logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Figuras de linguagem: o que é eufemismo?

por Isabela Giordan em 13/08/20

Figuras de linguagem são recursos da língua, seja ela escrita ou oral, que permitem gerar um "efeito especial" , permitindo expressar ou dar sentido a ideias e opiniões além do sentido literal. 

Atualmente, existem 50 figuras linguagens na Língua Portuguesa. Para te ajudar nos estudos, a Revista Quero vai explicar tim-tim por tim-tim cada uma delas. Vamos começar? 


O que é eufemismo?

O eufemismo é uma figura de linguagem semântica utilizada para amenizar informações e expressões. Nesse caso, troca-se o termo usado por um mais suave. A palavra vem do grego euphemismós, que significa"“emprego de uma palavra favorável no lugar de uma de mau augúrio".

De acordo com o Manual do Enem*, o eufemismo está geralmente ligado a palavras ofensivas, frases de caráter jornalístico, opiniões, assuntos tabus e até mesmo para alívio cômico. 

Onde usar o eufemismo?

Esse recurso é utilizado quando o enunciador deseja passar a mensagem de uma forma agradável, assim utilizando termos correspondentes mais gentis. 

Entretanto, atenção: não se utiliza eufemismo em referência a tragédias, ou seja, ao utilizar um termo cômico para mencionar esse tipo de evento, essa função se perde.

Exemplos de eufemismo

 

Na tirinha acima, o eufemismo é utilizado na escolha objetivo do documentário. Em vez de "denunciar a decadência de uma raça", os personagens preferiram anotar "narrar poeticamente o desafio dos seres racionais mais fráfeis do planeta diante do apocalipse". Veja outros exemplos de eufemismo:

  • O rapaz que vivia embaixo do viaduto vivia de caridade pública (esmolas).
  • Juliana virou mocinha (mocinha).
  • Aquele amigo do Pedro vive alterado (bêbado).
  • Mesmo após estudar por um ano, não fui feliz (não foi aprovado) no vestibular.
  • Não acredito que meu pai faltou com a verdade (mentir).
  • Aquela fila é para pessoas da terceira idade (idosos/velhos).
  • Abri a porta e o Jonas estava assistindo um filme de conteúdo adulto (sexual).

*Manual do Enem

Se você precisa de ajuda nos estudos, o Manual do Enem é uma ótima alternativa. Essa  plataforma de estudos oferece gratuitamente todos os conteúdos que podem ser cobrados no Enem. Acompanhados por vídeos, imagens, os textos também possuem exercícios para testar os seus conhecimentos. 

Saiba mais: Como se escreve? Veja as dúvidas de português mais comuns
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54