Atualizado em 22/03/2024
A água, elemento fundamental para a sobrevivência de todas as espécies, é uma das mais importantes questões geopolíticas do século XXI. Isso, porque, em diversas regiões do mundo a crise hídrica tem se intensificado e as disputas pelo controle de reservas do recurso já estão se tornando realidade.
Baixe: Guia completo para a redação do Enem
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o “Relatório Mundial sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2024: água para a prosperidade e a paz; fatos, dados e exemplos de ações", explorando a exclusão de pessoas do direito à água e destacando a necessidade de políticas públicas comprometidas para mudar essa situação.
Leia mais:
+ Ciclo da água: veja os principais tópicos sobre o tema
+ 8 temas sobre a água que podem cair no Enem
Por ser um assunto de grande relevância, sempre aparece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. Caso a água seja o tema da redação em uma das provas, confira 10 dados estatísticos retirados do relatório da ONU que podem ser usados como argumentos.
- Mais de 2 bilhões de pessoas vivem em países que passam por estresse hídrico, ou seja, quando a demanda por água é maior do que a disponibilidade e capacidade de renovação em determinado local.
De acordo com a ONU, os países árabes são os que mais sofrem com esse estresse hídrico. E, para piorar, a escassez de água nesta localidade aumentará devido ao crescimento populacional e à mudança climática. Além disso, a região sofre com conflitos em países como Somália, Sudão e Iêmen. - Estima-se que quase dois terços da população mundial, cerca de 4 bilhões de pessoas, vivenciam uma escassez hídrica grave durante pelo menos um mês do ano.
- Desde a década de 1980, o uso da água tem aumentado em todo o planeta aproximadamente 1% por ano e a demanda pelo recurso deverá continuar crescendo a uma taxa parecida até 2050, o que significa em um aumento do uso de água entre 20% e 30% em relação ao nível atual.
- A agricultura, incluindo irrigação, pecuária e aquicultura, consome 70% da retirada anual de água em todo o mundo, já a indústria 19% e as residências particulares 12%.
- Mais de 80% das águas residuais em todo o globo retornam ao meio ambiente sem tratamento. Por isso, diversas doenças relacionadas à água, sobretudo a cólera e a esquistossomose, permanecem sendo difundidas em muitos países em desenvolvimento.
- Em 2015, por volta de 2,1 bilhões de pessoas ou 29% da população mundial ainda não possuíam um serviço seguro de água potável. E a cobertura de serviços varia de acordo com as regiões, sendo de apenas 24% na África Subsaariana até 94% na Europa e na América do Norte.
Ainda sobre a África Subsaariana, o encargo da coleta de água recai principalmente sobre as mulheres e meninas, muitas das quais gastam mais de 30 minutos em cada viagem para buscar o recurso.
- Cerca de 4,5 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à esgoto sanitário.
- Os fatores que levam a falta de acesso a água, segundo a ONU, são crescimento populacional, urbanização, pobreza, desigualdade social e falta de acesso à educação e trabalho.
- Em áreas urbanas, as pessoas desfavorecidas que vivem sem água corrente muitas vezes pagam de dez a 20 vezes mais do que seus vizinhos em bairros mais ricos por uma água de qualidade similar ou inferior.
- Houve um aumento significativo dos conflitos relacionados à água: de 2000 a 2009 foram 94, de 2010 a 2018 foram 263. Desse total, a água foi a causa do conflito em 123 deles, a água foi usada como arma em 29 e o acesso à água foi afetado acidentalmente ou propositalmente em 133 conflitos.
Tudo sobre a redação do Enem
Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!
Leia mais:
+ Quais são as matérias que mais caem no Enem?
+ 15 dicas de redação de quem tirou nota 1000 no Enem