O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, é um dos ciclos biogeoquímicos do planeta terra. Em outras palavras, ele é um ciclo que diz respeito ao uso e à transformação desse elemento químico, a água, pelos diferentes ambientes e seres vivos.
Ele acontece quando, por exemplo, o sol evapora a água, que sobe para a atmosfera, se condensa e precipita, podendo ser consumida por algum animal que, por sua vez, a urina, após o corpo fazer uso da substância. Nesse caso, a água é devolvida para o meio ambiente, podendo ser aproveitada por plantas e até mesmo por outros animais, repetindo o ciclo.

O que são os ciclos biogeoquímicos
São chamados de ciclos biogeoquímicos os ciclos que fazem a transformação de determinada substância do meio abiótico – ar, água e solo – para os seres vivos e estes, após usarem e aproveitarem os elementos químicos, os devolvem para o meio ambiente.
Leia também
+ 10 dados estatísticos sobre a água para usar na sua redação do Enem e do vestibular
+ 5 grandes ameaças à saúde que podem cair no Enem
+ 12 candidatos que todo mundo encontra na sala de prova do Enem
Assim, pode-se dizer que um ciclo biogeoquímico é aquele em que acontece uma ciclagem dos elementos químicos, pois eles sofrem transformações constantes. Nesse contexto, o ciclo da água é um dos mais importantes, pois ela é um elemento químico encontrado em todos os seres vivos e que participa dos seus processos vitais.
A interação necessária entre os seres vivos e o ambiente para que o ciclo da água ocorra faz com que o prefixo “bio” seja parte do nome do processo biogeoquímico.
O ciclo da água depende da mudança dos estados físicos dela. Nesse contexto, a energia solar é fundamental para que o processo aconteça. Por isso, o uso do termo “geo”.
A interação da água e de seus componentes químicos, o hidrogênio e o oxigênio, com outros elementos e componentes é que a tornam indispensável para os organismos vivos do planeta. Por essa razão, o processo é chamado também de químico.
O ciclo biogeoquímico é, em resumo, um grande ciclo, que envolve outros menores, de diferentes dimensões.
A importância da água
A água é uma das principais substâncias químicas existentes e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. A maioria dos seres vivos a utilizam na forma líquida para realizar os próprios processos biológicos. Além disso, a água ocupa cerca de 70% da superfície terrestre, por isso a expressão “planeta água” para referir-se à Terra.