Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Redação Enem: 5 propostas com o tema tecnologia

por Giovana Murça em 22/07/19 11 mil visualizações

A tecnologia e seus efeitos rodeiam o dia a dia da sociedade. Desde as consequências positivas e negativas de seu uso, com questões como violação de privacidade e as fakes news, até falta desses recursos, como no caso da inclusão digital no país. 

Os avanços impulsionados pela internet atingiram até a estrutura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que deve ser totalmente digital até 2026. A prova já abordou o assunto tecnologia em redações de anos anteriores, como “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado” em 2011 e “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” em 2018.


A professora de Redação Miriele Amorim não acredita que o tema tecnologia possa novamente cair em 2019, “mas tudo pode acontecer, pois é um assunto que gera muitos recortes temáticos”, opina. Esses recortes englobam outras áreas como sociedade, educação e meio ambiente. 

Para você ficar antenado em todas as possibilidades e treinar para a redação do Enem, a Revista Quero, com monitoria da professora Miriele, elencou 5 possíveis propostas de redação com o tema tecnologia. Confira!


Plano de Estudo Enem 2019:  Baixe gratuitamente o plano desse mês  

Os reflexos da revolução tecnológica digital na sociedade brasileira

A revolução tecnológica faz parte da Terceira Revolução Industrial, também chamada de revolução da informação. Ela começou no século XX e engloba inovações não só na indústria, mas na ciência e tecnologia, com destaque para a internet e avanços nas telecomunicações. Essa revolução traz inúmeras consequências e alterações no comportamento da sociedade, tanto negativas quanto positivas. A prova pode abordá-las de forma mais genérica ou segmentá-las em tópicos, como os que você pode conferir nas próximas propostas.


O perigo iminente da invasão de privacidade por meio dos aplicativos de celular

Os recentes vazamentos de conversas de autoridades da Operação Lava Jato após a invasão de hackers em aplicativos de mensagens trouxe à tona a questão da segurança e privacidade nos aparelhos móveis. A falta de segurança em aplicativos que têm acesso às fotos do celular, como o FaceApp, um aplicativo russo que modifica o rosto das pessoas, também preocupa os usuários. De acordo com o Relatório de Ameaças à Segurança na Internet de 2019, o Brasil foi classificado como o quarto país com mais invasões de hackers e crimes virtuais.


Impactos das fake News na sociedade brasileira

As fake news, notícias falsas espalhadas na internet, ganharam mais atenção e tomaram proporções perigosas quando usadas nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016. No Brasil, boatos também marcaram as eleições de 2018, denegriram a imagem da vereadora Marielle Franco e até levaram ao linchamento e morte da dona de casa Fabiane Maria de Jesus. As fakes news atingem milhares de pessoas e, segundo um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras. Hoje existem sites jornalísticos só para avaliar a veracidade de informações.

Caminhos para alcançar a inclusão digital no Brasil

Até 2026 o Enem será totalmente digital, entretanto os planos esbarram na falta de estrutura de muitas escolas públicas e no analfabetismo digital de muitos candidatos. Inclusão digital é garantir que todas as pessoas tenham acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs). De acordo com a pesquisa TIC Domicílios (2016), do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 46% das casas ainda não tem acesso à internet, principalmente na periferia e zona rural. O mesmo percentual se reflete nas escolas públicas, onde tem 46% das instituições urbanas têm computadores com acesso à internet contra 39% das escolas rurais.


Os perigos do lixo eletrônico para o meio ambiente

Com o aumento do acesso às tecnologias, a produção do lixo eletrônico, ou e-lixo, também aumenta. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo produzirá 120 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano até 2050. Muitas brasileiros não sabem nem mesmo onde devem descartar esse material. O Brasil é o segundo maior produtor de e-lixo do continente e sétimo do mundo. Apenas 3% do e-lixo do país é descartado corretamente, enquanto no resto do mundo 20% é reciclado. A prova pode exigir soluções para o problema que afeta diretamente o meio ambiente brasileiro.


Você tem mais alguma sugestão de proposta sobre tecnologia? Nos conte nos comentários!

Manual do Enem e Plano de Estudo Enem 2019

Está estudando para o Enem? Então corre para conhecer nosso Plano de Estudos do mês e comece a estudar com as matérias e exercícios do Manual do Enem. E o melhor: tudo de graça! Bons estudos ;)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54