10 cursos na área de TI com menos mulheres: saiba quais são
Apenas 16,5% das vagas dos cursos de TI são ocupadas por mulheres; saiba quais são os cursos na área de tecnologia com menos mulheres
Apesar das conquistas e do crescimento das mulheres no mercado de trabalho, é fato que a igualdade de oportunidades entre os gêneros ainda é um grande desafio. Esse desafio se intensifica ainda mais em áreas que carregam o estereótipo de serem “masculinas”.
De acordo com a Cartilha Desenvolvimento Feminino e Protagonismo de Carreira, produzida pelo Infojobs, 89% das entrevistadas acreditam que em áreas predominantemente masculinas, como engenharia ou tecnologia, o gênero pode influenciar nos processos seletivos, sendo que 78% relatam que já perderamalguma oportunidade de emprego por ser mulher.

Os dados trazidos pelo Mapa do Ensino Superior no Brasil de 2023, elaborado pelo Semesp, validam esses fatos, ao revelar que, em relação à área de Tecnologia da Informação (TI), apenas 16,5% das vagas são ocupadas por mulheres, enquanto a participação feminina nas demais áreas é majoritária, 60,7%.
A pesquisa também revelou quais são os cursos da área de TI com as menores quantidades de mulheres na atualidade. Confira todos a seguir!
Veja: 4 profissões para quem gosta de tecnologia
+ Melhores faculdades privadas de Tecnologia da Informação
Cursos na área de TI com menos mulheres
Conforme revelam os dados Mapa do Ensino Superior, em 10 anos, a participação femininanos cursos das áreas de TI cresceuapenas 0,6 ponto percentual, contra1,8 ponto percentual nas demais áreas. Para se ter ideia, em 2011, o percentual de mulheres nas vagas de cursos de TI era de 15,9%, veja:
Leia mais: 10 profissões em alta na área de Tecnologia
+ 5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam
A questão se torna ainda mais preocupante porque a expectativa é que as áreas de tecnologias se tornem uma das mais empregadoras no futuro, o que pode levar a uma exclusão de profissionais mulheres. Veja abaixo quais são os cursos com menor porcentagem de mulheres:
- Redes de Computadores: 8,3% de mulheres
- Sistemas Embarcados: 11,1% de mulheres
- Engenharia de Computação: 11,7% de mulheres
- Defesa Cibernética: 12% de mulheres
- Curso de Ciência da Computação: 12,1% de mulheres
- Engenharia de Software: 13,3% de mulheres
- Internet das Coisas: 13,8% de mulheres
- Jogos Digitais: 14,7% de mulheres
- Segurança da Informação: 15,1% de mulheres
- Inteligência Artificial: 15,9% de mulheres
- Sistemas de Informação: 17% de mulheres
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Já pensou em fazer faculdade com bolsa de estudos?
Pensa em seguir carreira em alguma dessas profissões? Então você precisa conhecer a Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo do Brasil!
No site da Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em inúmeros cursos, em milhares de faculdades espalhadas por todo o país.
Tem cursos em todas as modalidades: presenciais, semipresenciais e totalmente à distância (EaD). Para ver as ofertas, basta acessar o botão abaixo e procurar pelo curso que você quer:
Além disso, conheça abaixo algumas das faculdades parceiras da Quero Bolsa e que oferecem descontos muito bons: