Redação Enem: 5 propostas com o tema meio ambiente
Confira 5 possíveis temas de redação do Enem relacionados a meio ambiente e sustentabilidade e veja exemplos de redação prontos sobre o tema
Atualizado em 13/11/2023
Morando em grandes metrópoles ou no interior, é fato que todas as pessoas sente ao menos um efeito do avanço do homem sobre o meio ambiente. Poluição, mudanças climáticas, falta e desperdício de água e desmatamento fazem parte da realidade da maioria dos brasileiros.
Baixe já: Plano de estudo gratuito para o Enem
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também se preocupa e aborda com frequência as chamadas pautas verdes. Poluição, reciclagem e decomposição do lixo orgânico estão entre os assunto mais abordados na prova.
Na redação esses temas também são prováveis, como em 2001 e 2008, quando as propostas foram “Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito?” e “Como preservar a floresta Amazônica”, respectivamente.
Veja: Como escrever um artigo de opinião?
Leia também:
+ Dia do Meio Ambiente, Reciclagem e Ecologia: o que você precisa estudar para o Enem
+ 13 citações para usar em qualquer tema de redação
Para te ajudar a escrever sobre as pautas verdes, conversamos com a professora de Redação Miriele Amorim e reunimos cinco possíveis propostas de redação com o tema meio ambiente. Confira e treine para o Enem!
Baixar plano de estudo gratuito
O perigo da escassez da água no Brasil
A atual crise hídrica no Brasil é considerada a pior da história. O ápice ocorreu em 2014 na região sudeste, quando falta de chuvas, má gestão pública e falta de planejamento resultaram no racionamento de água e seca do sistema Cantareira, que abastece a região de São Paulo. A má distribuição de água em nosso território, o aumento do consumo e o desperdício de água também são fatores determinantes para a atual escassez.
Leia mais: 8 temas sobre a água que podem cair no Enem
+ 10 dados estatísticos sobre a água para usar na redação do Enem e vestibular
O perigo da permanência do desmatamento na Amazônia
Em 2008, o Enem teve como tema de redação “Como preservar a floresta Amazônica”, onde o candidato escolhia entre três possíveis soluções para o desmatamento da floresta. Mas, anos depois, o problema persiste.
Em junho de 2019 foram destruídos 920,4 km² de floresta amazônica no território brasileiro, contra 488,4 km² no mesmo mês em 2018, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A problemática do descarte de lixo no Brasil
O descarte do lixo, principalmente orgânico, é um desafios aos municípios. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, em 2018, 56% das cidades brasileiros depositam o lixo de forma inadequada, proliferando os lixões. O lixo reciclável também é um problema. Mesmo com o trabalho dos catadores, que reciclam 90% desse material, e as cooperativas de reciclagem, o Brasil é quarto país que mais produz lixo plástico e um dos que menos recicla no mundo, segundo o Fundo Mundial para a Natureza.
Confira: Atualidades Enem: Desenvolvimento sustentável
+ Dia do Meio Ambiente, Reciclagem e Ecologia: o que você precisa estudar para o Enem
A importância da preservação do meio ambiente
A preocupação com o meio ambiente é uma pauta cada vez mais presente no dia a dia. A geração atual já sente na pele as consequências da não preservação do meio ambiente: crise hídrica, poluição do ar, desmatamento e mudanças climáticas são alguns exemplos.
Leia também: 9 profissões para quem ama o meio ambiente
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Consciência ambiental em questão no Brasil
Os impactos da não preservação do meio ambiente, além de sentidas diariamente pela população, também tem incentivado algumas discussões sobre formas de preservação do planeta.
Tragédias como Brumadinho e Mariana causaram comoção nacional e lançaram luz sobre essas discussões. O Enem também pode abordar iniciativas de conscientização divulgadas pelas redes sociais.
Redação Enem: 5 propostas com o tema saúde
+ 5 propostas com o tema educação
+ 5 propostas com o tema segurança
Modelo de redação sobre meio ambiente
Veja abaixo alguns modelos de redação sobre temas relacionados ao meio ambiente, veja como foram usados os repertório socioculturais e também como foi feita a construção da tese e desenvolvimento do texto:
Redação da professora Marina Rocha sobre o tema: “enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil do século XXI”.
