicas nos equipamentos, a lubrificação de partes móveis, a substituição de peças desgastadas e a verificação de possíveis falhas em potencial.
Sua atuação é pautada em normas de segurança. Eles seguem critérios estabelecidos, utilizando equipamentos de proteção individual e garantindo o cumprimento dos padrões propostos na indústria.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O técnico eletromecânico tem o objetivo de garantir o funcionamento e a manutenção de máquinas e equipamentos eletromecânicos. Ele é responsável por realizar instalações, diagnósticos de falhas, reparos e manutenções preventivas.
Além disso, esse profissional precisa assegurar que todas as atividades sejam realizadas em conformidade com as normas de segurança e regulamentações técnicas.
Na prática, o técnico eletromecânico trabalha em indústrias, oficinas, ou empresas de manutenção, operando diretamente equipamentos e sistemas eletromecânicos. A rotina inclui a leitura e interpretação de desenhos técnicos, a realização de testes e a configuração de sistemas.
O profissional precisa ter habilidades manuais, conhecimento técnico e capacidade de resolução de problemas.
Para ser um técnico eletromecânico, é necessário ter um diploma técnico em Eletromecânica, Mecatrônica ou áreas afins. A experiência prática, obtida por meio de estágios ou em empregos anteriores, é valorizada, assim como a capacidade de se manter atualizado com as novas tecnologias e métodos da área.