Sobre a natureza, o filósofo grego Aristóteles afirmou que esse meio não faz nada em vão. Embora verdadeira, tal máxima parece ser ignorada pela sociedade brasileira e por seus governantes que olham com espanto para inundações e períodos de estiagem e os interpretam como fenômenos sem explicação, quando, na realidade, são efeitos da crise climática que enfrentamos. Nesse sentido, é essencial notar que o combate a esse problema é dificultado por fatores políticos e culturais que precisam ser solucionados.
Antes de tudo, percebe-se que há um evidente descaso governamental em torno dessa questão. De acordo com o artigo terceiro da Constituição brasileira, a garantia do desenvolvimento nacional é um dos objetivos a ser alcançado pelo país. Contudo, essa premissa constitucional parece ter sido esquecida por nossos estadistas, visto que são mínimos os esforços para conter as consequências e o agravamento da crise climática, os quais certamente são um obstáculo ao progresso brasileiro. Tal situação pode ser evidenciada, por exemplo, pela baixa fiscalização do cumprimento das leis ambientais, principalmente no que diz respeito ao desmatamento e à emissão de gases poluentes. Nesse cenário, a falta de combate ao aumento da temperatura nos afasta da meta de promoção da evolução nacional, já que esse desequilíbrio promove secas que danifica a produção de alimentos, agravando a fome e prejudicando a economia.
Além disso, existe uma barreira cultural relacionada a essa dinâmica. Isso ocorre porque, de modo geral, a sociedade brasileira tende a não perceber as mudanças climáticas e os seus efeitos são reais e atuais, acreditando, muitas vezes, que tratam de algo cujos resultados só serão sentidos a longo prazo ou, ainda, pensando que sua postura é indiferente perante a crise. Essa mentalidade é explicada pela escassez de informações e de conscientização sobre o tema, condição construída a longo prazo por um ensino escolar que prioriza conteúdos programáticos em detrimento de saberes essenciais para a vida em sociedade, como o entendimento acerca de noções básicas de sustentabilidade e da relação entre vegetação e climas. Assim, essa discussão se torna cada vez mais invisível e distante dos brasileiros, ainda que os efeitos do aumento anormal da temperatura sejam gradativamente mais visíveis e próximos de nós, como ocorre com a ameaça à nossa saúde a partir da proliferação de doenças transmitidas por mosquitos.
Portanto, a crise climática é grave e precisa ser combatida. Para isso, é urgente que o governo se responsabilize pelo cumprimento das leis ambientais. Ademais, escolas devem criar campanhas de conscientização acerca do problema por meio de palestras sobre a temática abertas à comunidade escolar e debates em sala de aula. Essa medida objetiva mostrar aos cidadãos brasileiros que a crise do clima é real e, por conseguinte, evidenciar a importância da reversão desse quadro. Com mais conhecimento, finalmente, entenderemos as razões da natureza, como propôs Aristóteles.
Exemplo de redação nota 1000 sobre o tema de redação do Enem 2008: “A máquina de chuva da Amazônia”.
Um estudo feito pelo respeitado cientista brasileiro Enéas Salati concluiu que a Amazônia tem importante papel na manutenção do ciclo hidrológico da área entre o oceano Atlântico e o Peru. A excessiva exploração sofrida pela floresta atualmente, portanto, pode degradar o ciclo e prejudicar safras agroindustriais, bem como a geração de energia hidrelétrica na região. Seja pelos prejuízos socioeconômicos ou por pura consciência ambiental, o fato é que já passamos da hora de agir. Nesse contexto, para garantir o equilíbrio financeiro e ecológico do país, são necessários o aumento da fiscalização e a aplicação de multas severas aos desmatamentos ilegais.
A importância ecológica da Amazônia para o Brasil e para o mundo é reconhecida por todos, leigos ou especialistas. Fauna e flora locais contêm espécies tão diversificadas quanto raras, elementos fundamentais em um sistema que, afetado, tem como consequência direta o desequilíbrio do ciclo hidrológico de uma região de milhares de quilômetros – e milhões de seres humanos. Sem dúvida, a manutenção de importantes atividades econômicas, como o agronegócio e a geração de energia hidrelétrica, só será possível se a floresta for mais respeitada, já que alterações no período de precipitações prejudicam as plantações de soja e cana-de-açúcar presentes no local, além de alterarem o funcionamento das usinas.
Tendo em vista tais perdas, é preciso elaborar medidas que garantam a proteção ambiental e o benefício humano. Uma solução é o aumento da fiscalização sobre a região da mata. Para isso, as forças armadas brasileiras podem exercer importante papel, tanto pela ocupação de certas áreas quanto por meio de sobrevoos, que permitiriam uma visão ampla. Da mesma forma, o poder público deve fazer controle severo na regulamentação de empresas instaladas no local, evitando a extração indevida dos recursos naturais. Nesse contexto, a aplicação de multas severas aos que promoverem o desmatamento ilegal seria imprescindível para a preservação da floresta.
Por maior que seja o esforço despendido nessas fiscalizações e punições, porém, seus efeitos seriam limitados devido à necessidade de cobertura de uma área tão extensa e densa. Nessa perspectiva, faz sentido pensar que o longo caminho para preservar o maior patrimônio brasileiro precisa de soluções complementares, como a criação de selos de qualidade para objetos feitos com madeira extraída legalmente da floresta. Isso pode propiciar uma espécie de boicote consciente da população a madeireiras ilegais e, assim, tornar mais justificada a desejável aceleração do processo de reflorestamento, outra medida imprescindível.
A questão do desequilíbrio do ciclo hidrológico amazônico, portanto, precisa ser encarada como prioritária pelo poder público e pela própria sociedade. Nesse enquadre, realmente eficiente seria promover uma profunda reeducação da população, ensinando a crianças e adultos os impactos provocados pela destruição da floresta. Campanhas na imprensa e projetos nas escolas poderiam ajudar na criação dessa consciência ambiental, que já faz parte do discurso cotidiano, mas ainda precisa se inserir de verdade nos hábitos e nas posturas de cada cidadão. Eis o nosso caminho para a homeostase ecológica.
Como estudar para o Enem?
A preparação para o Enem exige organização e dedicação. A fim de te ajudar nisso, a Quero Bolsa está oferecendo gratuitamente o Plano de Estudo Enem de Boa. Trata-se de um cronograma completo, com indicações diárias de disciplinas a serem estudadas.
Além disso, o plano traz vídeo-aulas e exercícios com resolução completa. Para completar, quem baixa o material recebe semanalmente dicas especiais de estudo para o Enem. Para baixar clique no botão a seguir:
Como ir bem na redação?
Se você está estudando para o Enem, saiba que a redação deve ser uma de suas prioridades, já que a nota da redação equivale a 20% da prova.
Por isso, é importante saber tudo sobre a estrutura da texto, os critérios avaliativos e as estratégias para garantir a nota mil. Quer saber mais? Confira o artigo: Redação do Enem: tudo o que você precisa saber.
Além disso, você pode ver mais informações e outros exemplos baixando o guia abaixo:
Simulador de notas de corte do Enem
Quer saber em qual faculdade vai conseguir entrar com a sua nota?
Acesse o Simulador de Notas da Quero Bolsa para ter uma ideia do seu desempenho em cada programa do governo. Basta inserir a sua nota, a graduação desejada, a cidade e pronto!
Basta clicar no botão abaixo e fazer a simulação.
Onde estudar com a nota do Enem?
O Enem é o principal vestibular do país. Com a sua nota, você pode ingressar em universidade públicas e privadas por meio dos programas do governo ou por ingresso direto em diversas instituições de ensino.
Separamos uma lista de algumas universidades que aceitam a nota do Enem e que oferecem condições especiais para você cursar uma graduação: